marcosleite

Cigano quer revanches com Cain e Werdum e fala em finalizar Miocic

Recommended Posts

Cigano quer revanches com Cain e Werdum e fala em finalizar Miocic

Ex-campeão dos pesados quer mostrar armas além do boxe, como wrestling e jiu-jítsu, e imagina luta pelo título contra o gaúcho acontecendo no Brasil

24/11/2014 17h46 - Atualizado em 24/11/2014 18h21 | Por Raphael Marinho - Rio de Janeiro

foto6.jpg

Junior Cigano quer revanches contra Velásquez e Werdum, essa última no Brasil

Faltando menos de um mês para enfrentar Stipe Miocic, Junior Cigano está na reta final de sua preparação na Nova União. Esta será a estreia do ex-campeão dos pesos-pesados como atleta da equipe de José Aldo, campeão dos penas. Ele confirmou que Dedé Pederneiras estará no seu córner para o combate do dia 13 de dezembro, em Phoenix (EUA), no "UFC: Cigano x Miocic". Em entrevista ao Combate.com, o lutador disse acreditar que um triunfo lhe dê nova chance de disputar o título.

Cigano também afirmou não ver muito sentido em ter sido ultrapassado por Fabricio Werdum no ranking da divisão até 120kg, antes de o compatriota se sagrar campeão interino. Ele se mostrou empolgado para dar a revanche ao "Vai Cavalo". No primeiro duelo entre eles, Junior Cigano nocauteou fazendo sua primeira luta pelo Ultimate. Agora, quer que o confronto seja pelo cinturão e, de preferência, no Brasil.

- Sendo uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil com certeza. Hoje o Werdum está numa evolução muito boa na parte em pé. Ele já é o melhor peso-pesado que tem no chão, mas a evolução em pé foi ótima e eu também tenho evoluído bastante, entendido mais o mundo da luta. Quanto mais experiência temos, mais perigosos nos tornamos para os adversários - declarou.

O brasileiro ainda garantiu que espera fazer uma quarta luta contra o campeão linear Cain Velásquez, de quem já perdeu duas vezes e venceu uma. Cigano se mostrou mordido com declarações do americano, que disse não querer enfrentá-lo outra vez e prometeu falar sobre o assunto após encarar Miocic.

- Ele já falou que não quer lutar comigo. Eu não quero falar nada agora, mas depois da luta contra o Miocic eu vou ter muito o que dizer sobre isso - garantiu.

Confira a entrevista na íntegra:

COMBATE.COM: O que mudou nos seus treinos com essa preparação na Nova União?

Junior Cigano: Não mudou muita coisa, treino é treino. Muda um pouco o jeito de você enxergar as coisas, a estratégia para a luta, como você vai estar reagindo aos ataques e atacando seu adversário. Muda nesse sentido. Claro que a Nova União tem um conceito um pouco diferente do que eu tinha, mas é exatamente isso que busco. Uma evolução, aprender novos jeitos de treinar, de entender o mundo da luta e aplicar isso na hora da luta. Estou feliz com os treinos, estão indo bem, o professor Dedé Pederneiras trouxe uns pesados para me ajudarem, falta pouco tempo para a luta e isso é o principal para mim.

cigano_novauniao_anahissa_690.jpg

Cigano (em pé, à esquerda) e a equipe da Nova União, academia em que vem treinando no Rio

O que acrescentou no seu jogo durante essa preparação?

Minha principal base é o boxe e vai continuar sendo, mas é lógico que aqui treinamos muito wrestling e chão também. A evolução que estou tendo é treinar com pessoas diferentes, mudar o ambiente, uma evolução não só na parte profissional, mas na pessoal também. Vim para entender coisas diferentes. As coisas estão indo do jeito que imaginei que seria e tenho que agradecer muito ao pessoal da Nova União, que me acolheu de braços abertos. Agora entendi porque o Dedé é chamado de pai, já que ele é realmente um paizão para todo o mundo.

Quem são esses pesados que estão te ajudando nos treinos?

Tem o Caião (Alencar), de Natal, o Jollyson (Francino), o Thales (Leites), que já era da equipe, ajuda a gente, o Cara de Sapato, que está treinando para a luta dele e acaba sendo um parceiro meu de treino. Tem o (Francimar) Bodão, que está um pouco mais afastado, mas também ajudou bastante a gente. E tem outros que acabam vindo. Não falta treino de jeito nenhum.

Quem vai ficar no seu córner contra o Miocic?

Vai estar o professor Dórea, que está está me ajudando com o boxe e outras coisas, o professor Dedé Pederneiras com certeza vai estar lá, o Orlando Folhes, preparador físico aqui e, provavelmente, o André Picolli, que era meu preparador físico na Bahia, me ajuda nos treinos e é um cara em quem confio muito.

Como ficou a relação com a Team Nogueira, em especial com Minotauro e Minotouro, depois dessa sua ida para a Nova União?

Está ótimo, adoro o pessoal, todos são muito gente boa, o Rogério e o Rodrigo são caras que tenho admiração enorme. Me ajudaram muito. Vou lá às vezes treinar o boxe com o professor Erivan, então está tranquilo. Uma coisa que aprendi com o próprio Minotauro é buscar evolução o tempo todo e foi isso que vim fazer aqui. Entendi que aqui seria uma boa casa para mim e acertei.

hqdefault.jpg

Junior Cigano e Stipe Miocic fazem a luta principal dia 13 de dezembro em Phoenix

Como você analisa o Stipe Miocic?

É um cara perigoso, vem de grandes vitórias, vem do wrestling, mas usa bem o boxe, com golpes em linha muito bons e é aquilo, ele é peso-pesado. Tem que tomar cuidado o tempo todo. Vão ser dois pesos-pesados que gostam de lutar em pé, então provavelmente essa luta vai acabar em nocaute. Quem ganha é o público que vai assistir. O Miocic pesa por volta de 110kg e se movimenta muito bem. É um peso-pesado bem atlético e tem mais ou menos as características que também tenho. Acho que será uma luta bem interessante.

Acha que ele vai aceitar a trocação contra você ou vai preferir usar o wrestling desde o início?

Acho que ele vai querer trocar, porque é o carro-chefe dele também. Mas a partir do momento que ele sentir algum golpe, vai buscar o chão. Mas isso também serve para mim. Estou tentando me tornar mais completo hoje e, se ver a oportunidade de levar para o chão e buscar a finalização, por que não? Pode ser a minha primeira finalização no UFC.

A categoria dos pesados não é das mais profundas no UFC. Hoje temos o Velásquez com o título, e o Werdum com o título interino, mas é difícil apontar algum desafiante despontando na divisão. Acredita que essa luta vai definir o próximo a disputar o cinturão?

Eu acredito que sim. Por mais que eu tenha sofrido esse resultado negativo contra o Velásquez, ainda me mantenho em segundo do ranking. Não sei nem como o Werdum me passou no ranking. Mas tudo bem, ele é o campeão interino, parabéns para ele. Minha intenção não é nem pensar em cinturão, tenho um adversário difícil pela frente, meu foco é o Miocic. Mas claro que a gente sempre imagina o que pode acontecer ou não. Se o Velásquez não se recuperar a tempo, posso enfrentar o Werdum pelo cinturão. Seria uma grande revanche, todo mundo quer ver. Nós dois temos muita vontade de fazer e acho que está chegando a hora. Espero não queimar a língua.

459059846.jpg

Cigano e Fabricio Werdum podem vir a disputar o cinturão dos pesados do UFC

Te incomodou ter perdido a posição no ranking para o Werdum?

Não me incomodou de jeito nenhum. Achei que fosse cair mais posições. Quando você perde, como foi o caso com o Velásquez, achei que fosse cair, mas, devido aos meus resultados na categoria, me mantive como primeiro do ranking. Depois o Werdum conseguiu grandes vitórias e passou para primeiro. Não vi muito sentido, mas faz parte. O ranking é bastante administrado pelo UFC para o que é mais interessante para eles. Não ligo muito para negócio de ranking. Tento fazer meu trabalho bem feito e vamos nessa. Os resultados positivos vêm automaticamente quando você trabalha de forma boa e dedicada e, por consequência, uma oportunidade como o cinturão acaba sendo automática também.

Você disse que tem vontade de fazer essa revanche com o Werdum. Gostaria que essa luta acontecesse aqui no Brasil?

Lutaria em qualquer lugar, mas sendo uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil, com certeza. Eu estaria feliz de lutar com ele aqui.

"Uma disputa de cinturão com dois brasileiros, tem que ser no Brasil, com certeza" - Junior Cigano, lutador

Como vê a evolução de vocês dois da primeira luta entre vocês até o momento atual de ambos?

Mudamos muito. Os dois evoluíram muito. Hoje o Werdum está numa evolução muito boa na parte em pé. Ele já é o melhor peso-pesado que tem no chão, mas a evolução em pé foi ótima e eu também tenho evoluído bastante, entendido mais o mundo da luta. Quanto mais experiência temos, mais perigoso nos tornamos para os adversários.

Acha que a vitória na primeira luta te daria uma vantagem psicológica em uma eventual revanche?

Eu acho que não. Faz muito tempo que lutamos. Pode ser que sim ou que não. Depende muito de como ela é usada e o apelo que cada atleta traz para a luta. Se eu focar nisso de tentar deixar ele mais nervoso com esse negócio da primeira luta, pode ser que consiga, ou não. Depende muito de como ele vai se sentir no dia da luta, na semana da luta. É difícil de dizer. Mas acho que não. Ele evoluiu bastante e acho que isso não vai interferir em nada.

E a respeito do Velásquez? Se vê fazendo uma quarta luta contra ele?

Me vejo com certeza. Ele já falou que não quer lutar comigo. Eu não quero falar nada agora, mas depois da luta contra o Miocic eu vou ter muito o que dizer sobre isso.

O que acha que precisa mudar para vencer o Cain Velásquez?

Agora realmente não sei dizer. Mas com certeza teria que mudar a questão da estratégia, de ter uma estratégia mais bem formulada. Naquelas lutas, o que faltou para mim foi entrar na sintonia. Entrei respeitando demais e um pouco amedrontado com a situação das quedas, além de muito bitolado a usar só o boxe. É MMA, temos que usar de tudo e eu sei usar de tudo. Sei usar wrestling, jiu-jítsu... Pode ser que meu wrestling e chão não sejam melhores que o dele, eu sei usar. E tenho que usar inclusive contra o Miocic agora. Gosto de priorizar meu boxe, que confio muito, mas uma coisa que tenho que aprender a fazer é colocar em prática as outras artes marciais também. Sei fazer wrestling e chão e tenho que usar isso para marcar pontos. Tudo faz parte de uma estratégia e agora acho que vou ter uma estratégia mais bem formulada. O professor Dedé é excelente estrategista e é isso que estou buscando.

UFC: Cigano x Miocic

13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)

CARD DO EVENTO

Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic

Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz

Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve

Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione

Peso-médio: Derek Brunson x Ed Herman

Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober

Peso-leve: Joe Ellenberger x Bryan Barbarena

Peso-meio-médio: Ben Saunders x Joe Riggs

Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley

Peso-palha: Cláudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk

Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura

Peso-mosca: John Moraga x Adversário a ser definido

Fonte: COMBATE - globo.com

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2014/11/cigano-quer-revanches-com-cain-e-werdum-e-fala-em-finalizar-miocic.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cigano tem um puta potencial....É um ótimo striker, tem uma mão que derruba qualquer um, defende quedas muito bem, é rápido...Mas precisa evoluir. Cain venceu ele 2 vezes fazendo exatamente a mesma luta, e ele aceitou. Tem que criar um anti jogo. Todo mundo agora vai querer lutar na pressão contra ele. Ainda acho que o Cigano é o melhor striker da categoria em termos gerais....Mas não pode dar esses vacilos. O chão dele é fraco, mas se ele melhorar a movimentação tem tudo pra voltar ao topo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentários:

1. Pro cigano enfrentar o Velasquez de novo terá que provar muita coisa pro DW. A luta hoje, ja nao faz muito sentido tendo em vista que o Cigano nao mostrou essa evolução estrondorosa após a derrota pro Cain.

2. As vezes acho que os repórteres tendem a polemizar as entrevistas do cigano. Ele nao falou nada de mais e achei o título tendencioso.

3. Pra mim, se enfrentar o Werdum toma a cinta inteirina. Ele nao iria pro chão, e o Werdum nao agüenta cigano no striking na minha opinião.

4. Estou ancioso pra ver o Cigano após dede pederneiras. Se ele der show, espero que muitos atletas se mudem pea lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que se Cigano passar do Miocic e o Overeem (que luta no mesmo card) vencer o Struve, a chance de rolar Cigano x Overeem é quase 100%.

Já que os dois nunca se enfrentaram e já andaram trocando farpas na imprensa um tempo atrás. Aí rolando essa luta no mesmo card que Werdum x Cain,

os dois vencedores disputam a cinta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cigano tem que provar muito pro dana??? basta nocautear o miocic... vao colocar quem pra disputar a cinta??? pra mim cigano e velasquez ainda vao fazer no minimo mais umas 3 lutas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos o Dedé vai estar la pra falar umas verdades pra ele no Córner, porque o Dórea nessa parte é tenso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Incrível como o Cigano menospreza o Werdum.

Eu acho que o Werdum ganha numa revanche.

Uma quarta contra o Cain, na minha opinião, seria reprise das últimas duas. Cigano amarela pro Cain.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do Cigano mas contra o Cain fica difícil. Já tomou 2 surras inesquecíveis, não quero ver outro massacre

Concordo irmão .. mas n vms esqecer qe td é possível .. vide rampage vs wand .. vai quê ..

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o cigano tem que provar muito pro dana??? basta nocautear o miocic... vao colocar quem pra disputar a cinta??? pra mim cigano e velasquez ainda vao fazer no minimo mais umas 3 lutas

Mano, tu já teve alguma treta com o Cigano? Poxa, pra que desejar uma coisa dessas pro cara?

Acho que merecia até uma punição por querer o mal de um lutador profissional...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentários:

1. Pro cigano enfrentar o Velasquez de novo terá que provar muita coisa pro DW. A luta hoje, ja nao faz muito sentido tendo em vista que o Cigano nao mostrou essa evolução estrondorosa após a derrota pro Cain.

2. As vezes acho que os repórteres tendem a polemizar as entrevistas do cigano. Ele nao falou nada de mais e achei o título tendencioso.

3. Pra mim, se enfrentar o Werdum toma a cinta inteirina. Ele nao iria pro chão, e o Werdum nao agüenta cigano no striking na minha opinião.

4. Estou ancioso pra ver o Cigano após dede pederneiras. Se ele der show, espero que muitos atletas se mudem pea lá.

Também achei o título tendencioso. Quando li o título pensei uma coisa, lendo a entrevista mudou completamente o pensamento.

Em relação a luta com o cain, realmente nao tem o q ele comentar agora,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentários:

1. Pro cigano enfrentar o Velasquez de novo terá que provar muita coisa pro DW. A luta hoje, ja nao faz muito sentido tendo em vista que o Cigano nao mostrou essa evolução estrondorosa após a derrota pro Cain.

2. As vezes acho que os repórteres tendem a polemizar as entrevistas do cigano. Ele nao falou nada de mais e achei o título tendencioso.

3. Pra mim, se enfrentar o Werdum toma a cinta inteirina. Ele nao iria pro chão, e o Werdum nao agüenta cigano no striking na minha opinião.

4. Estou ancioso pra ver o Cigano após dede pederneiras. Se ele der show, espero que muitos atletas se mudem pea lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora