vfcgiglio

Lembra dele? Mark Kerr fala sobre doping, drogas e fim de carreira

Recommended Posts

Muito antes de Jon Jones, outras grandes estrelas do mundo das lutas tiveram o rumo de suas carreiras redirecionado após o envolvimento com álcool e drogas. Um dos lutadores mais temidos dos anos de 1990, Mark Kerr, a "Máquina de Bater" é um dos casos mais emblemáticos.

Com uma carreira vitoriosa no wrestling universitário, Kerr decidiu apostar no vale-tudo em 1997, quando participou da terceira edição do WVC, organizado por Frederico Lapenda e Sérgio Batarelli, que aconteceu em São Paulo. Estreante e desconhecido para a maioria dos brasileiros que prestigiou o evento, Kerr chegou como surpresa, e rumores diziam que ele estaria preocupado com a violência do evento, que não tinha luvas e poucas regras, e que poderia desistir do combate caso começasse a sangrar, como contou Marcelo Alonso no Baú da PVT Mag de número 2. Mas não foi bem assim.

O americano de mais de 120 quilos precisou de apenas cerca de dois minutos para despachar o veterano de UFC Paul Varelans em sua primeira luta, e do mesmo tempo para quebrar dois dentes do Mestre Hulk, que acabou desqualificado da semifinal ao sair do ringue. Na final, nem o jiu-jitsu de Fábio Gurgel foi suficiente para frear Kerr, que já se mostrava uma evolução do wrestler da época por saber se defender no chão, e venceu o faixa-preta após uma guerra de 30 minutos.

Richard Hamilton, então empresário de Kerr chegou a compará-lo a outros nomes do wrestling que já brilhavam em grandes eventos da época como Dan Severn e Mark Coleman, que inclusive foi seu parceiro de treinos: "Sem dúvida, o Kerr é o mais talentoso wrestler com quem já trabalhei no vale-tudo e tem o maior potencial de todos".

Em um recente pequeno webdocumentário produzido sobre a carreira de Mark Kerr, o ex-lutador comenta os primeiros combates: "Ninguém sabia o que esperar do MMA, então eu queria ficar o mais forte que eu conseguisse. Nas minhas primeiras lutas do Brasil, tomei pequenas doses de anabolizantes e, em minhas primeiras lutas no UFC, eu tinha cerca de 125 quilos e apenas 5% de gordura corporal. No Pride, eles queriam que você lutasse bem, mas não queriam saber o que você tomava para fazer isso".

Foi assim que Kerr passou os três primeiros anos de sua carreira de forma invicta nos maiores eventos do mundo, chegando à marca de 12 vitórias e nenhuma derrota no ano de 2000. Entretanto, ele relembra, que todos os anos de abuso de drogas que vieram antes disso enfim apareceram para cobrar a conta. "Aos 20 anos comecei a experimentar cocaína e algumas outras coisas diferentes. Quando comecei a competir em alto nível, o que meu corpo queria era não sentir dor, então passei a tomar analgésicos e me tornei viciado. Em toda minha carreira, nunca cheguei ao patamar que eu conseguiria".

A falta de cuidado com o próprio corpo fez com que Kerr não conseguisse mais levar a carreira adiante e, a partir de 2000, ele nunca mais foi o mesmo. Além dos grandes hiatos entre uma luta e outra, aquele que antes foi um dos pesos-pesados mais temidos do esporte venceria apenas duas lutas (com nove derrotas) entre 2001 e 2009. "Quando você ultrapassa o limite invisível do vício, não tem mais volta. Os remédios, que eram prescritos, misturados com álcool transformam sua existência em uma bagunça. Quando uma garrafa de bebida controla suas ações fica difícil, porque você está enfrentando você mesmo".

Sem competir desde 2009, Kerr, atualmente aos 46 anos, trabalha como vendedor de automóveis e admite que sente falta da adrenalina das competições, e que sente que desperdiçou seu talento por causa do vício. O ex-lutador frequenta um centro de reabilitação e está livre da dependência química há um ano. "Parte da recuperação é apenas fazer o que eu tenho que fazer hoje. Daqui a 10, 20 anos, não sei se estarei sóbrio, estou tentando me manter sóbrio um minuto, um segundo de cada vez. Alguns dias são mais difíceis que outros. Eu não preciso olhar muito longe para achar razões para me manter limpo, meu filho precisa do pai dele".

http://portaldovaletudo.com.br/br/novidades/item/2640-lembra-dele-mark-kerr,-a-m%C3%A1quina-de-bater-lamenta-talento-desperdi%C3%A7ado-com-%C3%A1lcool-e-drogas.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem o nome marcado na história..

era um animal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O documentário dele é muito bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro de um documentário da vida dele que nunca conseguia assistir por estar sem legenda

KKKKK

Era um monstro! O pai do double leg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi o melhor de uma época! Lenda, mas triste fim!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando esse cara apareceu era um monstro. Mais uma história de talento desperdiçado da era vale-tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma das maiores bichas-locas da história do esporte.

Quem diria.

No mais... monstro em sua época.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só foi o que foi por causas das drogas..

120 kilos e 5% de gordura corporal PQP era uma aberraçao e era totalmente desigual lutar contra uma criatura dessas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio Gurgel um dos maiores cascas da história de tudo por ter aguentado aquela pressão naqueles termos.

ídolo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O documentário dele é muito bom

Poderia disponibilizar onde se achar para galera?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No auge dele ele ganharia de qualquer um ate hoje, dopado é claro, não teria para cigano, cain, mas sem doping não daria para ele não. Um mostro de forte eu vi a luta dele contra fabio Gurgel o cara era muito agressivo, usava golpes hoje proibidos como ninguém como cabeçadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kerr com os anabólicos realmente era animal ...alias os westrles americanos todos usavam anabolizantes ... Mas achei animal a baleia ucraniana que atendia por Igor vovchain espancar o Mark Kerr ...e concordo com alguem que citou , que ele só foi o que foi por causa dos anabolizantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora