Entre para seguir isso  
Mike-LA

Allan Góes critica guarda berimbolo e lembra dos primóridos do MMA

Recommended Posts

Considerado um dos atletas mais técnicos formados por Carlson Gracie, Allan Góes está radicado nos EUA desde os anos 1990, e já lutou em eventos como UFC, Pride, Meca e IFL. De passagem pelo Brasil, o faixa-preta bateu um papo com o PVT e, entre outros assuntos, falou sobre uma de suas especialidades, a guarda.

Allan criticou a maneira com que alguns atletas vêm usando esta posição, e falou até de uma polêmica guarda que vem sendo usada no Jiu-Jitsu, a berimbolo.

"Aprendi com o Carlson e com o Murilo Bustamante a fazer aquela guarda casca grossa, que ninguém passa. Uma guarda que está acabando hoje, pois o pessoal quando cai quer logo ir pra grade. Então, a arte, a beleza da guarda, ela está acabando. Tem até faixa-preta que não sabe fazer guarda", disse, "Tem gente que cai de costas e fica apavorado. Aí vieram me perguntar dessa guarda berimbolo. Se você fizer essa guarda berimbolo no vale tudo, sua cara vai virar um berimbolo. Isso não serve pra vale tudo nem jiu-Jitsu, que é um esporte pra ser eficiente e ser defender. O Jiu-Jitsu está se tornando um negócio feio de se ver. Isso está matando a história da guarda, que era pra ser uma coisa agressiva, com armlock, triângulo, raspagem, pé no quadril e porrada! Isso foi o que o Carlson ensinou. O Carlson ganhou do Waldemar Santana e vingou o Hélio Gracie fazendo isso. Você tem que fazer coisas novas, mas não pode esquecer da sua fundação, pois é isso que segura o prédio. Não adianta ser um prédio bonito e não ter uma boa fundação, senão ele vira um castelo de areia".

No vídeo exclusivo que você assiste abaixo, Alan, que já treinou com Vitor Belfort e enfrentou Dan Henderson, analisou a disputa entre eles no UFC Goiânia, falou da evolução do Jiu-Jitsu, e muito mais.

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/5359-allan-goes-%E2%80%9Cse-fizer-guarda-berimbolo-no-vale-tudo-sua-cara-vai-virar-um-berimbolo%E2%80%9D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gostar do Berimbolo qualquer um tem o direito, porém desmerecer a técnica é totalmente equívoco, porque lutadores como Paulo Miyao, que recentemente pegou a preta, ta passando o carro em muito faixa preta por ai com essa técnica, e não é vencendo por pontos não, e sim finalizando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É assunto polêmico.

Acho que contra wrestlers como Jones e Weidman não dá pra fazer a berimbolo, ou o espancamento vem nervoso.

Não acredito na berimbolo contra caras de ground and pound brutal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a posição dele, ele recebeu uma formação de Jiu Jitsu de briga, defesa pessoal, a famosa old school tão falada aqui no forum, acredito que pra eles seja muito difícil essa separação do esportivo, pelo que acompanho ele veio de um treinamento pra se defender das típicas invasões de academia, onde com certeza o berimbolo não teria espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É assunto polêmico.

Acho que contra wrestlers como Jones e Weidman não dá pra fazer a berimbolo, ou o espancamento vem nervoso.

Não acredito na berimbolo contra caras de ground and pound brutal.

No MMA não funciona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a posição dele, ele recebeu uma formação de Jiu Jitsu de briga, defesa pessoal, a famosa old school tão falada aqui no forum, acredito que pra eles seja muito difícil essa separação do esportivo, pelo que acompanho ele veio de um treinamento pra se defender das típicas invasões de academia, onde com certeza o berimbolo não teria espaço.

boa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo a posição dele, ele recebeu uma formação de Jiu Jitsu de briga, defesa pessoal, a famosa old school tão falada aqui no forum, acredito que pra eles seja muito difícil essa separação do esportivo, pelo que acompanho ele veio de um treinamento pra se defender das típicas invasões de academia, onde com certeza o berimbolo não teria espaço.

Eu acho que é bem por aí mesmo, vc matou a charada!

Até eu, que sou relativamente novo, mas que iniciou no JJ com esse clima ainda de briga, porrada, pitboys, invasão de academia e rixa com a LL, é complicado desconectar o esporte de competição do lado mais defesa pessoal.

Eu particularmente nao gosto de berimbolo, acho feio, e concordo que vai contra a essência do JJ DEFESA PESSOAL.

Mas já está mais que provado que como ESPORTE DE COMPETIÇAO, tem sua eficiência.

Lembrei da luta dele com o Coleman...imagina se ele tivesse feito o Berimbolo; tinha morrido! :rolleyes:

Ah, eu ri sobre as cordas.... :bheh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pera aí

Berimbolo é uma bosta que só serve pra competição e se você tentar isso na rua você se lasca e acaba tomando uma porrada histórica

mas se o fulano vai pro submission, toca no oponente pra poder sentar no chão e se move limpando o tatami arrastando a bunda não tem problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enche o saco esse mimimi da velha guarda contra o Berimbolo as vezes, viu.

O bagulho é um movimento extremamente eficiente pra atacar as costas ou raspar, o que caralho tem de errado com isso???

Se for criticar quem fica com a bunda no chão o tempo todo esperando pra fazer só isso e esquece de lutar, tudo bem, até concordo. Mas se o cara tá ali fazendo guarda e o adversário dá mole pra ele ir pras costas berimbolando ele vai deixar passar pq isso não é old school??

E outro argumento estúpido é "isso não serve no MMA/Briga de rua". Foda-se ué. Até onde eu sei, quem está berimbolando está vivendo do Jiu Jitsu, não do MMA. Hoje o Jiu Jitsu é um esporte de competição, por meio do qual muita gente sustenta a família. Não tem fundamento abrir mão de um Berimbolo que pode te fazer ganhar um campeonato e levar uma grana pra casa pq "se fosse MMA sua cara viraria um berimbolo".

No mais, a corda do ringue mandou lembranças Allan Goes!!

faz fora de um campeonato que tu vê oq tem de errado com isso kkk

o cara defende que jiu jitsu é uma arte marcial, é luta séria,tem um proposito...

berimbolo quebra a tradição e transforma o jiu jitsu uma coisa que ele não é: uma arte marcial inefetiva na porrada

Editado por lapada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas tem centenas de outras técnicas no jiu jitsu que são inúteis no MMA ou numa briga e que sempre foram treinadas e ninguém fala nada.

Alguém faz estrangulamento de lapela no MMA? Ezequiel? Guarda aranha? Pq essas técnicas ninguém fala que não precisa treinar? Só pq "sempre estiveram aí", desde o começo?

E ele ainda fala que "Isso não serve pra vale tudo nem jiu-Jitsu, que é um esporte pra ser eficiente e ser defender". Se ele acha isso, ele tem todo direito de ensinar o que achar eficiente na academia dele. Mas não de desmerecer uma técnica que SERVE SIM no Jiu Jitsu só pq ela é novidade.

Exatamente.... eu acho ridiculo esse tipo de comentario, se ele quer criticar o jiu jitsu competitivo em um todo ele tem todo direito, agora falar de uma posição só, é ignorancia pura....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

Allan Goes é porradeiro, foi um dos poucos jiu jiteiros que enfrentou e porrou o Sakuraba, merece respeito pelo que fez no ringue. Faixa Preta casca grossa do Carlson Gracie, honra que poucos podem sustentar em suas vidas.

Concordo com suas palavras, uma grande entrevista.

É jiu jitsu esportivo? Beleza. Tá longe do que os mestres ensinaram. Durmam com isso, escutem os discípulos dos mestres falarem as verdades e escutem calados.

E a entrevista não se resume a isso, tem muitas outras verdades e coisas interessantes que ele fala.

Editado por south_Pitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Enfia essa cambalhota no rabo! Vai dar cambalhota na luta de MMA pra ver, vai ficar que nem o Allan Goes". :lol:

ps: não lembro se foi assim a frase e nem se foi sobre o Allan Goes mesmo que o Renzo falou.

Editado por rafael.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas tem centenas de outras técnicas no jiu jitsu que são inúteis no MMA ou numa briga e que sempre foram treinadas e ninguém fala nada.

Alguém faz estrangulamento de lapela no MMA? Ezequiel? Guarda aranha? Pq essas técnicas ninguém fala que não precisa treinar? Só pq "sempre estiveram aí", desde o começo?

E ele ainda fala que "Isso não serve pra vale tudo nem jiu-Jitsu, que é um esporte pra ser eficiente e ser defender". Se ele acha isso, ele tem todo direito de ensinar o que achar eficiente na academia dele. Mas não de desmerecer uma técnica que SERVE SIM no Jiu Jitsu só pq ela é novidade.

no MMA n... mas porrada na rua da para fazer tranquilo ezequiel e lapela dependendo da rouba do cara que tu vai brigar... na época do Helio galera só andava de terno...berimbolo n... tu for fazer berimbolo leva logo um chute no cu e um pisão na cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no MMA n... mas porrada na rua da para fazer tranquilo ezequiel e lapela dependendo da rouba do cara que tu vai brigar... na época do Helio galera só andava de terno...berimbolo n... tu for fazer berimbolo leva logo um chute no cu e um pisão na cara

delariva, aranha, meia-guarda ... não é só berimbolo nao.. como o Allan disse, vai fazer meia-guarda no MMA pra vc ver o que acontece...

E o Allan cita o Buchecha como o melhor atleta de jiu, e é um cara que berimbolou o Roger no metamoris.... pelo que eu me lembro na final do mundial tb teve um no Rodolfo, o Rodolfo tb já berimbolou o judoca na Podio se eu não to enganado...

Então, eu acho que ele tem toda razão de criticar o jiu-jitsu competitivo que foge totalmente da ideia do que o Helio Gracie ensinava....

Agora pegar uma posição pra descer o pau é mto ridiculo....

Com todo respeito, eu acho ridiculo essa pessoal que fica com papo nostalgico, acho só serve para se dizerem "melhores" daqueles que estão brilhando agora como Keenan e os Myiao da vida... quer ser old-school msm? vai fazer aula de defesa pessoal, pq se vc quer ser campeão mundial tem que saber de tudo ... esporte evoluiu e a culpa não é dos atletas, principalmente os que estão ganhando...

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

delariva, aranha, meia-guarda ... não é só berimbolo nao.. como o Allan disse, vai fazer meia-guarda no MMA pra vc ver o que acontece...

E o Allan cita o Buchecha como o melhor atleta de jiu, e é um cara que berimbolou o Roger no metamoris.... pelo que eu me lembro na final do mundial tb teve um no Rodolfo, o Rodolfo tb já berimbolou o judoca na Podio se eu não to enganado...

Então, eu acho que ele tem toda razão de criticar o jiu-jitsu competitivo que foge totalmente da ideia do que o Helio Gracie ensinava....

Agora pegar uma posição pra descer o pau é mto ridiculo....

Com todo respeito, eu acho ridiculo essa pessoal que fica com papo nostalgico, acho só serve para se dizerem "melhores" daqueles que estão brilhando agora como Keenan e os Myiao da vida... quer ser old-school msm? vai fazer aula de defesa pessoal, pq se vc quer ser campeão mundial tem que saber de tudo ... esporte evoluiu e a culpa não é dos atletas, principalmente os que estão ganhando...

O buchecha não berimbolou o roger no metamoris.

O Buchecha raspou o roger, é bem diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso