Magapi

Rickson Gracie vs Mark Shultz (1994)

Recommended Posts

Rickson Gracie vs Mark Shultz

Em 1994, Rickson esteve na Universidade de Utah visitando o clube de westling do campus e venceu todos que estavam lá. Então sobrou apenas o campeão americano de westling Mark Shultz (UFC 9) que já estava dando seus primeiros passos no jiu-jitsu pelas mãos de Pedro Sauer (faixa-preta de Rickson Gracie). Eles lutaram por aproximadamente uns 35 minutos. Shultz esteve por cima de Rickson praticamente o tempo todo, chegando a empolgar os presentes, mas após uns 20 minutos, Shultz começou a demonstrar cansaço e Rickson se aproveitou disso e o finalizou com um triângulo, e mais tarde ainda finalizou Shultz mais três vezes. Um dos ilustres presentes era o lutador Tom Erickson que deu sua declaração sobre o que viu: "Ele não conseguiu finalizar o Rickson, e Rickson sim, conseguiu finalizá-lo. Shultz conseguiu derrubar Rickson levando-o para o chão e Rickson não conseguiu levar o Mark para o chão. Acho que o ponto principal é que Mark quis aprender alguma coisa com Rickson dando um treino com ele, já que Mark está começando a aprender jiu-jitsu, mas acho que Mark escondeu um pouco seu jogo" Pedro Sauer também estava lá e dias depois fez o seguinte comentário: O Mark Shultz ficou praticamente o tempo todo dentro da guarda do Rickson, que teve muita calma pra esperar o momento certo de ir para as costas de Mark (isso aconteceu umas três vezes). Rickson não se preocupou muito com troca de posições e o finalizou com um triângulo da guarda, Mark ficou tão impressionado que passou a treinar jiu-jitsu direto com o Pedro Sauer. Por não saber como finalizar o Rickson estando na guarda, o Shultz ficou segurando o Rickson 90% do tempo, enquanto teve força pra isso foi muito bom, mas quando cansou...

Por: Marc Magapi

Essas e outras histórias sinistras dos bastidores e submundo das lutas, vc acompanha no Blog do Magapi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual será que era o clima?

Mais para treino ou mais para desafio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que nunca houve um lutador, que não quisesse vencer Rickson Gracie, então contra ele, era sempre luta mesmo!

Abraço do Magapi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rickson Gracie

Fácil criticar difícil é ser ele.

Desculpa, mas finalizar um leigo que sabe finalizar não é tarefa dificil, uma coisa é o cara saber derrubar outra é usar as alavancas do jiu jitsu, eu posso falar pois já treinei contra judocas que me faziam de boneco de pano porém quando iam pro chão não sabiam o que fazer e ai eu que brincava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E vale ressaltar que nesse caso ele enfrentou um cara leigo de JJ mas q era campeão de wrestling, muito mais pesado e forte que o brasileiro, tanto que conseguiu ficar 20 minutos amarrando sem ser finalizado, o que já é um grande feito pra um faixa-branca dentro da guarda do Rickson

Nem tinha muito mais pro cara fazer além de amarrar até onde desse também, não devia ter recurso nenhum no chão. Gostaria de ter visto o Rickson contra um wrestler bom no vale tudo, nesse ponto o cartel do Royce é bem mais variado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se eu entendi, vc está comparando SEUS treinos com judocas, com o do Rickson Gracie contra o campeão americano de wrestling??

Nesse tipo de tópico não dá nem pra gente colocar situações pessoais a nível de comparação pq não faz nem sentido...

O texto do Magapi, como a maioria deles, tem mais um apelo histórico do que a intenção de discutir se foi "fácil" ou não finalizar o cara. Essas histórias do fundo do baú são sempre legais e todos sabemos que naquela época o jiu-jitsu era desconhecido na America, e o "marketing" feito pelos Gracies era ir nas academias desafiar todo mundo e provar que o JJ é a arte marcial mais eficiente. Mas o fato é que o Rickson finalizava tanto os leigos, quanto os melhores faixas-preta da época tbm. E vale ressaltar que nesse caso ele enfrentou um cara leigo de JJ mas q era campeão de wrestling, muito mais pesado e forte que o brasileiro, tanto que conseguiu ficar 20 minutos amarrando sem ser finalizado, o que já é um grande feito pra um faixa-branca dentro da guarda do Rickson

vc tem razão me expressei mal, mais não acho esse feito do Rickson grande coisa pra mim era obrigação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior de tudo é que se a luta fosse no UFC o cara teria levado por UD. Regra ridícula que beneficia os amarrões

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas conclusões podem ser retiradas deste interessante relato do Magapi (mais um, e desde já obrigado pela partilha).

Uma delas, e na minha opinião a mais importante, vai na direção daquilo que já tinha sido debatido em alguns tópicos e que o Joe Rogan frisou na final do TUF 16: o wrestling como o topo da piramidade do MMA.

Quem controla o local onde a luta se desenrola, acaba consequentemente por poder controlar esta... não me adianta de nada ser um Rickson ou um Roger se não conseguir transportar a luta para o chão.

Outro facto importante a reter é a importância que os Gracies sempre deram ao condicionamento fisico e que numa luta de submission grappling acaba por ter um papel crucial.

Fica aqui também demonstrado que nem sempre a melhor técnica bate a força num primeiro plano, mas só num segundo, quando esta eventualmente desaparece.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Schultz era um monstro, mais de 100kg...se não estou enganado, medalhista olímpico.

Em uma luta de mma não daria pro Rickson, por causa da diferença absurda de peso e força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Schultz era um monstro, mais de 100kg...se não estou enganado, medalhista olímpico.

Em uma luta de mma não daria pro Rickson, por causa da diferença absurda de peso e força.

Será?? Royce enfrentou Dan Severn com 38 kg a menos e mesmo passando sufoco, finalizou!!

Eu não sei se o Severn era tão bom no wrestling como o Shultz, mas...

Magapi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas histórias do fundo do baú são sempre legais e todos sabemos que naquela época o jiu-jitsu era desconhecido na America, e o "marketing" feito pelos Gracies era ir nas academias desafiar todo mundo e provar que o JJ é a arte marcial mais eficiente. Mas o fato é que o Rickson finalizava tanto os leigos, quanto os melhores faixas-preta da época tbm. E vale ressaltar que nesse caso ele enfrentou um cara leigo de JJ mas q era campeão de wrestling, muito mais pesado e forte que o brasileiro, tanto que conseguiu ficar 20 minutos amarrando sem ser finalizado, o que já é um grande feito pra um faixa-branca dentro da guarda do Rickson

Com certeza essas histórias do fundo do baú são sempre muito legais ! Obrigado Magapi pela oportunidade de conhecer cada dia mais sobre nosso esporte !!

Oss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse UFC... Se tivesse limite de tempo... se fosse valendo porrada...

Gente, se fosse tudo isso, a postura do Rickson também seria diferente, não acham?

Por que ele cairia matando no cara pra finalizar logo se ele sabia que não havia limite de tempo na ocasião?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora