logan_rj

Maeda ensinava jiu-jitsu no Rio 10 anos antes dos Gracies

Recommended Posts

Respondo usado o meu achometro.

Acho que nenhuma ... internet tá aí ... todo mundo troca informação sobre tudo, muito campeonato, muito intercâmbio ...

Hoje acredito que temos algumas diferenças de características de determinadas escolas/equipes ... mas o Jiu-Jitsu hoje, é muito homogêneo.

Na época do Helio, o pessoal do Fadda eram os suburbanos ...

SIM! Muita coisa foi acrescentada ao jiu-jitsu desde então.

Chaves de perna e de pé vieram da luta livre e foram aos poucos incorporadas.

A ligação inicial com o judô e a migração de atletas dessa arte para o jiu-jitsu fortaleceu a parte de quedas (ainda deficiente em muitas academias).

Isso faz com que ao mesmo tempo que o jiu-jitsu se torna homogêneo, também se ramifica para diferentes propósitos...

O pessoal que vai para o MMA sabe que vai levar porrada na cabeça se ficar exposto a algumas posições, enquanto o pessoal de kimono tá cada vez mais indo pros berimbolos e estratégias para ganhar campeonato fazendo meia vantagem.

Exercícios para aquecimento como ginástica natural, circuito funcional, crossfit, etc acrescentaram maior controle corporal aos praticantes.

Como já foi dito, hoje todo mundo tem acesso a tecnicas e informação e isso simplesmente inviabiliza a possibilidade de ter algo único.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta:

Hoje em dia há alguma diferença entre o JJ que veio do Fadda e o que veio dos Gracie?

O jj que os gracies aprenderam era um

O jj que o Hélio modificou e outro

O jj que o Rolls desenvolveu e outro

O jj de hoje e outro

O auge do jj foi o Rolls e rickson

Hoje o jj caminhou para outra evolução mas deixou de lado os detalhes do básico

O detalhe que a galera sabe para fazer malabarismo , nao sabe para fazer o básico

Existe um elo perdido que vai deixar um buraco e vai em pouco tempo diminuir demais a efetividade do jj principalmente no mma

E o jj esportivo vai ser cada vez mais isso aí , pontos de raspagens fenomenais e etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SIM! Muita coisa foi acrescentada ao jiu-jitsu desde então.

Chaves de perna e de pé vieram da luta livre e foram aos poucos incorporadas.

A ligação inicial com o judô e a migração de atletas dessa arte para o jiu-jitsu fortaleceu a parte de quedas (ainda deficiente em muitas academias).

Isso faz com que ao mesmo tempo que o jiu-jitsu se torna homogêneo, também se ramifica para diferentes propósitos...

O pessoal que vai para o MMA sabe que vai levar porrada na cabeça se ficar exposto a algumas posições, enquanto o pessoal de kimono tá cada vez mais indo pros berimbolos e estratégias para ganhar campeonato fazendo meia vantagem.

Exercícios para aquecimento como ginástica natural, circuito funcional, crossfit, etc acrescentaram maior controle corporal aos praticantes.

Como já foi dito, hoje todo mundo tem acesso a tecnicas e informação e isso simplesmente inviabiliza a possibilidade de ter algo único.

Eu discordo desse final

A informação v sendo passada de maneira errada de professor para aluno e hoje num seminário do rickson você vê faixa preta campeao fazendo posição básica errado

Ate a kyra foi corrigida pelo rickson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fico meio cabreiro com essa história de jiu jitsu certo vs jiu jitsu errado e de ficar vendo a evolução das técnicas atuais com olhos ruins. Primeiro que, pra mim, não é a pessoa que se adapta ao jiu jitsu, e sim o jiu jitsu que se adapta a pessoa. Todos os praticantes, à medida que vão aumentando suas horas de tatame, vão adaptando o jiu jitsu para sí, mudando algumas posições de acordo com seu biotipo e etc.

Concordo que tem muitos praticantes por aí que conseguem fazer posições muito avançada mas não conseguem fazer o básico corretamente, eu mesmo gosto sempre de rever posições básicas do jj, principalmente fundamentos e etc. Lembro do Xande comentando que nos campeonatos via faixa-roxa, faixa-azul fazendo o berimbolo perfeitamente mas depois não conseguiam sair de um 100 kgs ou de uma montada. O lance, pra mim, é que o jj é um caminho pra vida inteira. Você nunca vai dominar o JJ por completo. Com certeza a experiência fez com que o próprio Rickson corrigisse, ao longo do tempo, muitos detalhes básicos que ele 'errava' quando mais novo, isso é mais do que natural. Ou vocês acham que com 20 anos o Rickson tinha o domínio da arte que tem hoje? Não vejo desmérito nenhum em um faixa preta campeão ter que reaprender movimentos básicos, assim como não vejo no Mestre Rickson ter que se atualizar em relação às novas posições que veem surgindo. As deficiências do jogo de cada um vão, com a experiência, se aperfeiçoando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu discordo desse final

A informação v sendo passada de maneira errada de professor para aluno e hoje num seminário do rickson você vê faixa preta campeao fazendo posição básica errado

Ate a kyra foi corrigida pelo rickson

Discordo buda. O Rickson é a excessão, quase nenhum preta das antigas tá no nível dele. Hoje o jiu-jitsu tá muito mais evoluido, concordo que tem muito cara que vai bem em competicao fazendo só um jogo, mas isso não quer dizer que o básico foi esquecido. Eu fui num seminário do Roger e via muitos pretas das antigas mostrando as posições old achool com menos detalhes do que os pretas da atualidade. Vê o estrangulamento do Roger comparado com o estrangulamento de 20 anos atrás. Vê a meia guarda do Caio Terra comparada com a meia guarda tradicional. Vê a toreada do Leandro Lo comparada com a dos caras das antigas! Tem uma diferença grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Carlos recebeu mais diretamente a influencia da disciplina japonesa dentro da arte e o Helio por sempre ter sido franzino tenha tido essa necessidade dos desafios de luta e ao que me parece levou muito a serio e na minha opiniao o Helio era mais "rebelde".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Axo que a melhor coisa para se entender o papel de carlos e helio gracie é o documentário gracies e o nascimento do vale tudo.

Editado por gardenalmack

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá com mais um resumo...

Isso é o pouco que sei e li a respeito

A Kodokan foi fundada no final do século 19, por um bom tempo a tática de difusão do esporte era mandar atletas de bom nível para os mais diversos lugares, Mitsuyo Maeda rodou muito até chegar ao Brasil, por acaso ele era excelente em newaza. Até meados do século 20 nao havia uma distinção clara entre Judo e Jiu Jitsu (Ju/Jiu = suave; Jitsu = arte; Do = Suave). Só nos anos 50 é o Judo virou mesmo judo.

Portanto o ensino do Jiu Jitsu no inicio do século com certeza existiu em vários pontos do Brasil, de uma forma ou de outra.

De maneira sucinta Carlos associou o Jiu Jitsu a uma filosofia de vida e aprimorou aspectos do combate no solo, Hélio adaptou o jogo ao seu biotipo, transformando realmente a Arte Suave.

O Jiu Jitsu é como água, e por isso é tão fantástico, diferente de lutas como TKD, que ficou sofrível, Karate e Kung Fu que também perderam muito.

No Jiu Jitsu nao, basta comparar os melhores de cada década nos últimos anos, são jogos muito distintos, e mesmo quando surge um anti-jogo como como a 50/50, a busca para conseguir algo para neutralizar já faz com que a arte evolua muito.

Os desafios são outra história...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em São Bernardo existia um mestre de judo chamado Suga (mais fontes do judo suga aqui), aonde o Mestre Suga era japones e veio ao Brasil e se instalou em São Bernardo (no site ta dizendo que ele aprimorava golpes de cintura com o levantamento de troncos de árvores no sítio da família :blink: )

De qualquer forma, Sensei Suga era aparentemente influente, foi juíz de uma série de competições importantes e faleceu mas deixou uma série de faixas pretas apaixonados pelo judo, pela arte (eles ensinam o que hoje é conhecido como judo tradicional), e pelo seu mestre, a dedicação é tanta que o dojo conta com faixas pretas originais dele, uns com 80 anos de idade e 60 de judo, tem 2 dojos, um cobra ajuda de custo de 80 reais para manutenção e aluguel do local, aonde se tem aula de segunda a sabado e vc pode ir todos os dias, e outro que é aonde fica tbm o escritório da confederação paulista de judo creio eu, as auals são gratuitas, tudo para levar o nome do sensei suga adiante.

Enfim, fui visitar o dojo e um dos faixa preta (50 anos de judo por aí, são faixa pretas bem antigos) contou que o Judo foi criado por Kano pegando golpes do Jiu Jitsu e, alguns golpes foram banidos(devem ser os tais golpes proibidos que Maeda ensinava, citado no artigo), outros golpes ele dizia que só seriam ensinados após certo tempo de prática e outros continuariam o mesmo, foi nessa base que foi criado o Judo, antes mesmo de eles quererem transformar em luta olímpica (mesmo por que nem sei se na época de Jigoro Kano existia as olimpíadas modernas rs)... mas fizeram isso depois de Kano observar que a "carreira" de muitos lutadores de jiu jitsu eram interrompidas bruscamente por conta de severas lesões que ocorriam durante os treinos, as finalizações que mais causavam lesões foram as banidas, e as outras ele percebeu que o pessoal mais experiente não se lesionava, ao mesmo tempo que um menos experiente se lesionava facilmente, ele dizia que só seriam aprendidas depois de certo tempo de treino.

A partir dessa transformação, o jiu jitsu que vivia na marginalidade em decorrência das severas lesões ganhou ares novos, aonde todos poderiam pratica-lo, sobre o nome de judo.

DIZEM tbm que o judo pode ter sido feito para inglês ver, ja que o jiu jitsu era fechado aos japoneses e estrangeiros não podiam aprender a arte, falam que jigoro kano pegou algumas técnicas montou, falou que era judo o nome e ensinou para os estrangeiros que insistiam em querer aprender :p

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta:

Hoje em dia há alguma diferença entre o JJ que veio do Fadda e o que veio dos Gracie?

Li em uma matéria acho que aqui mesmo no PVT que o mestre Fadda ensinou muita chave de perna, e isso foi crucial no desafio Gracie x Fadda, aonde muitos dos alunos dos Gracie, ao que deu a entender, foram pegos com chaves de perna... pelo Fada ser de periferia, os golpes na perna eram tidos como coisa de gueto pelos gracie... Uma diferença então poderia ser essa.

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Carlos recebeu mais diretamente a influencia da disciplina japonesa dentro da arte e o Helio por sempre ter sido franzino tenha tido essa necessidade dos desafios de luta e ao que me parece levou muito a serio e na minha opiniao o Helio era mais "rebelde".

Hélio parece que foi mais "usado" pelo Carlos para falar "Até esse rapaz franzino ganha de um boxer/capoeirista/kickboxer", não acho que o Hélio tinha a necessidade dos desafios, até mesmo pq George Gracie que não era franzino já tinha participado de muitos desafios, acho que Hélio era a "peça de marketing" que Carlos sempre procurou para o Jiu Jitsu decolar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SIM! Muita coisa foi acrescentada ao jiu-jitsu desde então.

Chaves de perna e de pé vieram da luta livre e foram aos poucos incorporadas.

A ligação inicial com o judô e a migração de atletas dessa arte para o jiu-jitsu fortaleceu a parte de quedas (ainda deficiente em muitas academias).

Isso faz com que ao mesmo tempo que o jiu-jitsu se torna homogêneo, também se ramifica para diferentes propósitos...

O pessoal que vai para o MMA sabe que vai levar porrada na cabeça se ficar exposto a algumas posições, enquanto o pessoal de kimono tá cada vez mais indo pros berimbolos e estratégias para ganhar campeonato fazendo meia vantagem.

Exercícios para aquecimento como ginástica natural, circuito funcional, crossfit, etc acrescentaram maior controle corporal aos praticantes.

Como já foi dito, hoje todo mundo tem acesso a tecnicas e informação e isso simplesmente inviabiliza a possibilidade de ter algo único.

Aí que ta Tartaruga, chaves de perna constavam no jogo do Fadda, eram tido pelos Gracie como jogo de suburbano, grosseria do gueto etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hélio parece que foi mais "usado" pelo Carlos para falar "Até esse rapaz franzino ganha de um boxer/capoeirista/kickboxer", não acho que o Hélio tinha a necessidade dos desafios, até mesmo pq George Gracie que não era franzino já tinha participado de muitos desafios, acho que Hélio era a "peça de marketing" que Carlos sempre procurou para o Jiu Jitsu decolar.

Assim como fez o Rorion com o Royce...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim como fez o Rorion com o Royce...

Exatamente... isso causou um primeiro raxa na família, com George Gracie indo acho que para SP ou Minas ou nordeste... ou pros três... não sei ao certo... rs... fato é que aparentemente isso pode ter causado um pequeno raxa tbm entre Rickson e Rorion :foimau:

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em São Bernardo existia um mestre de judo chamado Suga (mais fontes do judo suga aqui), aonde o Mestre Suga era japones e veio ao Brasil e se instalou em São Bernardo (no site ta dizendo que ele aprimorava golpes de cintura com o levantamento de troncos de árvores no sítio da família :blink: )

De qualquer forma, Sensei Suga era aparentemente influente, foi juíz de uma série de competições importantes e faleceu mas deixou uma série de faixas pretas apaixonados pelo judo, pela arte (eles ensinam o que hoje é conhecido como judo tradicional), e pelo seu mestre, a dedicação é tanta que o dojo conta com faixas pretas originais dele, uns com 80 anos de idade e 60 de judo, tem 2 dojos, um cobra ajuda de custo de 80 reais para manutenção e aluguel do local, aonde se tem aula de segunda a sabado e vc pode ir todos os dias, e outro que é aonde fica tbm o escritório da confederação paulista de judo creio eu, as auals são gratuitas, tudo para levar o nome do sensei suga adiante.

Enfim, fui visitar o dojo e um dos faixa preta (50 anos de judo por aí, são faixa pretas bem antigos) contou que o Judo foi criado por Kano pegando golpes do Jiu Jitsu e, alguns golpes foram banidos(devem ser os tais golpes proibidos que Maeda ensinava, citado no artigo), outros golpes ele dizia que só seriam ensinados após certo tempo de prática e outros continuariam o mesmo, foi nessa base que foi criado o Judo, antes mesmo de eles quererem transformar em luta olímpica (mesmo por que nem sei se na época de Jigoro Kano existia as olimpíadas modernas rs)... mas fizeram isso depois de Kano observar que a "carreira" de muitos lutadores de jiu jitsu eram interrompidas bruscamente por conta de severas lesões que ocorriam durante os treinos, as finalizações que mais causavam lesões foram as banidas, e as outras ele percebeu que o pessoal mais experiente não se lesionava, ao mesmo tempo que um menos experiente se lesionava facilmente, ele dizia que só seriam aprendidas depois de certo tempo de treino.

A partir dessa transformação, o jiu jitsu que vivia na marginalidade em decorrência das severas lesões ganhou ares novos, aonde todos poderiam pratica-lo, sobre o nome de judo.

DIZEM tbm que o judo pode ter sido feito para inglês ver, ja que o jiu jitsu era fechado aos japoneses e estrangeiros não podiam aprender a arte, falam que jigoro kano pegou algumas técnicas montou, falou que era judo o nome e ensinou para os estrangeiros que insistiam em querer aprender :p

Não creio que uma pessoa do gabarito de Jigoro Kano tenha criado o Judo simplemente para enganar os estrangeiros, acho que é uma ofensa a sua memória e tudo que ele realizou em vida, mas há realmente quem diga isso.

O Judô foi inserido nos jogos olímpicos desde a primeira olimpíada da era moderna, salvo engano!.

Na verdade acho que ele teve um trabalho homérico para identificar as diversas escolas de ju-jitsu antigo, compilar e registrar essas técnicas para que não se perdessem naquela fase de transição que o Japão atravessava em sua época.

Acho que o mérito dos Gracies (Carlos e Hélio) é maior ainda diante destas informações - de que apreenderam a arte com um Judoca - já que conseguiram perpetuar um ramo esquecido do Judo/Ju-Jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora