Entre para seguir isso  
Leo Pateira

(Video) Dúvida sobre regra de JJ (como chamar para a guarda)

Recommended Posts

Pessoal, semana passada aconteceu aqui em Salvador um campeonato de Jiu Jitsu, que as regras eram as mesmas da CBJJ.

A primeira luta foi entre dois atletas bem conhecidos aqui na cidade, Yuri Moura (Gracie Elite) contra Grimaldo Oliveira (GFTeam).

Yuri Moura tem como principal característica a parte de quedas e Grimaldo é um guardeiro, ou seja, cada um iria procurar o seu jogo forte.

Durante a luta, Grimaldo TOCA EM YURI (NÃO FAZ PEGADA, APENAS TOCA) e senta no tatame, Yuri se nega a entrar em sua guarda e Grimaldo fica o perseguindo sentado no tatame e Yuri se afastando. Isso acontece 3 vezes, o juiz manda Yuri entrar na guarda, ele se recusa e é desclassificado, isso tudo logo no início do combate.

O que diz a regra? Tem que fazer pegada ou o atleta pode simplesmente tocar e sentar? E com o Yuri se recusando a entrar na guarda, qual a atitude que o juiz deveria tomar?

Essa luta deu uma polêmica grande aqui, queria entender o que diz a regra, pois eu não tenho conhecimento.

O Marcinho me tirou a duvida pelo face, mas vi muitas pessoas com opiniões diversas e iguais as dele, queria colocar o assunto aqui em debate.

SEGUE VIDEO ABAIXO (Yuri é o atleta de cor branca, e Grimaldo é o de cor negra)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito.

Por um lado, acho complicado o sujeito que senta no chão sem fazer pegadas e fica só se arrastando.

Por outro, o cara que tava de pé ficou literalmente fugindo do guardeiro, nem tentou fazer alguma pegada na perna, passar a guarda, etc., o que era o mínimo esperado.

Sei lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito desorganizado, mas saiu da area de combate fugindo da luta é desclassificacao! O juiz deveria ter mandado o outro atleta comecar de pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei bem no quesito regras até porque é sem kimono, mas porra bixo, no jiu tem um fazendo guarda e um passando. Ele tentou derrubar, porque queria jogar por cima então... se ele não aceita a guarda do cara, ele que puxe guarda, catzo. Ficar correndo que nem o Schaub só dá "certo" no Metamoris mesmo.

O Myaozinho faz isso direto, fez inclusive no ADCC. Querer torear, ou jogar na distância pra evitar uma pegada justa é uma coisa, ficar dando volta no tatame evitando o combate é outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com a maneira como o árbitro procedeu, mas n sei se está de acordo com as regras (sei lá tbm em q regras estão lutando).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de regra, acho ridículo o cara que fica se arrastando com a bunda no chão pois não se garante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Contente ou não com o fato do arbitro ter mandando entrar na guarda, o atleta está ali para obedecer o que foi estabelecido, é um autoridade que está julgando a luta.

Eu teria desclassificado assim que ele virou as costas e caminhou para fora da área de luta pela terceira vez, não esperaria esse bate boca que rolou no finalzinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb nao sei bem as regras da cbjj sem kimono, mas acho que no adcc isso vale sim. O cara deu mole tb, virou as costas e saiu da area de luta. So quer passar se quedar? Pq, ia querer garantir a vitoria nos dois pontos? Se o cara puxou ele tem que entrar na guarda. Pelo menos que eu saiba no ADCC eh assim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que configura fazer pegada no sem kimono nesse caso... dominar alguma parte do corpo do oponente? Porque não pode fazer pegada em camisa nem em bermuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que configura fazer pegada no sem kimono nesse caso... dominar alguma parte do corpo do oponente? Porque não pode fazer pegada em camisa nem em bermuda.

Em teoria ter algum domínio, seja de pulso , braço, quadril , nuca, etc do adversário.

Outra coisa que pode fazer é pular na guarda, dar um salto e fechar o oponente na guarda, mas nem sempre isso é possível.

Levando em consideração que você não pode pegar na camisa ou bermuda e ao mesmo tempo não pode apenas sentar e chamar pra guarda, esse momento da luta gera algumas polêmicas de vez em quando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei bem no quesito regras até porque é sem kimono, mas porra bixo, no jiu tem um fazendo guarda e um passando. Ele tentou derrubar, porque queria jogar por cima então... se ele não aceita a guarda do cara, ele que puxe guarda, catzo. Ficar correndo que nem o Schaub só dá "certo" no Metamoris mesmo.

O Myaozinho faz isso direto, fez inclusive no ADCC. Querer torear, ou jogar na distância pra evitar uma pegada justa é uma coisa, ficar dando volta no tatame evitando o combate é outra.

Tb nao sei bem as regras da cbjj sem kimono, mas acho que no adcc isso vale sim. O cara deu mole tb, virou as costas e saiu da area de luta. So quer passar se quedar? Pq, ia querer garantir a vitoria nos dois pontos? Se o cara puxou ele tem que entrar na guarda. Pelo menos que eu saiba no ADCC eh assim!

As regras foram as mesmas da CBJJ de quimono. Exatamente igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As regras foram as mesmas da CBJJ de quimono. Exatamente igual.

:blink: :blink:

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:blink: :blink:

Ficou óbvio, mas foi porque coloquei acima e eles tiveram dúvida.

Algum problema com isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou óbvio, mas foi porque coloquei acima e eles tiveram dúvida.

Algum problema com isso?

Foram utilizadas regras da CBJJ de Kimono, em um evento sem Kimono?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso