Entre para seguir isso  
marionetoo

Que atleta da atualidade é dono do Jiu Jitsu mais bonito?

Recommended Posts

1395880_560613080658723_292649813_n.jpg

Admirados por sua criatividade, jogo plástico e estilo eficiente, os craques do Jiu Jitsu são cada vez mais numerosos. O que nos levou à dúvida: que competidores da ativa encantariam mais os fãs? Quem seriam de fato os faixas-pretas que mais arrebatam o público e atraem torcedores aos estádios e ginásios?

Começamos esta enquete com a ajuda de nossos mais fiéis colaboradores. No voto popular, coletado no site e nas mídias sociais da Graciemag, os três mais citados foram Marcus Buchecha, Rodolfo Vieira e Leandro Lo. Um trio e tanto.

A partir daí, apurando com seis professores e ábritros sempre assíduos à beira dos principais campeonatos de Jiu Jitsu do mundo. Aí a eleição esquentou.

O primeiro a votar foi o bicampeão mundial absoluto e lutador de MMA Marcio "Pé de Pano", que competiu até o Mundial 2012 e hoje ensina na Flórida. Injusto votar em apenas um, então o voto veio triplo:

"Quem mostra um Jiu Jitsu bonito hoje são Buchecha, Rodolfo e Leandro Lo", opinou Pé, concordando com o voto do povo. E emendou, bem a seu modo: "Agora, os mais feios são dos que fazem a guarda 50/50. Sou a favor de prisão perpétua para quem for pego fazendo a guarda 50/50", disparou, com uma gargalhada. Para cutucar Pé de Pano,indagamos se o estilo de Lo pode ser vistoso mesmo sem tantas finalizações. "Ele tem um Jiu Jitsu muito solto, joga aberto seja contra quem for. Isso pra mim é mais difícil e admirável do que sair finalizando todo mundo", justificou.

A seguir, Romero Jacaré, fundador da Alliance, apresentou seus três eleitos: "Buchecha, Rodolfo e Lucas Lepri". O voto do ábritro e professor André"Negão" Terencio chegou parecido: "Poucos têm um Jiu Jitsu para a frente e de encher os olhos como Rodolfo Vieira, Marcus Buchecha e Xande Ribeiro".

Marcio Feitosa, um dos comandantes da Gracie Barra, topou participar e opinou: "Vou de Bráulio Estima, Paulo Miyao e Rodolfo". O tricampeão mundial dos leves detalhou suas escolhas pessoais.

"Para mim o Jiu Jitsu do Bráulio é um dos mais bonitos por utilizar a flexibilidade para fazer uma guarda solta, rica em finalizações criativas que parecem surgir do nada. E gosto do Miyao porque compensa a falta de peso (ele tem 61kg) e força (venceu o último absoluto contra caras bem mais fortes) criando alavancas que até hoje não consegui entender", elogiou Feitosa, antes de arrematar Rodolfo:

"Gosto do Jiu Jitsu do Rodolfo porque ele estudou a parte de quedas e a pressão na passagem de guarda. Admiro quem consegue marcar pontos de queda em lutas de alto nível no Jiu Jitsu. Um dos motivos da minha admiração é pelo fato de ser uma missão complicadíssima dar queda no Jiu Jitsu. Diferente do judô, o kimono do Jiu Jitsu é justinho no corpo, e ainda por cima existe a possibilidade de puxar para a guarda", destrinchou.

Veio então o pitaco do árbitro Muzio de Angelis, um dos juízes mais ativos e respeitados da IBJJF. Fala, Muzio: "Gosto do estilo do Marcus Buchecha, do André Galvão e do Caio Terra. São três atletas que não esperam vencer por punição; se tiverem a mínima oportunidade, eles vão para finalizar mesmo".

Pleito praticamente decidido, sentimos falta de mais um voto. Recorremos a Royler Gracie, tetracampeão da Gracie Humaitá e filho do grande mestre Helio. Royler não se fez de rogado: "Não posso deixar de falar que gosto do Jiu Jitsu para a frente. Entre os atletas de que mais gosto, portanto, estão Marcus Vinicius de Almeida, Rodolfo Vieira e Rubens Charles Maciel. Acho que todos os três lutam para a frente e sempre com ritmo".

Os três mais votados, portanto, curiosamente uniram eficiência e estilo: Marcus Buchecha, atual campeão mundial absoluto; Rodolfo Vieira, atual vice absoluto e tricampeão mundial dos pesados; e Leandro Lo, atualmente bi mundial dos pesos leves. Gostou do resultado? Em quem você apostaria?

Matéria retirada da Revista Graciemag do mês de Novembro.

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lo todo mundo vem descendo a lenha nele por nao finalizar

sei lá, não considero neste caso 'descendo a lenha'... o cara foi citado entre os maiores da atualidade... foi só apontado um defeito no seu jogo (que eu concordo, ele tem mesmo que melhorar isso no jogo ele - algo já admitido pelo próprio)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho o Buchecha, de longe. Cara gigante que se movimenta como peso leve, faz posições inovadoras (inclusive as da final do absoluto/2013), sempre dando giro lutando pra frente.

Jiu jitsu moderno e eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre fui fã do Xande ... mas ... o Bucheche elevou o "jogo bonito e pra frente" a outro nível ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais interessante pra mim

Foi ninguem citar o kron gracie

Pra mim esse garoto é fera , luta pra frente .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor eu não sei mas o Jiu jitsu "Bunito" so eu de sunga branca dando triangulo todo suadinho smmooke haha

Porra galera louca, so tem figura kkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me amarro no Lo, pra mim tá entre os melhores lutadores da atualidade e meu jogo de guarda é bem inspirado nele. A toreada também! Mas vou te falar que acho "feio" o jogo. Ele não é muito plástico, e muitas vezes o estilo dele de lutar parece ser meio "desengonçado" (se tu for analisar, pra passar a guarda aranha ele muitas vezes da uma zunida no pé do cara pro outro lado e se joga tentando segurar o 100 kilos [não que ele não seja eficiente]).

Rafael mendes (quando não luta amarrando) tem o jiu mais bonito da atualidade pra mim. Se garimparem as lutas dele vão ver.. Num HL que eu fiz tinha uma raspagem do armlock encaixado linda que ele fazia. Tem umas raspagens animais da 5050, além de pegar as costas muito bem.

Outro é o Cobrinha. Mesmo já sendo master ele apavora no aulto, e pra mim ele tem um dos melhores jogos de pegada de costas da atualidade. No mundial de 2012 ele pegou as costas de todo mundo, menos do Rafa. Finalizou a maioria das lutas a partir de lá também.

O último seria o Marcelinho, mas como ele tá "aposentado" e não luta um mundial já fazem dois anos, vou citar outro. Acho que seria o Rodolfo.. apesar de algumas vezes parecer que ele faz umas grosserias. Acho o jogo de passagem dele fenomenal, e além de rápido o cara dá muita pressão. Esse é um cara digno de estar na lista do Naja de lutadores mais plásticos da atualidade. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelinho acabou meio que caindo no esquecimento por nao estar competindo nos ultimos anos.

Rodolfo

Buchecha

Galvao

Sao os caras atualmente que eu mais gosto em ver lutar. Lutam pra frente, tem um jogo plastico e estao sempre tentando finalizar as lutas. Sao meus favoritos.

O Lo melhorou muito suas finalizacoes. No Rio Open ele pegou todo mundo. Ele esta melhorando nessa parte tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso