Entre para seguir isso  
Meia Guarda

Brasileiros denunciam segregação em ensino de jiu jitsu em Abu Dhabi

Recommended Posts

O que era para ser um projeto de vanguarda no Oriente Médio, se transformou em uma decepção para mestres brasileiros que ensinam o jiu jitsu como parte de um projeto para levar o esporte a crianças árabes em escolas públicas. Recentemente, os brasileiros foram informados por autoridades dos Emirados Árabes Unidos que crianças árabes estrangeiras estavam proibidas de participar das aulas de jiu jitsu, permitindo somente os alunos cidadãos do país.

Sem ser uma lei oficial, o comunicado do governo gerou revolta entre professores brasileiros, que há quatro anos desenvolvem o projeto incentivado pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, irmão do presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan. O projeto introduziu o ensino de jiu jitsu brasileiro para alunos de 6° e 7° séries do Ensino Fundamental.

O mestre de jiu jitsu, C. S., falou ao Terra que a regra foi introduzida como forma de punir os alunos árabes não locais por terem tido uma performance melhor que as crianças dos Emirados em competições recentes.

Segundo ele, os professores brasileiros não foram informados oficialmente do motivo das novas regras, nem receberam explicações. "Não houve discussões sobre o problema. Também não pediram nossa opinIão", salientou.

"O que era para ser algo de vanguarda no Oriente Médio, e com brasileiros como personagens principais, se transformou em um perfeito exemplo de tribalismo árabe", disse ao Terra o mestre brasileiro M. T., natural do Rio Grande do Sul.

"Para nós, brasileiros, isso é uma forma de segregação, de separação que vai contra os princípios do esporte, que visa aumentar a autoestima, saúde e disciplina dos praticantes", explicou. Os brasileiros pediram que seu nomes fossem omitidos por medo de represálias e perda de seus empregos no país.

Autoridades descontentes

De acordo com C.S., várias escolas no país possuem realidades diferentes, com o número de árabes locais e não locais matriculados variando. São cerca de 10 mil crianças atrendidas pelo projeto, que inclui árabes de países como Síria, Iêmen, Egito e os Territórios Palestinos.

"Temos escolas com 100% dos alunos cidadãos dos Emirados, mas em outras escolas, os praticantes do jiu jitsu que são estrangeiros chegam a 50%, todos de origem árabe". Nas últimas competições, segundo ele, muitos dos alunos estrangeiros se destacaram, deixando autoridades locais descontentes.

"Após uma competição recente, onde mais uma vez os estrangeiros se destacaram mais do que os árabes locais, as escolas receberam um comunicado não oficial proibindo as crianças estrangeiras de fazerem parte do ensino do jiu jitsu", falou C.S.. Desde então, disse ele, nenhum debate foi feito para avaliar a situação junto às autoridades, nem diretores de escolas questionaram a ordem.

Exclusão

Os Emirados Árabes possui uma grande quantidade de imigrantes árabes originários de outros países do Oriente Médio. Muitos, segundo dados da imrpensa da região, já estão no país há gerações, mas não possuem a cidadania e os mesmos direitos, levando os emirados a terem duas classes, os locais e não locais, estes últimos podendo serem deportados a qualquer instante se as autoridades quiserem, sem explicação legal.

Segundo o comunicado, as crianças estrangeiras seriam separadas daquelas que são cidadãs do país e colocadas em atividades alternativas. Segundo outro professor, que não quis se identificar, mesmo não sendo uma ordem escrita, os professores, temendo por seus empregos, acataram a ordem, mesmo que isso significasse se distanciarem das crianças com quem criaram um forte vínculo.

"Estou estarrecido e triste, tenho vários alunos talentosos no jiu jitsu, mas nenhum deles é local. Tive que retirá-los da aula, sem poder explicar que era devido às suas nacionalidades", disse o brasileiro.

"Acho que o xeique Mohamed (Bin Zayed Al Nahyan) nem está sabendo disso. Onde as escolas deveriam cumprir o papel de unir, estão agora segregando e usando nós, brasileiros, como instrumento para isso", completou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já devem ter revertido isso ai, já que essa reportagem é de 2012.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem essa reportagem é 2012, mas me fez refletir o seguinte: Até onde seu emprego está acima de sua ética e caráter?

Pergunto isso por que lendo os relatos dos professores, vi que eles não gostaram, iam contra os princípios deles, mas por causa do emprego eles fizeram. thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

noticia de 2012. Nao e nem de perto o bicho que pintaram ai. eu ja postei hoje reclamando tanto no BJJ heroes quanto no Protocolo bjj. O projeto hoje cresceu de uma forma tao grande que ha clubes espalhados pelo pais que dao aulas a todos. inclusive de graca. isso vale pra crianças e adultos. Quando dei aula pra aeronáutica dei aula pra militares árabes de varias nacionalidades. Os campeonatos da UAEJJ são repletos de crianças de todos os países. O melhor faixa azul do Pais e o Kher "terere" khalifa que e negro e e da Libia. E treina num clube de jiu jitsu da federação. Como eu falei parece que se um egípcio colocar um kimono toma um tiro na cabeça. Nem de longe funciona assim.

Pra quem ta de fora esquece que os Emirados NAO SAO UMA DEMOCRACIA. Tem certas regras e dentro dos países daqui do Middle east e inclusive um dos mais acolhedores para os estrangeiros. Aqui do lado na Arabia saudita a mulher sequer pode DIRIGIR. Se fosse ruim o mestre bitta não daria aulas aqui. Alexander Trans não estaria aqui. EU NAO ESTARIA AQUI. Nada na vida e perfeito. Talvez eu mudasse algumas coisas no projeto se eu fosse o chefe. NAO SOU. Sou hoje o funcionário de uma empresa na qual trabalho ensinando crianças e adultos a nossa amada arte marcial. E dentro de uma empresa SEMPRE tera coisas que não vai agradar 100% a todo mundo. porem te garanto que se voce perguntar aqui a maioria esmagadora esta feliz com o que faz. Eu sou muito feliz aqui. tenho meus campeoes mundiais e alunos que eu ja sei que fiz diferença. Semana passada encontrei dois alunos que dei aula na aeronáutica ha dois anos atras. um e egípcio e o outro acho que libanês. Largaram tudo pra vir falar comigo falando que estavam com saudades dos meus treinos. Isso nada paga.

Certas materias sao extremamente sensacionalistas. As pessoas que estão na matéria ja foram descobertas. O Coach M T e um cara que foi demitido um ou dois anos ANTES da matéria, e o C.S NAO E o C.S. Foi uma pessoa que havia saído do projeto também que por raiva resolveu fazer isso pra prejudicar as pessoas que fazem o projeto.

Temos hoje aqui mais de 200 coaches. ate o meio de 2015 isso deve dobrar. ha uma previsão de 700. Se fosse ruim o projeto não teria aumentado tanto assim.

Wild da forma que voce escreveu me senti uma prostituta do Jiu jitsu. Eu espero que voce da mesma forma que pensou que repense. EU trabalho SERIO desde que cheguei. Tenho alunos aqui que fariam bonito em qualquer campeonato no Brasil. Ja berimbolam, fazer 50/50, meia guarda... sem contar o básico pois minha base e Gracie entao eu prezo muito pelo jiu jitsu old school também.

Enfim, espero que sua opinião mude depois do meu relato.

oss.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Marcio!

Aliás, o tava vendo no fb que o Hani Hassan (usuário do PVT ou ex) tá indo pro Oriente Médio viver do Jiu Jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mestre dele está aqui há anos. Inclusive e um dos professores de mais sucesso aqui, o Marcelo Freitas. Que por coincidência e o professor do garoto da Líbia. Rs! Seculos que não falo com o Hani. VaI ser legal vê lo por aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi mal galera, nem reparei que era de 2012

ProtocoloBJJ me quebrou nessa...

Editado por Meia Guarda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo meia. To batendo boca com o cara do protocolo até agora. Nego ao invés de levantar o projeto fica querendo denegrir. Lavar uma louça ninguém quer ne?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po Kadao... vontade ate eu tenho. Mas não sei se vou estar com grana. estou com uns projetos pessoais aqui. Não sei se vai dar. Mas a Season aqui vai começar... vao rolar campeonatos aqui ja a partir do mês que vem e pretendo lutar o que der aqui. To afim de gastar o rostinho de gás que sobrou antes de aposentar de vez...rs! 3.5 não e fácil mano!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, mas isso aconteceu, ou não.

E esse Protocolo falou que isso era de hoje ?

Podia esclarecer melhor, Hendo ?

para quem não tem facebook ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hendo não quis chamar você de prostituta do jiu-jitsu (você não faz meu tipo :bheh: )

A reportagem deu a entender que os professores que denunciaram continuavam dando aula, mesmo que essa suposta orientação fosse contra os princípios dos caras.

Levantei essa pergunta porque o jiu-jitsu ele nos serve para todos os âmbitos da vida, e eu fico imaginando de repente o cara tá no escritório e recebe uma orientação de seu chefe que vai contra os seus princípios o que ele iria fazer? executar tal ordem ou pedir pra sair.

Agora com o seu relato e esclarecimento, dá pra ver que é duas pessoas que tentaram denegrir a imagem do projeto por motivos pessoais e a mídia que adora uma matéria sensacionalista.

Salaam Aleikum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa porra desse protocolo não falou nada. Mas me pega uma reportagem sem nocao e joga la sem averiguar nada.

Ha uma restrição apenas pras competições escolares (nacional e as seletivas pro nacional que são uma em cada região.. O projeto DAS ESCOLAS são pra escolas publicas e foi feito pros árabes do pais dele. Porem qualquer um pode fazer jiu jitsu aqui inclusive pela própria federação de jiu jitsu. Existem pela UAEJJF mais de 6 etapas de campeonato sem contar world pro. E um projeto do governo daqui e eles fazem o que eles quiserem. Ninguem e proibido de treinar jiu jitsu ou de competir. Hoje em dia tem por volta de 40 mil praticamentes de jiu jitsu espalhado pelos emirados de varias nacionalidades e não so daqui. Volto a dizer que isso aqui NAO E DEMOCRACIA. E se realmente fosse proibido não teríamos bjj em clubes espalhados por todos os emirados, no exercito, aeronáutica, guarda costeira e ate na presidencial guard. Todo mundo treina. Al Ain club que fica na cidade que eu moro tem árabes de varias nacionalidades, americanos, europeus e brasileiros treinando 4 xs por semana E DE GRACA!!

Esse papo e de gente recalcada da epoca que perdeu o emprego e quis botar lenha na fogueira. Dai aparece uns "jornalistas" de quinta pra querer atrapalhar uma coisa que ja ta mais que resolvida. Ja entrei de ferias 3 vezes depois que essa noticia foi lançada! Chega!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso