Recommended Posts

Eu estou é com dificuldade em evitar que me passem a guarda mais ou menos deste jeito:

http://www.youtube.com/watch?v=sQDcAdyavHA

Tipo isso aí, mas em vez de enterrarem o joelho na minha perna (00:12), desviam os meus dois joelhos para um lado e passam assim desse jeito para o outro, meio que deslizando, cruzado.

Normalmente a passagem acaba com o adversário assim nessa posição, no kesagatame, sendo isso o término do movimento. Acho que dá para imaginar.

kuzure_kesa_gatame.gif

Alguém tem uma dica para impedir isso aí pessoal?

Se for exatamente como está acontecendo no video, o primeiro passo é evitar aquela esgrima que ele faz com o braço direito. Sem ela ele não vai conseguir te deitar, o que já é meio caminho andado para evitar uma investida dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra coisa que tenho percebido é que as vezes esqueço de fazer as pegadas...o cara com mobilidade, solto ali por cima vai passar..pegada nas calças deve travar mais o passador e já é uma pegada pra raspar..

Acredito que esse seja o meu maior problema quando faço guarda. Eu sou oriundo da Luta Livre (sem kimono), e considero o meu jogo de guarda muito melhor sem kimono. Apesar de me ter adaptado bem às pegas quando o assunto é passar, quando é para fazer guarda ainda me perco um pouco, sendo que o resultado acaba muitas vezes por ser a minha guarda sendo passada. Nada que muitas horas de treino e amasso não resolvam (espero eu...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem passei um sufoco no treino. Um colega de treino um pouco mais pesado estava na minha guarda e começou a pesar pra abrir ou incomodar mesmo. Tentei dominar uma das mangas, pra raspar ou tentar finalizar e ele abraçou a minha cabeça pela parte de trás (cervical) com a outra mão. Nisso, ele jogou o peso pra cima de mim, empurrando a minha cabeça pra trás.

Quando senti a pressão, abri a guarda e mantive apenas a meia, tentando fugir o quadril. Nisso o cara abraçou a minha cabeça com as duas mãos e pressionou a minha cabeça pra trás com toda força. Como senti uma pressão grande no pescoço e fiquei com medo de tomar alguma lesão na cervical, bati na hora e falei: "Minha cervical, véi. Cuidado aí.". Aí o cara respondeu: "Onde que isso é cervical?". E ficou nisso.

Pra facilitar, a posição foi parecida com essa. Só que ele tava com os dois braços abraçando a minha cabeça pelo pescoço (por trás da cabeça) e fazendo força com o corpo dele pra cima.

otavio_sousa_montado_chicago_open.jpg

Pode isso? Escapei fedendo de tomar uma lesão séria ou foi cabacisse minha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

grappler, comigo acontece exatamente da mesma forma...com os mais pesados eles passam a minha guarda com certa facilidade.

se jogo com a guarda fechada consigo segurar mais os caras, mas também não faço nada...tento sair de quadril, escalar pra pegar um braço, um triangulo...mas em geral não sai nada rs.

de guarda gancho, o que tenho pensado e vou botar em prática é o seguinte. Não da pra ficar parado...é colocar os ganchos e tentar raspar, não deixar o cara ficar estável...ele tem que ficar desestabilizado o tempo todo. Se ficarmos só na defensiva ali por baixo é passagem de guarda...

outra coisa que tenho percebido é que as vezes esqueço de fazer as pegadas...o cara com mobilidade, solto ali por cima vai passar..pegada nas calças deve travar mais o passador e já é uma pegada pra raspar..

bem, isso tudo são coisas que o branquinha aqui está pensando. Com a palavra os graduados...

Ps: vcs estao puxando pra guarda errado, esse tipo d passagem sai facil qd se puxa errado e o kra passa no tempo.

Se n tao puxando errado, fiquem sentados ao invés de deitados fazendo guarda, isso faz mt diferenca e qd o kra passar suas pernas pro lado vc pode ir sentando e afastando o kra d vc.

Qt a defesa de pé, duas dicas:

- pés sempre pra cima qd atacarem botinha, force pra cima pra valer msm.

- segurem SEMPRE o kimono do adversário, da pra defender bem ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, boa noite.

Vou começar a contribuir por aqui, pois abri um tópico sobre ter problemas em rolar com colegas mais leves,

e fui orientado a contribuir aqui, que é um bom local para isso.

Eu tenho crescido com minha guarda (claro que as vezes passam o carro em mim!), com as dicas do pessoal, como

por exemplo, fazendo guarda, pego calça, manga, não solto. Se um mais leve escapa da pegada e começa a ir para

as minhas laterais, algo que me cansaria muito se eu tentasse acompanhar, eu já estou mensurando melhor o controle,

chegando as vezes até a tentar mensurar o final do giro do oponente, e ai me antecipo para economizar energia

e surpreendê-lo.

É isso.

Semana passada, sábado, bati forte minha patéla e fui ao tatame, mas não rolei segunda e nem hoje.

Mas até segunda-feira volto a rolar e posto aqui como foi.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

noob, o que o cara te fez não foi uma tentativa de ezequiel (sode-guruma-jime):

sodegurumajime.jpg

se foi, não é cervical, apesar de às vezes forçar a cervical, dependendo de como o cara executa.

cervical é isso aqui:

D7K_2014.jpg

mas de qualquer forma, se vc sentiu sua cervical pegando, mesmo ele aplicando um golpe válido, como ezequiel, fez certo em bater.

Editado por RicardoBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

noob, o que o cara te fez não foi uma tentativa de ezequiel (sode-guruma-jime):

sodegurumajime.jpg

se foi, não é cervical, apesar de às vezes forçar a cervical, dependendo de como o cara executa.

cervical é isso aqui:

D7K_2014.jpg

mas de qualquer forma, se vc sentiu sua cervical pegando, mesmo ele aplicando um golpe válido, como ezequiel, fez certo em bater.

Cara, ele usou os dois braços por trás da minha cabeça (no pescoço), como se quisesse me sufocar contra o corpo dele. E jogou o peso do corpo dele pra cima da minha cabeça (tipo empurrando o meu queixo pra cima).

Eu bati na hora, mas ainda senti uns estalos. Tive a impressão de que escapei fedendo de me foder bonito. Principalmente porque esse cara só executa as posições fazendo solavanco (como se quisesse quebrar mesmo).

Uma vez, rolando com ele, eu cedi o triângulo pra passar de lado e o cara tentou pegar o braço na grosseria. Mesmo sem ângulo pra pegar, só o solavanco da puxada deu um estalo no meu braço.

Acho que vou evitar rolar com esse cara... Tô achando que não levo jeito pra essa porra!! :chuva:

Editado por noob

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ele usou os dois braços por trás da minha cabeça (no pescoço), como se quisesse me sufocar contra o corpo dele. E jogou o peso do corpo dele pra cima da minha cabeça (tipo empurrando o meu queixo pra cima).

Eu bati na hora, mas ainda senti uns estalos. Tive a impressão de que escapei fedendo de me foder bonito. Principalmente porque esse cara só executa as posições fazendo solavanco (como se quisesse quebrar mesmo).

Uma vez, rolando com ele, eu cedi o triângulo pra passar de lado e o cara tentou pegar o braço na grosseria. Mesmo sem ângulo pra pegar, só o solavanco da puxada deu um estalo no meu braço.

Acho que vou evitar rolar com esse cara... Tô achando que não levo jeito pra essa porra!! :chuva:

po, Noob, é foda quando tem desses na academia.

Aqui onde treino tem um PM que é um touro de forte, e não cansa nunca... o bixo é quase um "certeza de lesão"! A maioria da galera que rolou com ele, ou cedia mt posição e finalização, ou acabava reclamando de algum estrago depois do treino...

Quando eu rolo com maluco desse tipo meio "estabanado mas forte pra diabo", eu sempre tento ficar o mais solto possível, e bato com a maioria das coisas, pq não sinto evolução nesse tipo de rola, e ainda me cago de medo de machucar feio. (ao menos dá pra pegar um gás, já que ao menos nesse caso do maluco da academia que eu treino, o cara se mexe a milhão por hora :lol: )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ele usou os dois braços por trás da minha cabeça (no pescoço), como se quisesse me sufocar contra o corpo dele. E jogou o peso do corpo dele pra cima da minha cabeça (tipo empurrando o meu queixo pra cima).

Eu bati na hora, mas ainda senti uns estalos. Tive a impressão de que escapei fedendo de me foder bonito. Principalmente porque esse cara só executa as posições fazendo solavanco (como se quisesse quebrar mesmo).

Uma vez, rolando com ele, eu cedi o triângulo pra passar de lado e o cara tentou pegar o braço na grosseria. Mesmo sem ângulo pra pegar, só o solavanco da puxada deu um estalo no meu braço.

Acho que vou evitar rolar com esse cara... Tô achando que não levo jeito pra essa porra!! :chuva:

Cara, seu pescoço só estralou provavelmente....pra foder a cervical não é tão fácil assim, quanto anos vocÊ tem?!

Obviamente tem que cuidar, mas não é tão fácil assim.... não é igual no filme que o cara torce pro lado e quebra seu pescoço...

MAs na dúvida bate mesmo e pronto, recomeça...

Tem um cara que é assim no meu treino, um ignorante, eu estava lesionado e só fazendo as posicões, depois ficava vendo os rolas... esó notando o quanto grosso o sujeito era... até bufa no treino de tanta força....

o negócio com esses caras, é esperar o cara cançar... vai defendendo na tranquilidade, deixa morrer no gás, dai faz o seu!

gunthug

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po, Noob, é foda quando tem desses na academia.

Aqui onde treino tem um PM que é um touro de forte, e não cansa nunca... o bixo é quase um "certeza de lesão"! A maioria da galera que rolou com ele, ou cedia mt posição e finalização, ou acabava reclamando de algum estrago depois do treino...

Quando eu rolo com maluco desse tipo meio "estabanado mas forte pra diabo", eu sempre tento ficar o mais solto possível, e bato com a maioria das coisas, pq não sinto evolução nesse tipo de rola, e ainda me cago de medo de machucar feio. (ao menos dá pra pegar um gás, já que ao menos nesse caso do maluco da academia que eu treino, o cara se mexe a milhão por hora :lol: )

O cara cansa rápido. É meio grosso, mas acho que não é por maldade. Teve uma vez que ele tentou botar um mata-leão pela lateral do pescoço. Daí ficava fazendo umas puxadas, trocando força.

Cara, seu pescoço só estralou provavelmente....pra foder a cervical não é tão fácil assim, quanto anos vocÊ tem?!

Obviamente tem que cuidar, mas não é tão fácil assim.... não é igual no filme que o cara torce pro lado e quebra seu pescoço...

MAs na dúvida bate mesmo e pronto, recomeça...

Tem um cara que é assim no meu treino, um ignorante, eu estava lesionado e só fazendo as posicões, depois ficava vendo os rolas... esó notando o quanto grosso o sujeito era... até bufa no treino de tanta força....

o negócio com esses caras, é esperar o cara cançar... vai defendendo na tranquilidade, deixa morrer no gás, dai faz o seu!

gunthug

Cara, eu vejo gente praticamente jogar o peso inteiro no pescoço e sequer chegar perto de bater. Fiquei pensando se foi besteira minha e se eu devia ter brigado pela posição ou se o melhor foi bater mesmo.

Eu ia perguntar ao professor se aquela posição era permitida. Mas como o cara ficou tratando como se eu tivesse desmerecendo uma "chave" que ele aplicou, deixei pra lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po, Noob, é foda quando tem desses na academia.

Aqui onde treino tem um PM que é um touro de forte, e não cansa nunca... o bixo é quase um "certeza de lesão"! A maioria da galera que rolou com ele, ou cedia mt posição e finalização, ou acabava reclamando de algum estrago depois do treino...

Quando eu rolo com maluco desse tipo meio "estabanado mas forte pra diabo", eu sempre tento ficar o mais solto possível, e bato com a maioria das coisas, pq não sinto evolução nesse tipo de rola, e ainda me cago de medo de machucar feio. (ao menos dá pra pegar um gás, já que ao menos nesse caso do maluco da academia que eu treino, o cara se mexe a milhão por hora :lol: )

Quando pego uns tipos desses, o gás vai só pra segurar o ímpeto dos malucos. Pior que no final eu tô morto e os caras tão inteiros :foimau:

O cara cansa rápido. É meio grosso, mas acho que não é por maldade. Teve uma vez que ele tentou botar um mata-leão pela lateral do pescoço. Daí ficava fazendo umas puxadas, trocando força.

Cara, eu vejo gente praticamente jogar o peso inteiro no pescoço e sequer chegar perto de bater. Fiquei pensando se foi besteira minha e se eu devia ter brigado pela posição ou se o melhor foi bater mesmo.

Eu ia perguntar ao professor se aquela posição era permitida. Mas como o cara ficou tratando como se eu tivesse desmerecendo uma "chave" que ele aplicou, deixei pra lá.

Acho que depende do contexto, já tomei muito peso no pescoço e no queixo, principalmente com o ombro, que incomoda pra cacete. Não acho grosseria, mas um excelente recurso pra fazer umas passagens, principalmente de meia guarda. Incomoda em cima pra aliviar embaixo. Tô começando a usar direto e volta e meia funciona.

A idéia é incomodar mesmo, faz parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chega no professor e pergunta como se defender, qual é a saída esta técnica, se orecisar pede ajuda do cara grosso para demonstrar, se for uma coisa bizarra e proibida o professor vai falar q não pode. Assim vc não desmerece o cara, talvez ele não saiba q não oode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chega no professor e pergunta como se defender, qual é a saída esta técnica, se orecisar pede ajuda do cara grosso para demonstrar, se for uma coisa bizarra e proibida o professor vai falar q não pode. Assim vc não desmerece o cara, talvez ele não saiba q não oode.

Na próxima eu vou estar mais perspicaz e vou fazer isso. Valeu a dica!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com a dica: pergunta ao professor. Eu sempre que tenho dúvida na mesma aula já pergunto ou se der oportunidade no meio do treino de posição ou no rola.

Não sei se o pessoal acabou vendo minha dúvida, que é semelhante a de outros colegas aqui, sobre como se proteger de colegas mais leves, que rodam e rodam ao nosso entorno.

Eu estou, quando em baixo, fazendo pegadas firmes na manga e calça para acompanhar o oponente, também faço guarda cruzada ou outra guarda que nos foi ensinada, a guarda de lapela, com os pés firmes na cintura e segurando nas lapelas puxando-as pelas laterais externas da canela, bem firme (muito boa por sinal).

Também estou, aos poucos, tentando antever o final do giro dos mais leves (principalmente) para economizar no gás.

Estou começando a treinar pegada nas lapelas em casa para ter maior firmeza e economizar um pouquinho no gás.

Também treinando bastante o quadril, para cada vez mais ficar mais e mais com o quadril "leve" para também poder acompanhar os oponentes e gastar menos gás.

Bom, é isso.

Hoje tem!

Abraços aos irmãos!

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas que sempre me fascinaram no jiu jitsu amigo é essa: após um dia normal de trabalho, as vezes você gritou com alguém no trânsito (não faço mais!), havia discutido com um officeboy do trampo, chegou em casa, passou o carro literalmente na família (vide discutiu de boberia, por ego com alguém) e foi pro treino se achando o máximo. Chegando lá, já no primeiro rola, aquele branca quase azul, 20kg a menos que você, quase te arranca os braços a cada reinicio. Ai você vai pra outro rola e é a mesma coisa. E ai a coisa vai ficando pior e pior.

Bom, acredito que você não deva ser como o cara dessa história, mas o conselho é o mesmo da galera: deixa o ego de lado, vão te passar o carro na branca, na preta, não importa. Aproveite e guarde o máximo que puder mentalmente, as passagens e finalizações que levou, isso com o passar do tempo vai te ajudar pra caramba nas defesa, em antever o que o colega vai fazer, etc.

Mas o principal é isso mesmo: deixa o ego, o orgulho do lado de fora, e melhor, leva a humildade que a galera te faz aprender na marra no tatame pra vida externa.

Isso é bom demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora