Guga Noblat

O Globo - O renascer de Barão depois do esculacho

Recommended Posts

Coluna publicada hoje no jornal O Globo (escrita por mim -Guga Noblat)

Se derrota significa renascer, rezem para Renan Barão não mudar em nada depois do esculacho que sofreu das mãos, ou melhor, dos punhos de TJ Dillashaw. Foi um atraso, uma surra, o tipo de castigo que pode abalar para sempre a confiança antes inabalável do outrora campeão peso-galo. Barão era o mais improvável a ser derrotado entre os nove donos de cinturão do UFC. Mas tomou um vareio daqueles que deixam cicatriz no rosto e na autoestima. Antes do sábado passado, Barão era uma lenda em construção, um mestre na arte de variar golpes e mandar rivais à lona. Antes do massacre, ele era o próximo grande nome do UFC, um pretendente a mito do MMA, um dos favoritos do patrão Dana White. Barão era o cara antes de apanhar feio! Se não se contaminar pela depressão da derrota que muitas vezes leva o atleta a mudar o estilo de luta, Barão seguirá rumo à fama e ao reconhecimento que tanto persegue.

O fim do reinado de Barão, ou pelo menos o fim momentâneo, por ora segue como maior zebra do ano, talvez da década, se igualando ao feito de Matt Serra quando destronou Georges ST Pierre num nocaute improvável em 2007. A derrota de Anderson Silva para Chris Weidman, no ano passado, foi cantada por muita gente antes da luta. O fim da era Chuck Liddell no UFC, ao ser empenado por Quinton Rampage também em 2007, foi uma repetição do massacre sofrido para o mesmo Rampage quatro anos antes no falecido Pride do Japão. Mas Barão contra Dillashaw, no sábado passado pelo UFC 173, lembrou a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50. Só faltou algum jornal anunciar antes da luta a vitória do brasileiro nascido no Rio Grande do Norte como anunciaram o Brasil campeão do primeiro mundial promovido aqui antes da derrota melancólica por 2x1 no Maracanã.

Assim como o Uruguai em 50, Dillashaw não abaixou a cabeça em momento algum e se alimentou das provocações lançadas pelo adversário antes do confronto para ressurgir bem mais forte e focado do que nas sete lutas anteriores pelo UFC. Se não tivesse sido desacreditado, talvez não tivesse entrado leve e solto no combate, sem tremer em momento algum diante do campeão, como um franco-atirador de mira afiada. Encarou de igual para igual quem parecia imbatível. Calou uma multidão de críticos que nunca lhe deu muito credito.

Brasileiro nunca aprende a digerir fracasso. Uma cultura que vem do futebol, mas que está incrustrada também nas artes marciais. Se o Brasil perde, foi falha de nossos atletas, um vacilo momentâneo, jamais méritos do adversário. Por anos, a meca do MMA mundial foi aqui. Treinadores e lutadores brasileiros eram os mais admirados, os donos do cinturão. O ápice se deu quando Junior Cigano, Anderson Silva, Jose Aldo e Renan Barão se sagraram campeões do UFC. Mas, um a um, todos caíram, e agora, nesse evento, resta apenas Aldo com a cinta dos pesos-penas. Ainda assim, a dura realidade de que não somos tão melhores que os outros fica para depois, melhor acreditar que somos superados pelos próprios erros.

Barão foi derrotado para Dillashaw no sábado passado e não para ele mesmo como seria mais confortável acreditar. Para o americano abater o brasileiro, algo mágico teria que acontecer, a fantasia tinha que se tornar realidade, a barreira do impossível precisaria ser alargada. Foi o que se passou em Las Vegas. Tudo deu certo para Dillashaw. Chutes e socos lançados por ele pareciam mísseis teleguiados e pegavam Barão em cheio. Uma bomba certeira nos minutos iniciais deixou o então campeão atônito pelo resto do confronto e o desafiante saltitante com a confiança nas alturas do pico Everest. Foi a noite perfeita para Dillashaw. Naquele sábado, ele atropelou um dos lutadores mais completos e temidos de todos os tempos. Rezem para Barão renascer sem mudar muito que a noite perfeita de Dillashaw não deve se repetir.

Guga Noblat assina o blog - http://oglobo.globo.com/blogs/mma/

Editado por Trotski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por matéria do Guga Noblat aqui devia gerar ban automático pra n virar bagunça...

Ps: zuera brother.... kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá pra nascer malandro mais desqualificado para comentar MMA do que esse mala desse Guga.

Além de soar extremamente desrespeitoso com vários atletas, sua argumentação geralmente é rasa e previsível.

Não levo a sério nenhuma linha do que esse cara escreve.

Editado por RNN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guga noblat por aqui??!

Nem me dou o trabalho de lê...deixo para o werdum comentar!

Só lembrando que ele só tem esse espaço no jornal oglobo por causa do pai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma lástima que ele use esse nome por aqui...

Devia por a cara a tapa e debater questões polêmicas criadas recentemente por ele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da matéria!

Com relação ao último combate, não há dúvidas, Barão e a Nova União subestimaram o oponente. A equipe NU veio preparada para um Wrestling unidimensional que agarra, derruba e castiga no GNP, mas o TJ Dillashaw veio preparado e surpreendeu na trocação. Já no primeiro momento acertou um bom golpe e o Renam não soube lidar com a adversidade. Fica a dica: na próxima, não caiam mais nessa conversa do Dana White, treinem sério e não subestimem ninguém pois os danos podem ser grandes. Vide Anderson Silva que subestimou o oponente e acabou acontecendo o que aconteceu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guga Noblat? Não merece minha leitura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá pra nascer malandro mais desqualificado para comentar MMA do que esse mala desse Guga.

Além de soar extremamente desrespeitoso com vários atletas, sua argumentação geralmente é rasa e previsível.

Não levo a sério nenhuma linha do que esse cara escreve.

:lol:

Boa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente como Logan e Pipo (em outros posts) costumam jogar sujo. Eles não têm inteligência pra elevar o nível dos argumentos. Preferem desqualificar o autor do texto e partir pra ataque pessoal. Eh assim q discute o pior tipo de gente, as pessoas sem caráter. Os dois se comportam como sujeitos medíocres. Tao medíocres que se tornam rancorosas e passam a usar ate a família pra tentar difamar. Dois personagens patéticos q devem ter uma vida medíocre pra se comportar assim.

Ai, galera, nada mais raso e previsível do que tentar desqualificar um texto chamando ele de raso e previsível. Procurem argumentos sólidos. Vcs são capazes, acreditem em si. Só atacar com ofensas e chamar de fraco eh coisa de pseudo-entendedor, de mal-carater, não cola. Vamos elever a ética na hora de criticar senão vira ataque de hater chorão.

Pra quem não sabe, a maioria acho q sabe, sou o Guga Noblat. Aos que ficam feito uma arara num monologo repetindo asneiras sobre mim, essa eh a hora de falar na minha cara pra q eu possa rebater. Vi q alguém ai disse q desrespeito atletas, desafio vc e qualquer outro a trazer um texto meu q seja desrespeitoso. Desafio tb a trazer QUALQUER noticia minha q não tenha se confirmado.

Uso ainda Trotsky aqui pq abri essa conta antes de 2008 q foi qnd comecei a escrever sobre MMA no Terra.

abs aos amigos das antigas aqui do fórum e aos haters que me fazem tanto rir

ppunkk

Editado por Trotski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente como Logan e Pipo (em outros posts) costumam jogar sujo. Eles não têm inteligência pra elevar o nível dos argumentos. Preferem desqualificar o autor do texto e partir pra ataque pessoal. Eh assim q discute o pior tipo de gente, as pessoas sem caráter. Os dois se comportam como sujeitos medíocres. Tao medíocres que se tornam rancorosas e passam a usar ate a família pra tentar difamar. Dois personagens patéticos q devem ter uma vida medíocre pra se comportar assim.

Ai, galera, nada mais previsível do que tentar desqualificar um texto dizendo chamando ele de previsível. Procurem argumentos sólidos. Vcs são capazes, acreditem em si.

Pra quem não sabe, a maioria acho q sabe, sou o Guga Noblat. Aos que ficam feito uma arara num monologo repetindo asneiras sobre mim, essa eh a hora de falar na minha cara pra q eu possa rebater. Vi q alguém ai disse q desrespeito atletas, desafio vc e qualquer outro a trazer um texto meu q seja desrespeitoso. Desafio tb a trazer QUALQUER noticia minha q não tenha se confirmado.

Uso ainda Trotsky aqui pq abri essa conta antes de 2008 q foi qnd comecei a escrever sobre MMA no Terra.

abs aos amigos das antigas aqui do fórum e aos haters que me fazem tanto rir

ppunkk

Cara, seu texto é ruim. Leitura boba, "jornalismo" fraco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostei do texto. só não acho que o castigo deve abalar muito o Barão, pois após aquele cruzado no 1o round, ele nem sabia o que estava acontecendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora