pauloeduardo2906

Lutadores de Jiu-Jitsu são ‘atletas de m***’, diz treinador de GSP

Recommended Posts

firas-zahabi.jpg

O treinador de nomes como o ex-campeão meio-médio Georges Saint Pierre na equipe Tristar, Firas Zahabi abriu seu canhão de opiniões sem medo de represálias e direcionou com o máximo de sinceridade à comunidade do Jiu-Jitsu.

Expondo supostas ‘fragilidades’ do lutadores de jiu-jitsu no MMA moderno, o treinador tratou a utilização do kimono como um “prejuízo” para os lutadores.

“O calcanhar de aquiles do Jiu-Jitsu, é que primeiro eles insistem no kimono. Cada ataque tem que ter uma contrapartida. Eu sempre digo aos meus alunos, vamos jogar pedra-papel-tesoura. Você não vai ser permitido a usar o papel. Eu tenho a opção de pedra, papel e tesoura, e você tem a opção de pedra e tesoura. Eu vou bater em você em 90 de 100 vezes. Quando eu faço jiu-jitsu com kimono e você o tira, você está tirando meu papel. “”

Exemplificando José Aldo como um lutador de jiu-jitsu que luta com inteligência, Zahabi acredita que muitos dos lutadores ainda insistem em trabalhar por baixo e não utilizam as oportunidades que tem para voltar à luta em pé, mesmo quando estão em posição de desvantagem.

“Se você olhar para José Aldo, ele adotou essa filosofia. Ele não joga da guarda – ele se levanta – e quando os caras tentam segurá-lo, então ele usa a guarda para raspar, finalizar ou levantar; ele não apenas tentar raspar ou finalizar, então ele tem pedra, papel e tesoura. “

Ele não é apenas um grappler – ele pode lutar, também – mas ele usa o seu jiu-jitsu em sentido inverso, onde 99 por cento da comunidade jiu-jitsu acredita que você não faça isso … Seu jiu-jitsu, eu diria, é número um, porque ele está acostumado com jiu-jitsu em suas lutas. Ele usa jiu-jitsu em sentido inverso. Por que não mais caras do jiu-jitsu fazem isso? Por que é que só os wrestlers são inteligentes o suficiente para usar a sua habilidade em sentido inverso? Vou te dar a minha resposta para essa pergunta, porque eu já pensei sobre isso intensamente.”, disse ao site americano Bloody Elbow.

Sendo ainda mais polêmico, afirmou que os atletas de jiu-jitsu são inferiores em questão de dedicação e preparo físico em relação aos de wrestling e questiona a falta de estratégia desses lutadores por conta de sua experiência no jiu-jitsu não os preparar para a divisão em rounds.

“Primeiro, os caras do Jiu-Jitsu são atletas de m**** . Sem ofensa para o mundo do Jiu-Jitsu. Eu amo BJJ; Eu sou um fanático por BJJ. Eu só acho que suas contrapartes – os wrestlers – têm superado eles no reino físico. Dois, os wrestlers são melhores estrategistas. Por quê? Quando você luta wrestling, você tem três rounds, assim você começa a pensar sobre a importância da estratégia. No jiu-jitsu é só um round. Quando o wrestler começa no MMA, ele está pensando, eu tenho que vencer dois dos três, no mínimo. Isso é o mínimo para a vitória. Não é o que eu estou procurando, mas é o mínimo. Um cara do jiu-jitsu vai fazer algo louco no final de um round, mesmo se ele estiver ganhando. Talvez ele vá de uma posição superior para a parte inferior à procura de fantasiar um armlock e perde o round ou a posição. Eles cometem mais erros de estratégica do que os outros lutadores. Wrestlers usam sua luta no sentido inverso; rapazes de jiu-jitsu, não. Terceiro, os caras do jiu-jitsu, quando eles rolam, quando eles treinam, é muito longe da realidade do que acontece no cage, enquanto que, se você olhar para o treinamento na Tristar, temos que raspar, finalizar e levantar. Se nós nos levantamos, é a minha vez de atacar você, e temos que lutar.”

Comparando ainda mais os lutadores de jiu-jitsu com os de wrestling, Zahabi acredita que ainda há resistência dos atletas de BJJ em aprender novas técnicas e aumentarem seu repertório, vendo na modalidade um complemento da luta de solo.

“Os wrestlers estão a aprender jiu-jitsu, e caras de jiu-jitsu não são tão abertos ao wrestling. Eles não entendem que a luta livre é tão técnica como o jiu-jitsu. É o jiu-jitsu em pé, por que você não ama ele? Por que isso não os fascinam?”

por Redação MMA Space.

Foto: Paul Thatcher / Inside MMA.

Fonte:http://www.mmaspace.net/lutadores-de-jiu-jitsu-sao-atletas-de-m-diz-treinador-de-gsp-67388/

Algumas verdades foram ditas
Editado por pauloeduardo2906

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que esse cara está uns 3 anos atrasado , hj os lutadores já tem consciência que aquele joguinho de guarda , não tem mais espaço , em qualquer grande academia eles são instruídos pra trocar , qdo tiver uma brecha tentar ir pro chão , não marcar mto as entradas , se for derrubado tentar levantar e etc ....

Se não conseguem é pq não estão "prontos" ainda , assim como vemos alguns wrestlers ficarem perdidos qdo não conseguem quedar , mas a instrução é passada da maneira correta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao se o cara da guarda nao consegue finalizar um lutador de MMA ou é porque nao tem um Jiu Jitsu bom o suficiente ou é por causa do tempo/regras/Juiz que pode mandar levantar. Fica 5 min na guarda do Demian, fica pra tu ver. Ou do Werdun.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei para xingar o cara mas ele tem razão no que disse em relação ao Jiu Jitsu para o MMA. Só não precisava do "lutadores de Jiu Jitsu são atlétas de m..."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei para xingar o cara mas ele tem razão no que disse em relação ao Jiu Jitsu para o MMA. Só não precisava do "lutadores de Jiu Jitsu são atlétas de m..."

X_______________________________

Gostaria de ver o BJJ evoluindo, com um novo pensamento e uma nova forma de preparar os atletas para o MMA atual. Caras como o Jacaré(em termos de evolução do JJ) é que são o futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao se o cara da guarda nao consegue finalizar um lutador de MMA ou é porque nao tem um Jiu Jitsu bom o suficiente ou é por causa do tempo/regras/Juiz que pode mandar levantar. Fica 5 min na guarda do Demian, fica pra tu ver. Ou do Werdun.

O Hunt ficou 2min na guarda do Werdum. E ai? Hunt, que há pouco tempo era "leigo total" no chão.

Só disse verdades, mandou muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hunt ficou 2min na guarda do Werdum. E ai? Hunt, que há pouco tempo era "leigo total" no chão.

Só disse verdades, mandou muito bem.

Eu falei 5. E ele ficou 2 min e o hunt nao conseguiu fazer nada. da mais 3 minutos... Como eu disse. As regras do MMA nao favorecem ao Jiu Jitsu. Nao adianta...

Editado por spiderk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre treinamento físico. É muito interessante como estes lutadores que vem do wrestler tem um preparo físico diferenciado. Isso é visível para qualquer espectador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não falou nenhuma mentira, foi coerente, tendo vista a evolução das modalidades de luta dentro do MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minotauro vs Mir 2 é o melhor exemplo que isso é verdade.

Pratico JJ e concordo com quase tudo que ele falou. Quase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As regras do MMA de ter rounds curtos e valer cotovelada no chão dão totalmente desfavoráveis ao Jiujitsu.

Quase tudo que esse cara falou faz sentido mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta certo em alguns pontos mas ta fazendo comparação de wrestling e JJ puxando a corda proa lado dele claro e generalizando. Esqueceu de falar que JJ foi feito pra finalizar por isso que é round apenas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hunt ficou 2min na guarda do Werdum. E ai? Hunt, que há pouco tempo era "leigo total" no chão.

Só disse verdades, mandou muito bem.

Situação de guarda totalmente diferente, onde não dava pra levantar ou atacar pois ele estava colado na grade sem espaço pra movimentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hunt ficou 2min na guarda do Werdum. E ai? Hunt, que há pouco tempo era "leigo total" no chão.

Só disse verdades, mandou muito bem.

Situação de guarda totalmente diferente, onde não dava pra levantar ou atacar pois ele estava colado na grade sem espaço pra movimentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora