vfcgiglio

Mestre Paulo Nikolai analisa lesão de Anderson, crê em volta do Spider

Recommended Posts

Como um dos mais respeitados treinadores de muay thai do Brasil, Paulo Nikolai se prepara para liderar uma delegação de 40 integrantes para a disputa do mundial da WMO, na Tailândia. Nas duas semanas que passará no berço da modalidade, Nikolai verá seus atletas competindo no muay boran, muai thai amador e profissional, categoria na qual estão os destaques Claudiere Freitas e Guilherme Farias. Antes de embarcar para a Ásia, Nikolai falou com exclusividade ao PVT sobre o desenvolvimento do boxe tailandês no Brasil e de sua equipe, e comentou os principais assuntos referentes ao mundo das artes marciais mistas.

Confira a entrevista, na íntegra:

E como estão suas equipes de muay thai e MMA?

A nossa equipe, Muay Thai Nikolai Brasil, vem crescendo a cada ano que passa. São novos adeptos, novos treinadores, novas academias. Eu não tenho, como disse há três anos atrás, pressa para o MMA. Estamos trabalhando bem a carreira dos lutadores. Nossos grandes destaques hoje são nas categorias peso leve e médio. Claudiere Freitas, Guilherme Faria, Leonardo Wagner, Guilherme D'Menor. Este último fechou o ano com três nocautes, todos no primeiro round. A nossa equipe de MMA está cada dia maior. Este ano, temos grandes novidades com lutadores de outras equipes que migraram para a nossa. E no muay thai, nossa equipe está muito boa, com muitos campeões brasileiros. O trabalho vem sendo feito com muita seriedade, a Federação de Muay Thai do Estado de São Paulo, FEMTESP, é uma federação com sede própria, é uma federação que vem investindo pesado nos seus atletas e na sua organização. A gente tem muitos eventos. Esse ano já temos várias programações, não só de competições, mas de seminários e participações internacionais. Tudo isso visando um tratamento especial com os praticantes de muay thai. Hoje, sou empresário, não vivo mais disso, mas dou minha contribuição porque acho que a gente tem que estar sempre ajudando o grupo, ajudando o muay thai. Tenho o objetivo de, até o final de 2014, ter uma das maiores equipes de muay thai do Brasil, equipes de competição. Tenho grandes estágios na Tailândia, na Europa. Estou negociando para colocar quatro lutadores nossos Glory. Estamos lançando o Bolsa Atleta dentro da equipe, com recursos próprios de alguns empresários que estão me ajudando. Já temos 12 atletas que vão ser remunerados, e até o final do ano pretendemos dobrar esse número, porque queremos fazer uma seleção natural do muay thai, de lutadores que também participem do MMA. Uma equipe onde todos vão ter salário, plano odontológico, plano médico, ajuda nutricional, porque se a coisa não profissionalizar como o futebol, a gente não vai chegar a lugar nenhum. A FEMTESP, juntamente com alguns empresários, estão fazendo um mutirão para começar a financiar esses lutadores, para que eles treinem e não precisem trabalhar por fora, vivam só disso.

Como você vê a mudança do Cigano para a Nova União?

Não sei como vinham sendo os treinamentos do Cigano, mas você mesmo já havia me perguntado nas duas lutas, e eu disse que o Cigano não teria a menor chance contra o Cain Velasquez, e o Cigano perdeu as duas vezes. Na segunda vez, até apostei pelo jogo do Cigano. Aquele jogo de abafador do Cain, é muito difícil para um contragolpeador, como o Cigano é, ganhar do Cain Velasquez. Acho que ele tem que procurar o melhor para ele. Se ele viu, na Nova União, uma possibilidade de ele disputar o cinturão, acho que a equipe tem todo o mérito, porque é uma equipe boa, tem um general, tem direção, tem disciplina e quem sabe o Cigano volte a ser o campeão da categoria. Mas vai depender dele.

Você aposta que o Glover pode dar trabalho para o Jon Jones?

Apostei no Glover, continuo apostando e peço que ele não me decepcione, porque não é impossível. O Glover, bem treinado, tem condição de trazer o cinturão, mas ele tem que focar como nunca, porque se o cara for buscar o cinturão, ele tem que ser sobrenatural: tem que treinar, estudar o cara dia e noite, ver os erros dele. Os erros do Jones todo mundo já viu: ele não é um cara que dá sequencial, ele não é contragolpeador. Ele tem uma joelhada e cotovelada perigosas. Não vai conseguir botar o Glover para baixo, acho o Glover melhor wrestler que ele. O Glover é um contragolpeador, é um cara que vai para cima, e tem condições de trazer o cinturão. Agora, tudo é na hora. O "negão" é sinistro? É, mas o Glover é melhor que ele. Se o Glover estiver no dia dele e falar, 'hoje eu pego esse cinturão', vai pegar, porque o cara é duríssimo, muito bem treinado, muito bem preparado e tem sede de campeão, sede de vitória, então meu voto é para o Glover.

Você acha que o Anderson volta, ou é dos que pensa que ele deveria se aposentar?

De jeito nenhum. Acho que ele volta, não querendo almejar uma disputa de cinturão, mas acho que ele deveria voltar, fazer três, quatro, até cinco lutas tranquilo, para ver se ele realmente tem a capacidade de disputar o cinturão, se está bem física e psicologicamente, porque bom para caramba ele é. O cara é um fenômeno, isso ele já provou. Agora, precisamos ver como vai estar o psicológico dele, a preparação dele, para que ele volte a ostentar o cinturão, porque o MMA está em constante evolução técnica. Os caras têm muito estudo, pesquisam muito, olham muito até o caminhar do lutador no ringue. O Anderson é um cara inteligente, absorve isso com tranquilidade.

A defesa de joelhada foi um acerto do Chris Weidman, um erro do Anderson ou uma fatalidade?

Fatalidade, é um fato. A cada 10 mil lutas pode acontecer um caso daquele. O Chris já tinha tomado umas pancadas do Anderson, e como ele disse em entrevistas, que treinou o bloqueio... aquele, no muay thai, chamamos de bloqueio em x. Esse é o bloqueio mais poderoso do mundo, porque quando ele dá uma levantadinha, a perna dele fica flexionada e forma uma ponta. Esta ponta é um pedaço de ferro. Chutou ali com a perna reta, quebra. Achei que o Anderson devia ter dado algumas colocadinhas, e quando tivesse certeza, sabendo que o cara poderia usar esse bloqueio, chutar nas costelas, mais para cima. O que eu percebi foi que, assim que o Anderson voltou para o segundo round, entrou querendo decidir. Ele é assim: tomou sufoco no chão, levantou e disse para ele mesmo, 'agora eu vou quebrar esse cara'. Foi para cima, jogou o chute em linha, com perna reta, é muito perigoso. Acho que se pega aquele chute no interno da coxa, pega na articulaçao do joelho do Chris Weidman, o resultado da luta poderia ser outro, porque conheço este chute e sei que, quando entra, é fatal. Ele deu sorte. Foi intuitivo no reflexo, bloqueou e quebrou a perna do Anderson. O Anderson não lutou, então ficou a dúvida. O Anderson ganharia? Acho que poderia até ganhar, se aquele chute entra, mas foi mais fatalidade do que qualquer outra coisa, porque ninguém quebra a perna desse jeito.

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/438-mestre-paulo-nikolai-analisa-les%C3%A3o-de-anderson,-cr%C3%AA-em-volta-do-spider-e-em-t%C3%ADtulo-de-glover-teixeira.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava indo bem..........

"Não vai conseguir botar o Glover para baixo, acho o Glover melhor wrestler que ele."

Mais uma...

pearl-of-great-price-vibrance1.jpg

Editado por Cocoroca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu adoro o MMA por isso. Já imaginou se o glover consegue dar pelo menos umas três quedas bem dadas no JJ e depois finaliza?

Aí eu queria ver nego tirando chacota... thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirando a parte do Glover ser melhor westler que Jon Jones, ele mandou bem na analise dessa luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Glover combina melhor as artes, por isso não vejo absurdo no que o Nikolai falou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nikolai apostas:

Vitoria do Thiago Pitbull sobre GSP

Vitoria do Shogun sobre J. Jones por KO

Vitoria do Quinton Jackson sobre J. Jones

Vitoria do Lyoto sobre J. Jones por KO

Finalmente admitiu que J. Jones era favorito contra Vitor...(acertou uma)

Vitoria do Pezao sobre Cain

Triplice coroa do Anderson Silva (3 pesos)

Vitoria do Glover sobre Jones (TBA)

Editado por Mark Twain

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do mestre Nikolai, sua opinião tem peso principalmente quando fala se o galo é bravo e talz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitoria do Glover sobre Jones (TBA)

Po, sacanagem isso ai Mark rsrs. Assim ele perderá o título de mestre.

Concordo com quase tudo que o pessoal falou sobre ele ter viajado em alguns pontos, mas não acho que será um passeio contra o Glover. Glover é muito bom sim na luta olímpica e ja provou isso. Botou pra baixo alguns caras duros de derrubar como Rampage e Bader, então há que se respeitar. E é um ogro de forte.

E lógico, deve estar treinando como nunca (espero) pra simplesmente a luta mais importante de sua vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coitado do Glover.

Já tinha uma chance mínima contra o Jones agora com o palpite do Nikolai não tem chance alguma.

Tudo o que ele fala acontece o contrário.

Nunca vi um sujeito tão pé frio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu adoro o MMA por isso. Já imaginou se o glover consegue dar pelo menos umas três quedas bem dadas no JJ e depois finaliza?

Aí eu queria ver nego tirando chacota... thumbdown

Tirando q esses caras nao devem assistir lutas...pq na ultima luta o gustavao q nem wrestler e derrubou o jj com facilidade

Nao sei se o glover e melhor wrestler q o jones...so sei q ele e bom em quedas e inclusive derrubou quem ele quis ate agora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respeito demais o mestre, mas falou duas merdas incríveis. "JJ não derruba Glover" e "Aquele chute quando entra é fatal". Quem aqui já viu alguém ser nocauteado com UM chute no joelho, coxa, onde for na parte baixa? Low kick nocauteando com um golpe só se for no saco ou aquele que o AS deu, que ele se nocauteou.. juAEuHAEuHAE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você vê a mudança do Cigano para a Nova União?

Não sei como vinham sendo os treinamentos do Cigano, mas você mesmo já havia me perguntado nas duas lutas, e eu disse que o Cigano não teria a menor chance contra o Cain Velasquez, e o Cigano perdeu as duas vezes. Na segunda vez, até apostei pelo jogo do Cigano. Aquele jogo de abafador do Cain, é muito difícil para um contragolpeador, como o Cigano é, ganhar do Cain Velasquez. Acho que ele tem que procurar o melhor para ele. Se ele viu, na Nova União, uma possibilidade de ele disputar o cinturão, acho que a equipe tem todo o mérito, porque é uma equipe boa, tem um general, tem direção, tem disciplina e quem sabe o Cigano volte a ser o campeão da categoria. Mas vai depender dele.

Você aposta que o Glover pode dar trabalho para o Jon Jones?

Apostei no Glover, continuo apostando e peço que ele não me decepcione, porque não é impossível. O Glover, bem treinado, tem condição de trazer o cinturão, mas ele tem que focar como nunca, porque se o cara for buscar o cinturão, ele tem que ser sobrenatural: tem que treinar, estudar o cara dia e noite, ver os erros dele. Os erros do Jones todo mundo já viu: ele não é um cara que dá sequencial, ele não é contragolpeador. Ele tem uma joelhada e cotovelada perigosas. Não vai conseguir botar o Glover para baixo, acho o Glover melhor wrestler que ele. STOP!

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/438-mestre-paulo-nikolai-analisa-les%C3%A3o-de-anderson,-cr%C3%AA-em-volta-do-spider-e-em-t%C3%ADtulo-de-glover-teixeira.html

Parei de ler aí... mas concordei com a analide do Cigano.

Editado por saulojiujitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora