Entre para seguir isso  
Shogun.Emelianenko.Spider

Vídeo homenageia Flavio Molina, falecido há 15 anos

Recommended Posts

No dia 19 de fevereiro, completam-se 15 anos do falecimento de Flávio Molina, lenda no Taekwondo e personagem importante do vale-tudo. Marcelo Molina, filho de Flávio, divulgou no Youtube um vídeo em homenagem ao lutador, e iniciou uma biografia sobre o pai.

Confira abaixo a a carta de Marcelo ao PVT, em seguida depoimentos de pessoas ilustres do mundo da luta, e o vídeo.

“Como muitos de vocês sabem, no próximo dia 19, completará 15 anos do falecimento do nosso amigo, herói, caveira, guerreiro e querido pai, Flávio Molina.

Preparei um vídeo em sua homenagem pela linda trajetória de vida e pelo belo legado que ele deixou para todos nós. São 14 minutos de muita emoção.

Na homenagem temos algumas fotografias e alguns vídeos inéditos, como ele dando aula de Muay Thai na praia do Flamengo em 1984 (poucos meses antes do vale-tudo que ele lutou) para seus alunos Eugênio Tadeu, Marco Ruas, Guere, dentre outros; outro vídeo em que ele ensina algumas posições de Luta-Livre Submission com seu aluno.

Além disso, temos os emocionantes depoimentos do Comandante do CGOA (Adônis), do Cônsul Geral da Rússia (Boris Fessenko), Vice-Cônsul da Rússia (Andrei Martinenko), Sérgio Chapelin do Globo Repórter, Kátia Argento do Cidade Alerta e, também, William Bonner do Jornal Nacional.

O vídeo mostra um pouco seu último trabalho, o resgate da filha do Cônsul, Anastassia Fessenko, da filha do Embaixador Russo no Brasil, Masha Podrajanets, e do Vice-Cônsul, Andrei Matinenko, que estavam perdidos na Floresta da Tijuca no RJ.

Por fim, ainda colocamos algumas poucas homenagens das muitas que ele recebeu por sua dedicação e habilidade no que fazia.

Em breve, estarei colocando uma biografia resumida no próprio youtube.

É uma pequena homenagem a um grande homem. Espero que gostem.

Vou me despedindo de vocês, um pouco emocionado, pois a saudade é grande...

Abs,

Marcelo Molina"

Depoimentos de Mestres, Alunos e Amigos:

Mestre Kim: “O Flávio era como um símbolo do taekwondo. Todos o tinham como ídolo. Líder carismático, aluno especial, amigo especial. Ajudou muito a divulgar o TKD como esporte. Ele só queria saber de treinamento, treinava pesado e era muito inteligente. Para mim um ídolo e é com grande orgulho que falo dele. Um lutador que marcou o nosso coração!”

Mestre Nélio Naja: “Era um excelente atleta, um dos mais técnicos que já vi. Tinha a idéia da realidade e buscava sempre a eficiência das artes marciais. Ele teve uma carga maior que a minha, pois fiquei restrito em Curitiba, mas ele foi divulgando o Muay Thai começando no Rio de Janeiro, depois em São Paulo e, posteriormente, por todo o país. A origem da linhagem de cada pessoa que treinou e passou pelo Muay Thai começa com Flávio Molina. Como homem e amigo foi uma pessoa excepcional e como guerreiro foi um cara que não se curvou diante das adversidades.”

Luís Alves (in memorian): “Meu ídolo sempre foi o Flavio Molina. Não só como professor, mas também como caráter, um cara super inteligente e humano que me ajudou muito. Quando falo no nome dele me arrepio, porque ele é um cara humilde, um super lutador, que sempre me deu força.”

Narany: “Um ser humano maravilhoso, grandioso, amigo, grande lutador, grande companheiro de treino, que não media esforço para ajudar o próximo em qualquer situação. Era perfeccionista, quando pegava uma coisa ia até o fim. Ficava o dia todo treinando, de manhã, tarde e noite. Ganhava tudo no TKD. Quando era ainda faixa-vermelha já ganhava dos faixas-pretas da época. Os chutes rodados do Molina eram fatais; todos sabiam que os chutes viriam, mas não sabiam de onde. Pessoa de total importância no Muay Thai. Enfileirava todo mundo na Naja e quando começava a dobrar a manga da calça era o sinal de que ia colocar todo mundo para baixo. Tinha a verdadeira sabedoria, nunca se sobrepunha sobre ninguém. Sempre aberto para aprender alguma coisa. Para mim, o Molina foi uma das pessoas mais maravilhosas que eu conheci na minha vida.”

Eugênio Tadeu: “Um dos maiores expoentes de chute do Brasil. Formou todos os faixas-pretas no início do Muay Thai. Era um atleta nato. Pai, Mestre, pessoa de grande estima e correta no que fazia. Homem digno, de família, amigo. O que eu sou é praticamente graças a ele.”

Marco Ruas: “Era um amigo. Um cara que tinha a visão sempre na frente, pois acreditava em algo quando ninguém pensava em existir. Tinha aquele negócio de ir para fora, aquela vontade de crescer. Ele dizia para mim: “um dia a gente vai lutar lá fora”. Eu ficava dizendo para o Molina que ele estava viajando... Foi muito homem, valente de ter lutado o vale-tudo, pois era o cara mais visado. Só tenho boas lembranças, pois era um cara que só queria ajudar, sempre elogiando, dando força, um cara 100% e só tenho orgulho de ter sido amigo dele.”

Hugo Duarte: “Molina era um irmão. Passei momentos muito bons ao lado dele e ele está sempre na minha lembrança. Era um ícone da luta em pé e excepcional lutador. O cara que deu nome à famosa academia Naja. Sobressaía muito ao lutar. Todo mundo admirava o Flávio. Uma pessoa maravilhosa e ficamos amigos logo de cara. Começamos a treinar juntos e ele me ensinou a parte de luta em pé, me ensinou a socar, a chutar, me corrigia, e depois eu passava a parte de chão para ele. Depois do vale-tudo que lutou, virou um dos cabeças da luta-livre. Queria que ele estivesse aqui com a gente. Senti muito a morte dele e quando penso nele tenho vontade de chorar. Amado por todos, a lembrança dele permanecerá para sempre.”

Paulo Nikolai: “Um grande amigo, um grande lutador e um cara incrível que deve ser lembrado para todo o sempre. Ganhava todas as competições que participava. Foi o cara que alavancou tudo e divulgou o Muay Thai quando ninguém acreditava nesta luta. Ele já dizia lá atrás que o Muay Thai seria o maior esporte em pé nas lutas. Se não fosse pelo Flávio Molina eu não teria o reconhecimento que tenho hoje. Era uma sumidade como atleta e como cidadão. Orientava todo mundo, sempre com sabedoria. Um samurai de honra, um super homem das artes marciais, homem de palavra. Um cara que motivou muitos lutadores e revolucionou as artes marciais no Rio de Janeiro. Começou a ideologia do Muay Thai que hoje é febre nacional. Ilustre amigo e professor e que dure para sempre.”

Rudimar Fedrigo: “Amigo, pessoa muito boa e que amava as artes marciais, principalmente o Muay Thai. Fiquei emocionado ao relembrá-lo. Certa vez, apareceu na minha academia, pois tinha vindo à Curitiba para gravar um comercial para a TV. Trocamos algumas informações e nessa época ele já estava interessado em vale-tudo. Tinha visão do futuro, já sabia do potencial do MMA. Tentou me mostrar a esgrima, mas eu só pensava no Muay Thai e, por isso, não dei muita importância. Passado um bom tempo, a Chute Boxe se tornou uma grande potência do MMA e a esgrima passou a fazer parte do nosso repertório de técnicas. O Molina foi e sempre será um grande exemplo de vida.”

Ivan “Batman”: “Tenho muita gratidão ao Molina, seja como amigo, seja como Mestre. Ele me mostrou a visão da luta, uma visão mais à frente. Já naquela época me mostrava o caminho das pedras. Muito inteligente na parte de chão e tinha uma excelente trocação. Nunca vi um cara chutar tão rápido. Ficou preocupado comigo quando teve que se dedicar mais à polícia e me indicou o Fausto Brunocilla para que eu não parasse de treinar. Sem dúvida, um dos grandes precursores da minha caminhada e se cheguei onde cheguei, devo muito a ele.”

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Rzohd24Wp_0

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/4307-video-homenageia-flavio-molina-falecido-h%C3%A1-15-anos-filho-escreve-biografia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Marcelo Molina, bela e merecidíssima homanegem a seu pai. Já tinha visto um pouco de sua história neste livro do PVT, Do Vale-Tudo ao MMA, mas pelos depoimentos de tantos ícones como Marco Ruas, Naja, Nikolai, Rudimar, Kim e Luiz Alves, o cara é muito mais importante que eu imaginava e teve participação essencial no crescimento do Muay Thai no Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens ao Marcelo por manter viva a memoria do pai dele, lembro-me perfeitamente do Globo Reporter em que o pai dele faleceu era uma materia sobre profissões perigosas, para quem não tem "A TATAME N150 DE AGOSTO DE 2008" tem uma reportagem ESPETACULAR sobre o MOLINA, é um dos meus numeros favoritos é onde realmente começou o Vale Tudo moderno, a Invasão da Academia NAJA, vale a pena conferir se não acharem vou escaneio e Jogo em PDF pra voces.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kracas que homenagem linda, emocionante mesmo, n sabia q o Molina do vale tudo era o kra que tinha morrido na gravacao do globo reporte,r eu lembro qd vi essa materia, se nao mem engano a corda tava com problemas e ngm sabia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso