Entre para seguir isso  
Leo Pateira

(Video) Dúvida sobre regra de JJ (como chamar para a guarda)

Recommended Posts

dá uma olhada no video novamente amigo, mas tive a impressao de que o lucas do foi pra cima depois que levou uma punição. observe o placar que vc vai ver isso.

Isso mesmo, ele ameaça reclamar com o juíz e leva uma punição!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, ele ameaça reclamar com o juíz e leva uma punição!!!

Tudo bem... mas "ir pra cima" não é "entrar na guarda". O que eu quis dizer é que a regra não obriga a entrar na guarda. Efetivamente isso não ocorreu nessa luta, bem como o juiz não o obrigou, tão pouco ele foi desclassificado por isso. O meu comentário anterior foi feito sobre a afirmação de outros colegas foristas de que essa luta seria um bom exemplo para ilustrar a outra luta que inspirou o tópico. O que, na minha opinião, não tem nada a ver, nem o comportamento dos lutadores, nem a arbitragem. Se vocês observarem a dinâmica da luta antes do Murilo sentar já era a mesma que se manteve depois: O Murilo atacando e dominando o centro e o Lucas angulando e sendo encurralado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas perai, a regra obriga sim a entrar na guarda a partir do momento que o oponente puxa... o juiz só vai mandar levantar se o oponente sentar sem encostar...

E se o cara que ta de pé é mais esperto e encosta no pé de quem ta puxando, ele ganha 2 pontos de queda...

E sobre a dinamica da primeira luta com a segunda, isso tanta faz, a regra que se aplicou pra uma, se aplicou pra outra... exatamente a mesma regra.

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas perai, a regra obriga sim a entrar na guarda a partir do momento que o oponente puxa... o juiz só vai mandar levantar se o oponente sentar sem encostar...

E se o cara que ta de pé é mais esperto e encosta no pé de quem ta puxando, ele ganha 2 pontos de queda...

Aí estão dois problemas.

1. O que é pegada no sem pano? Note que um lado gritando pro juiz que "tem que fazer pegada" a luta toda. Se tocar é pegada então tinha que ter explicado isso porque pra mim pegada significa literalmente estar segurando o adversário.

2. Qual a diferença entre uma queda e uma puxada? Se eu pulo e o oponente segura minha perna e vamos pro chão na minha guarda foi puxada ou queda dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você puxa guarda e o cara segura tua perna, vira queda. Ponto do teu adversário.

Agora tem diversos vídeos de campeonatos da IBJJF na situação do lutador que puxa guarda fazendo pouca (quando nenhuma) pegada. Cobrinha, Leandro Lo, tem exemplos por todo o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta na regra, se vc puxa pra guarda primeiro o outro e obrigado a ir pra cima, nao foi o q aconteceu, o kra se recusou a lutar e foi corretamente desclassificado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas gardenal, ele não puxou. Ele sentou e se não tinha pegada era contra as regras, passível de punição e de mandar levantar e re-iniciar a luta em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos videos em que o Cobrinha e o Leandro Lo fizeram a mesma coisa não teve nem punição nem interrupção da luta pra voltar em pé... em competições de grande porte da IBJJF.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que merda que é o ESPORTE Jiu Jitsu né? Na boa, acho que o velho fica se contorcendo no caixão quando ve neguinho lutando por 2 pontos, por vantagem, regrinha... Arte marcial ou esporte?

Eu sei que não é assim, mas sentou e o outro ficou em pé, quem tá em pé que deve decidir. Quer ir pra luta ou quer que o cara levante. NUNCA vi um combate real, aquilo que inventaram ARTE MARCIAL como ferramenta, alguém sentar no chão. Daqui a pouco tem gente deitando de bruços e achando correto, cuidado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas gardenal, ele não puxou. Ele sentou e se não tinha pegada era contra as regras, passível de punição e de mandar levantar e re-iniciar a luta em pé.

Puxou sim, ele encostou no cara e chamou, isso tá na regra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o JIUJITSU que eu aprendi e aprendo é de KIMONO esta luta não é JIUJITSU

isso é luta sem kimono

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo bem, mas acho um erro, como pode ser a mesma regra sem pano??????????

sem pano é muito mais difícil as pegadas

quer dizer são totalmente diferentes

mas tudo bem segue o barco...

e quanto a luta não sei opinar, pois não sou juiz

mas acho que se o cara entra em uma competição tem que seguir as regras como tudo na vida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso