logan_rj

Maeda ensinava jiu-jitsu no Rio 10 anos antes dos Gracies

Recommended Posts

Convidado south_Pitbull

south_Pitbull

a discução aqui é a nível histórico, Judô hj é limitado ao extremo, existe um movimento grande tentando fazer com que o Judô volte a suas origens, se desejar saber mais poderei postar aqui, mas concordo com vc em tudo, BJJ hj é muito mais atrativo que o Judô atual brother, tem razão quando fala que as academias estão lotadas de judocas europeus, essa é uma realidade, e se a FIJ não mudar essas regras o Judô estilo olímpico vai afundar...mas volto a questão, o debate fica a nível histórico, não tem como comparar Judô atual e BJJ. E como eu disse, BJJ é uma esponja, pega tudo de eficiente e absorve, já o Judô parou no tempo devido as regras impostas pela FIJ.

Nada doutor, tu não viu o ultimo mundial? O chão fluindo por 1 min, 1 min e meio das lutas, eu achei isso fantástico cara.

A questão que eu acho, e esse tópico é bem propício para isso, tua chegada é ótima, até porque temos um faixa preta de judô portugues, que é gente finissima e debate direto conosco do bjj, temos um faixa preta de bjj e judô que é o f.nietzsche, além de uma série de casca grossas já rodados em tatames da vida do bjj, como tu já deve ter notado. Eu estou no meu 13o ano de jiu jitsu (sou faixa marrom), temos pelo menos outros 5 marrons aqui no forum, pretas com 4 ou 5 graus (que já estão quase para o tempo de faixa coral), que treinaram e treinam com os gracies, como o Lawyer e Alm, pretas espalhados por todo o Brasil, São Paulo, Bahia, Amazonas, Rio grande do Sul, enfim, todos os estados.

O debate é bem rico e a única coisa que eu acho que o judô brasileiro perde para os gringos é no quesito ESPONJA.

Enquanto os franceses desde 2004, 2005, vem treinar jiu jitsu conosco. Te digo isso porque em 2004 eu visitei o tatame do mestre de la riva em copacabana, mandaram eu treinar com um faixa azul, um baixinho alemão forte pa caramba. Rapaz, foi um treino muitissimo duro, demorei vários minutos para raspar, depois que raspei me dei bem, mas foi muito dificil.

Aí quando terminou, me falaram que ele era um judoca francês, de um grupo de judocas franceses que estavam lá treinando e vieram competir o mundial de jiu jitsu.

Se eram da seleção, até acho que não Takeo, mas sem dúvida aquilo era um intercâmbio, e eles foram logo numa escola carlson gracie, em um tatame de um dos melhores professores do mundo, um dos caras mais técnicos que existe, que é o mestre de la riva, seria "coincidencia".

Hoje os franceses dão pau nos brasileiros nas competições quando caímos no chão.

Os japoneses obviamente nós já sabemos o que se passa, dominam o ne waza, são muitíssimos completos.

A questão é que o Judô brasileiro tem a possibilidade de além de ter um extremo nível de tecnica de projeção, pode ter um extremo nível de técnica de solo, exatamente como Canto fazia. A questão é perder essa "rivalidade" boba com o jiu jitsu. Fazer intercâmbio como o Canto fazia. Pegar pretas casca grossa e levar pro tatame da seleção para DAR AULA.

Encaixa uma raspadinha, uma passagenzinha de guarda. CAMPEÃO OLÍMPICO DE JUDO!

Estou errado? Creio que não! Os gringos já perceberam, a gente é que come mosca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestre LAWYER...

não tive intenção de ser rude, peço desculpa se causei essa impressão. Minha intenção aqui é outra...

Seja bem-vindo! Segue o barco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

south_Pitbull

não ligo pra esse lance de rivalidade não, já treinei jiu e tenho uma porrda de amigos do jiu, só não dei continuidade devido a minha lesão na coluna...acho super interesante o intercâmbio, é bom pra geral, mas não vejo Judô como apenas um esporte competitivo, mas deve servir pra auto aperfeiçoamento, assim como toda arte marcial moderna deveria, mas cada um sabe o que faz...não me ligo muito nesse lance de olimpíadas, competição, sou meio das antigas mesmo, uma outra visão, mas entendo o que estas a falar...europeu sempre foi bom de chão, tem uma galera alí mais livre das regras internacionais, mas foi como eu disse, ou a FIJ mida alguma coisa ou vai perder "território", já existe um movimento se organizando, a coisa tende a crescer, o BJJ se demorar vai por esse caminho "espinhoso" onde a arte se modifica as regras modernas, aos poucos se transforma em um "novo Judô", hj já não vale um monte de coisas da minha época...mas sei que tem um pessoal da antiga que ainda preserva o estilo mais tradicional.

e não se liga nesse lance de rivalidade BJJ x Judô não, não quero passar essa imagem, meu foco é pesquisa histórica, contar as coisas como realmente aconteceram, só isso mano, aqueles que vestem um gi são irmãos no suor e no sangue...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

south_Pitbull

não ligo pra esse lance de rivalidade não, já treinei jiu e tenho uma porrda de amigos do jiu, só não dei continuidade devido a minha lesão na coluna...acho super interesante o intercâmbio, é bom pra geral, mas não vejo Judô como apenas um esporte competitivo, mas deve servir pra auto aperfeiçoamento, assim como toda arte marcial moderna deveria, mas cada um sabe o que faz...não me ligo muito nesse lance de olimpíadas, competição, sou meio das antigas mesmo, uma outra visão, mas entendo o que estas a falar...europeu sempre foi bom de chão, tem uma galera alí mais livre das regras internacionais, mas foi como eu disse, ou a FIJ mida alguma coisa ou vai perder "território", já existe um movimento se organizando, a coisa tende a crescer, o BJJ se demorar vai por esse caminho "espinhoso" onde a arte se modifica as regras modernas, aos poucos se transforma em um "novo Judô", hj já não vale um monte de coisas da minha época...mas sei que tem um pessoal da antiga que ainda preserva o estilo mais tradicional.

e não se liga nesse lance de rivalidade BJJ x Judô não, não quero passar essa imagem, meu foco é pesquisa histórica, contar as coisas como realmente aconteceram, só isso mano, aqueles que vestem um gi são irmãos no suor e no sangue...

Tamo junto então, aqui a galera é tudo marrenta, tudo meio de sangue quente de tatame, já ocorreu discussão diversas vezes, mas todo mundo tem respeito, afinal somos praticantes de arte marcial, pingamos suor no tatame, ralamos a cara no kimono e isso une todo mundo, de diferentes artes marciais, histórias, matrizes mas a base é sempre a mesma, viemos da linhagem dos samurais.

Quanto a atratividade do Judô, eu acho uma arte marcial linda, pretendo matricular meu filho quando for criança. Depois, já mais crescido, aí vou levá-lo para o jiu jitsu, onde eu mesmo vou dar aula. Mas confesso que se um dia arrumar tempo e uma academia próxima de casa, tenho vontade de fazer todo o caminho das faixas do judô, acho uma arte marcial sensacional, por inúmeros motivos, foi onde comecei com 6 anos, é de uma extrema educação, pedagogia, respeito, disciplina, uma faixa preta de judô é algo extremamente honrado.

De repente é um projeto para a vida.

Editado por south_Pitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh, acho que finalmente descobrimos a identidade do Observador!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai ai, agora querem me convencer que Jiu Jitsu é a mesma coisa que Judô, mesmo depois dos próprios japoneses terem reconhecido a mudança marcial que os próprios brasileiros fizeram no estilo.

South,

Não, JJB e Judo não são a mesma coisa, mas é um facto que o JJB nasceu a partir do Judo e evoluiu, tornando-se algo diferente... e tem evoluído tanto (para o mal e para o bem) que muita gente da "velha guarda", como tu, aponta o dedo a muita coisa que hoje se vê nos tatames.

Eu ainda não comentei algumas coisas que aqui foram colocadas porque estou no inicio de ano lectivo e não tenho tido tempo para nada, mas em breve vou colocar aqui o meu ponto de vista relativamente a essas questões.

Apenas deixo aqui uma pergunta que pode dar inicio a uma discussão muito interessante e produtiva:

- Se eu que sou um cinto preto de judo, com curso de treinador da minha federação, decidir começar a ensinar JJB a partir dos conhecimentos, isso faz de mim um "Ju-Jiteiro"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vale o gif do Michael Jackson comendo pipoca, porquê a discussão aqui vai ser de alto nível !!!

Vou só ler e aprender ... parece que esse nosso amigo Judoca, tem muito a dizer.

fefocomendopipoca.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas deixo aqui uma pergunta que pode dar inicio a uma discussão muito interessante e produtiva:

- Se eu que sou um cinto preto de judo, com curso de treinador da minha federação, decidir começar a ensinar JJB a partir dos conhecimentos, isso faz de mim um "Ju-Jiteiro"?

Não, portuga, tú és faixa-branca de Jiu-Jitsu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta ao amigo Takeo Yano:

O Judo era visto antigamente como um estilo de Jiu Jitsu/JuJutsu??? Ou era algo totalmente separado do Jiu Jitsu tradicional japones?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"O Judo era visto antigamente como um estilo de Jiu Jitsu/JuJutsu??? Ou era algo totalmente separado do Jiu Jitsu tradicional japones? "

Boa noite Brother, velho, isso depende, no começo Kano ainda recebia instrução de Kito Ryu Jujutsu, isso em 1882, mas as coisas aconteceram naturalmente, até o nome Judô só foi realmente implantado em 1883, isso devido a marginalização do JJ ( genérico), brigas, duelos e o que mais Kano abominava, espetáculo...como era ligado a uma educação de alto nível, queria se desligar de alguma forma da palavra JJ, mesmo sabendo que o que ele fazia era JJ de uma maneira moderna e pedagógica, ele explica que esse nome não era de sua criação, mas vinha de uma escola antiga de JJ, para não aconter nenhuma confusão, chamou de KODOKAN JUDO e não apenas de Judô, mas se refewria a arte como JJ, só que mostrada de uma outra maneira, uma arte moderna para um Japão moderno. A diferença é que no Kodokan a tranformação do JJ foi algo ciêntífico, pedagógico e filosófico, baseava-se em estudos modernos, a maneira de se treinar o JJ tradicional era arcaica e muitas das vezes perigosas, quando falam que Kano retirou técnicas perigosas, não se refere a chutes e socos, esses existem aos monte no Judô, infelizmente não é treinado, ele retirou técnicas que causavam lesões nos treinos, um exemplo, o Ippon seoi nage que todos conhecem, tinha a finalidade de jogar o oponente de cabeça no chão para danificar a cervical, alguns manuais antigos chamam a técnica de "Kata Seoi", Kano sabia que não poderia treinar com alguém assim sem correr riscos ao praticante, adaptou e corrigiu os movimentos, tenho alguns livros bem antigos que poderia colocar como exemplo, técnicas que todos fazemos mais de forma bem arcaica, machucava...desenvolveu o UKEMI-WAZA, um amortecimento de quedas, na verdade veio de um trabalho de uma outra escola pesquisada por Kano, a pedagogia foi um fator muito importante, o que se levava anos para se aprender nos antigos estilos, se levava meses para aprender no Kodokan, nos antigos estilos também se baseava mais em formas pré determinadas (Katas), no Kodokan as formas eram livres, ou seja, o que se aprendia na aula, o aluno era incentivado a colocar em prática livre, randori no judo, kumite no karate, rola no BJJ...nas escolas antigas a coisa era meio que "macete", e o verdadeiro "pulo do gato" não se ensinava de primeira, o aluno tinha que apanhar muito e somente algum tempo depois era apresentado a técnica de uma forma mais pedagógica, existia também uma certa "aura mística", sempre ligados a entidades ou divindades...Kano baseava-se apenas na ciência e pesquisa...no começo ele não foi visto com bons olhos, achavam que ele estava prostituindo o JJ japonês...pra Kano não existia mistério no estudo do JJ, era uma herança cultural que deveria ser preservada e modernizada, uma outra contribuição foi o forte padrão moral e educacional promovido por ele, na visão de Kano, o Judô ou JJ deveria ser algo para contribuir para o desenvolvimento do praticante, seja técnico, teórico ou filosófico, basicamente era isso...era um apanhado de várias escolas, coisa meio que novidade na época.

Editado por Takeo Yano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"O Judo era visto antigamente como um estilo de Jiu Jitsu/JuJutsu??? Ou era algo totalmente separado do Jiu Jitsu tradicional japones? "

Boa noite Brother, velho, isso depende, no começo Kano ainda recebia instrução de Kito Ryu Jujutsu, isso em 1882, mas as coisas aconteceram naturalmente, até o nome Judô só foi realmente implantado em 1883, isso devido a marginalização do JJ ( genérico), brigas, duelos e o que mais Kano abominava, espetáculo...como era ligado a uma educação de alto nível, queria se desligar de alguma forma da palavra JJ, mesmo sabendo que o que ele fazia era JJ de uma maneira moderna e pedagógica, ele explica que esse nome não era de sua criação, mas vinha de uma escola antiga de JJ, para não aconter nenhuma confusão, chamou de KODOKAN JUDO e não apenas de Judô, mas se refewria a arte como JJ, só que mostrada de uma outra maneira, uma arte moderna para um Japão moderno. A diferença é que no Kodokan a tranformação do JJ foi algo ciêntífico, pedagógico e filosófico, baseava-se em estudos modernos, a maneira de se treinar o JJ tradicional era arcaica e muitas das vezes perigosas, quando falam que Kano retirou técnicas perigosas, não se refere a chutes e socos, esses existem aos monte no Judô, infelizmente não é treinado, ele retirou técnicas que causavam lesões nos treinos, um exemplo, o Ippon seoi nage que todos conhecem, tinha a finalidade de jogar o oponente de cabeça no chão para danificar a cervical, alguns manuais antigos chamam a técnica de "Kata Seoi", Kano sabia que não poderia treinar com alguém assim sem correr riscos ao praticante, adaptou e corrigiu os movimentos, tenho alguns livros bem antigos que poderia colocar como exemplo, técnicas que todos fazemos mais de forma bem arcaica, machucava...desenvolveu o UKEMI-WAZA, um amortecimento de quedas, na verdade veio de um trabalho de uma outra escola pesquisada por Kano, a pedagogia foi um fator muito importante, o que se levava anos para se aprender nos antigos estilos, se levava meses para aprender no Kodokan, nos antigos estilos também se baseava mais em formas pré determinadas (Katas), no Kodokan as formas eram livres, ou seja, o que se aprendia na aula, o aluno era incentivado a colocar em prática livre, randori no judo, kumite no karate, rola no BJJ...nas escolas antigas a coisa era meio que "macete", e o verdadeiro "pulo do gato" não se ensinava de primeira, o aluno tinha que apanhar muito e somente algum tempo depois era apresentado a técnica de uma forma mais pedagógica, existia também uma certa "aura mística", sempre ligados a entidades ou divindades...Kano baseava-se apenas na ciência e pesquisa...no começo ele não foi visto com bons olhos, achavam que ele estava prostituindo o JJ japonês...pra Kano não existia mistério no estudo do JJ, era uma herança cultural que deveria ser preservada e modernizada, uma outra contribuição foi o forte padrão moral e educacional promovido por ele, na visão de Kano, o Judô ou JJ deveria ser algo para contribuir para o desenvolvimento do praticante, seja técnico, teórico ou filosófico, basicamente era isso...era um apanhado de várias escolas, coisa meio que novidade na época.

Pow brother valeu pela explicação... Depois gostaria de tirar mais duvidas com vc se possivel!

Abraços e uma boa noite!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

South,

Não, JJB e Judo não são a mesma coisa, mas é um facto que o JJB nasceu a partir do Judo e evoluiu, tornando-se algo diferente... e tem evoluído tanto (para o mal e para o bem) que muita gente da "velha guarda", como tu, aponta o dedo a muita coisa que hoje se vê nos tatames.

Eu ainda não comentei algumas coisas que aqui foram colocadas porque estou no inicio de ano lectivo e não tenho tido tempo para nada, mas em breve vou colocar aqui o meu ponto de vista relativamente a essas questões.

Apenas deixo aqui uma pergunta que pode dar inicio a uma discussão muito interessante e produtiva:

- Se eu que sou um cinto preto de judo, com curso de treinador da minha federação, decidir começar a ensinar JJB a partir dos conhecimentos, isso faz de mim um "Ju-Jiteiro"?

Tu és faixa preta de Judô, não tens conhecimento de Brazilian Jiu Jitsu.

A única coisa que diz a federação é que tu não pode competir de faixa branca, entao presume-se que tu não seja um iniciante mas sim um faixa azul, o mesmo ocorre com os wrestlers.

Mesmo assim, a grande maioria dos faixa preta de judô que eu conheci, tiraram suas faixa preta de judô e adentraram o tatame de jiu jitsu de faixa branca.

Assim como eu fiz no tatame de judô.

E eu sou guarda nova pô, velha guarda é o mestre Lawyer, mestre Alm, mestre Armlock, que treinam há mais de 20 anos.

Editado por south_Pitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, portuga, tú és faixa-branca de Jiu-Jitsu!

Endosso.

Entrei no Jiu Jitsu sendo Faixa Marrom de Judo e o que eu ouvi do meu Mestre foi: - Que bom, te ensinar a amarrar faixa eu não preciso.

E na real eu era branca mesmo. Branca grosso, bruto, sabia estrangular e pegar braço do kesa gatame, mas BRANCA.

Os brancas mais adiantados me raspavam e me pegavam e eu sequer sabia de onde vinha ou o que estava acontecendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

south_Pitbull

a discução aqui é a nível histórico, Judô hj é limitado ao extremo, existe um movimento grande tentando fazer com que o Judô volte a suas origens, se desejar saber mais poderei postar aqui, mas concordo com vc em tudo, BJJ hj é muito mais atrativo que o Judô atual brother, tem razão quando fala que as academias estão lotadas de judocas europeus, essa é uma realidade, e se a FIJ não mudar essas regras o Judô estilo olímpico vai afundar...mas volto a questão, o debate fica a nível histórico, não tem como comparar Judô atual e BJJ. E como eu disse, BJJ é uma esponja, pega tudo de eficiente e absorve, já o Judô parou no tempo devido as regras impostas pela FIJ.

Fala Elton,

Cria um topico falando sobre esse movimento do Judô, de se desligar dessas limitações que foram criadas para torná-lo um esporte.

Sem desmerecer, mas o judô hoje pode ser considerado uma arte marcial? É possível se defender em uma situação inesperada, usando o unicamente o Judô? Ou se tornou apenas um esporte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora