Shogun.Emelianenko.Spider

"Baú": Romário, em dia de tiete, une duas paixões nacionais

Recommended Posts

Ai, ai, ai... Desfazendo alguns mitos.

1- O Vale-tudo nunca chegou a ser impopular. Ele até figurou na condição de macunaíma (algo como um anti-herói charmoso), mas nunca vilipendiado ou repudiado. O Jiu-jítsu sofreu certo preconceito na classe média e alta (curiosamente, as mesmas classes cujos filhos frequentavam as academias), mas isso foi debelado aos poucos. Quem não se lembra de Romão e Dado na Malhação de 1995? Fora o espaço que Belfort ocupava na mídia e etc.

2- Essa foto do Romário foi tirada por volta do ano 2000 ou 2001, quando o MMA vivia um auge explosivo no Pride e já tinha o UFC consolidado. Então, Romário não foi nada um cara que "lutou pelo MMA quando todo mundo era contra". Não, comigo não cola!

3- Ainda que fosse verdade tudo isso dito, é uma foto em PAPEL. Basta guardá-la quando convém e mostrá-la quando convém, também. Não é um arquivo digital exposto na internet. Tanto é, que ele guardou-a por vários anos e decidiu mostrar agora, quando nosso querido esporte está no topo.

Resumo da ópera:

i- Memória +

ii- Sagacidade.

=

Não engolir tudo que a mídia pinta.

Romário tem outros méritos, e pode até ser fã de MMA. Massssssssss, por favor: não me pintem essa de que ele deu apoio a algo que era marginalizado!

Abraços a todos.

Nem acredito que ouço essas coisas... vc confundiu tudo... outra observação, o UFC ainda não estava consolidada nessa época ou melhor, ele estava em processo de melhoras e longe de ter o prestígio que tem hoje!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na época isso foi manchete de uma das revistas de luta, não se da Nocaute ou Graciemag.

E o Romário sempre deu apoio ao VT, não é de agora não, como alguns foristas novos ou clones antigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O baixinho é foda hehe

Acho que você não entendeu.

Na época da foto, e eu lembro muito bem pois acompanhava mais do que hoje, artistas, a mídia popular, ninguém apoiava o MMA, ninguém tocava no assunto e quando saía algo em telejornal sobre o esporte, comemorávamos.

Acho que foi isso que ele quis passar no primeiro post e não que o Romário alavancou o esporte demais ou o salvou.

Exatamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu procurei e não achei, mas tem uma foto do romário tomando um triângulo, na academia do Carlson. Deve ser de 96, 97 algo assim. Saiu numa Tatame.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu.

Na época da foto, e eu lembro muito bem pois acompanhava mais do que hoje, artistas, a mídia popular, ninguém apoiava o MMA, ninguém tocava no assunto e quando saía algo em telejornal sobre o esporte, comemorávamos.

Acho que foi isso que ele quis passar no primeiro post e não que o Romário alavancou o esporte demais ou o salvou.

Meu caro, você não entendeu.

Desde 1994/95, a Malhação já tinha consagrado como seus heróis os praticantes de JJ (E VALE TUDO) o Dado e o Romão, fora a matéria sobre artes marciais/vale-tudo em que passa o "Mestre da Morte".

O Vale-tudo não era discriminado.

E o Romário não foi o cara que deu apoio quando todo mundo malhava.

Só isso que eu quis dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aliás, no final dos anos 1990 no Rio de Janeiro, não tinha esporte mais popular que o Vale-Tudo. Qualquer filhinho de papai queria praticar.

Editado por Old Smasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está falando besteira.

Se uma porra de telenovela para adolescentes e uma matéria com o mestre da morte comprovam que o valetudo era popular, então ok.

E não, como outro forista afirmou, o UFC não estava consolidado nessa época e aliás, depois disso chegou muito perto da falência.

Tanto o jiu jitsu quanto o valetudo eram MUITO DISCRIMINADOS.

E sim, o Romário foi um dos poucos na época que "deu valor" aos dois esportes. (entre famosos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está falando besteira.

Se uma porra de telenovela para adolescentes e uma matéria com o mestre da morte comprovam que o valetudo era popular, então ok.

E não, como outro forista afirmou, o UFC não estava consolidado nessa época e aliás, depois disso chegou muito perto da falência.

Tanto o jiu jitsu quanto o valetudo eram MUITO DISCRIMINADOS.

E sim, o Romário foi um dos poucos na época que "deu valor" aos dois esportes. (entre famosos)

Não, realmente é VOCÊ quem não sabe o que está falando. Aliás, nem faz ideia.

Sim, elas comprovam. Ou você já viu telenovela dando apoio a algo impopular? Mas não são só elas: há ainda a música do Gabriel Pensador, que diz que os playboys faziam jiu-jitsu e "metiam a porrada", o que comprova que dentre as elites (odeio o termo) o esporte era muito popular.

Mas não para por aí: vários membros da família Marinho (organizações Globo), artistas (Alexandre Frota, Sérgio Mallandro), juristas (Luiz Fux, Sérgio Zveiter) e outros insígnes membros da alta sociedade praticavam o JJ e alguns, o VT.

Você me diz:

"E não, como outro forista afirmou, o UFC não estava consolidado nessa época e aliás, depois disso chegou muito perto da falência."

O UFC estava mais que consolidado. Já tínhamos Belfort, Kerr, Couture, Coleman, Randleman, Ortiz e outros com renome internacional. Se a GESTÃO FINANCEIRA do evento estava prejudicada? É outro papo! Mas o esporte em si, estava mais do que consolidado. É o mesmo que dizer que o Futebol não está consolidado porque os times do Rio têm má gestão!

Mas essa má-gestão (OU REVÉS, não sei ao certo) teve uma razão: a explosão do Pride, cuja ascensão ganhou matérias sobre Wanderlei Silva, Minota e sua vida milionária no Japão. Justamente nessa época.

E sim, concordo que JJ e VT(MMA) foram muito discriminados. MAS NÃO NESSA ÉPOCA!

Romário não deu contribuição significante alguma. Só surfou na crista da onda do que já era moda. E guardou uma foto na gaveta por muito, muito, muito e muito tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Note bem uma coisa interessante. Assista o vídeo que segue.

Você nota que a filmagem, muito antes da época do Romário, foi feita em um condomínio fechado (nos anos 1990, provavelmente era na Barra). Diz-se que era na casa do Alexandre Soca.

Você acha que havia algum presente ali que não fosse um "playboy"?

Nos anos 1990, o VT e o JJ eram esportes da Elite. Depois é que foi se popularizando.

Isso não torna esse esporte imune de críticas, obviamente. Mas Romário foi apenas mais um caronista na nova fama do MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se era esporte de playboy ou não, não importa, é fato que ainda era pouco difundido e muito marginalizado, tanto que eram normais desafios a portas fechadas, brigas dos pitboys (termo esse criado pela mídia que estava do lado do esporte né), comumente em colunas policiais, etc.

Romário já tinha sido considerado o melhor jogador do mundo, melhor de uma copa do mundo (além de campeão), do esporte mais popular de todo o mundo, você acha que ele queria surfar na fama do MMA mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O vídeo não abriu aqui, mas se for o Ryan x Tico, sim foi na casa do Alexandre.

E se o Roberto Marinho treinava jiu jitsu nos anos 50, isso não prova a popularidade do valetudo.

Aliás na época do Marinho o jiu jitsu era um esporte praticamente para poucos de sangue azul como ele e o presidente do BB.

Eu sei que saiam as lutas em jornais nas décadas anteriores, mas no final da década de 90 o esporte estava bem queimado na mídia, que adorava colocar qualquer brigão de balada como pitboy.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se era esporte de playboy ou não, não importa, é fato que ainda era pouco difundido e muito marginalizado, tanto que eram normais desafios a portas fechadas, brigas dos pitboys (termo esse criado pela mídia que estava do lado do esporte né), comumente em colunas policiais, etc.

Romário já tinha sido considerado o melhor jogador do mundo, melhor de uma copa do mundo (além de campeão), do esporte mais popular de todo o mundo, você acha que ele queria surfar na fama do MMA mesmo?

Se atente ao que você mesmo disse:

Pitboy foi um termo criado pela mídia para não chamar um BANDIDO de BANDIDO (quem briga ou agride os outros na rua). E você ainda diz que ela estava contra? Risos. Ela criou um EUFEMISMO pra não chamar bandido de bandido, e ainda estava contra?

O fato é que o termo "pitboy" tinha uma aura de anti-herói macunaíma, algo como o glamour de Bonnie e Clyde, mesmo sabendo que talvez fosse errado. O mesmo, em dadas proporções, é feito com a liberação das drogas hoje. Vou repetir pra ninguém deixar de ler: EM DADAS PROPORÇÕES.

E o Romário NA ÉPOCA era famoso. Hoje, desfruta de menos fama, e só soltou a foto hoje. Ela foi tirada na época, mas só foi soltada hoje.

Ademais, ainda que Romário estivesse na crista da onda, pra alguém que vive de imagem (um político), marketing nunca é demais. Ou você ainda crê que é?

Enfim, além de consagrar o MMA (nessa época) em telenovelas, músicas, dando eufemismos para os briguentos, havia grande parcela de artistas e donos de organizações que praticavam o JJ e MMA. De cabeça, posso citar o Renan Pitanguy, o Flávio Aragão, o Batarelli e outros.

Além dos artistas já citados.

Roberto Marinho, por exemplo, era praticante da arte suave (conforme consta de sua biografia feita pelo Pedro Bial).

Então, o JJ e o VT foram sim, muito discriminados.

Não nessa época.

Muito menos hoje, que é quando o Romário abriu as portas do seu "baú".

Abraços.

Editado por Old Smasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O vídeo não abriu aqui, mas se for o Ryan x Tico, sim foi na casa do Alexandre.

E se o Roberto Marinho treinava jiu jitsu nos anos 50, isso não prova a popularidade do valetudo.

Aliás na época do Marinho o jiu jitsu era um esporte praticamente para poucos de sangue azul como ele e o presidente do BB.

Eu sei que saiam as lutas em jornais nas décadas anteriores, mas no final da década de 90 o esporte estava bem queimado na mídia, que adorava colocar qualquer brigão de balada como pitboy.

Ah sim. A alta sociedade praticava e era discriminado?

Vou consultar um manual de antropologia que fale sobre a exclusão marginal das elites.

Deve ser fantástico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zagolee, você não é um ser humano fantástico.

Romário hoje não está fora da mídia, aliás ele é deputado e bem atuante.

Marginalizado foi um termo que usei erroneamente como referência a poucos praticantes e fraco apelo popular.

E chega, se você diz que nessa época a mídia estava do lado do esporte, respeito sua opinião mas não concordo.

Abraço zagolee (você já foi mais fantástico ao argumentar)

Editado por Andrey

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zagolee, Clone... MAIS O QUÊ?

Enfim, você mesmo reconhece: não era marginalizado. E tinha um apelo popular crescente.

Se Romário é deputado e vive de imagem, espero que o senhor concorde que marketing -positivo- nunca será demais, não é? Não importa o quão atuante ele seja.

E não se esqueça: o brasileiro perdoa tudo, menos o sucesso.

Na próxima, poupe seu esforço e me chame de Clone. É uma estratégia fantástica pra tentar acusar alguém de alguma coisa aqui nesse fórum! Risos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora