Entre para seguir isso  
marionetoo

O importante exercício da limpeza no Jiu Jitsu

Recommended Posts

Um dos exercícios mais antigos nas tradições marciais é a limpeza, onde os próprios alunos se encarregam de limpar o Dojo depois das aulas. Infelizmente, muitas escolas acabaram não levando a frente essa tradição, muitas vezes por não reconhecer a importância neste tipo de exercício.

Um simples exercício como este pode desenvolver:

Fonte: http://www.vulkanfc.com/news/o-importante-exercicio-da-limpeza-no-jiu-jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que aqui pode rolar processo com isso. Ou no mínimo, o cara vai perder muitos alunos...salvo se, o cara for um top das galáxias no Jiu-Jitsu, tipo Carlson Gracie...e mesmo assim, não acho que iria pra frente. Não nos moldes japoneses, pelo menos.

Em tempo, eu não vejo problema em fazer uma limpeza de leve. Até porque a gente já faz isso por uma certa etiqueta em outras atividades físicas, variando de acordo com o lugar e a educação das pessoas (exemplo clássico: o cara usa um aparelho qualquer de musculação e encharca tudo de suor e não tem coragem de passar um paninho...aí não né).

Taí um assunto que acho que eu nunca vi abordarem aqui...legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a disciplina a ser adquirida ao se limpar o dojo e sobre nós, ocidentais, que temos este costume de buscarmos por diversos direitos, sugiro acompanharem esse vídeo, de um sensei de Nova York.

Observem também os comentários do youtube.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Limpar pra proxima aula chegar os manolo pé sujo do muay thai, boxe ou seja la o que mais vai ser usado o tatame? Nao nao, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso