Antonio Neto

Melhores golpes e estratégias de jiu-jitsu para cada biotipo

Recommended Posts

Saudações a todos!

Como já tive a oportunidade de dizer em outros tópicos, sou praticante iniciante de jiu-jitsu, tenho 36 anos, 1,90m e 96kg.

Apesar de já ter praticado outras lutas e esportes, faziam anos que estava parado e ainda estou me condicionando, pois devido à correria, não consigo frequentar o treino como gostaria nem fazer um preparo físico adequado. Entretanto, já esperei demais para começar e resolvi ir tocando assim mesmo, até ter melhores condições de treinar.

O objetivo do tópico é saber quais golpes e estratégias são melhores para cada biotipo - digo mais - para cada idade e condicionamento.

Com isso pretendo identificar eventual posição para ficar bom nela, sem prejuízo de treinar tudo (inclusive pontos fracos).

Fraternal abraço e bons treinos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso depende de cada um. Mas te digo por mim, eu melhorei muito meu jogo quando comecei a puxar pra minha guarda POR EU SER MAIS GORDO. Trabalhei uma guarda boa e comecei a praticar algumas raspagens e finalização da guarda. Foi eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou nanico, e não tenho força. Supostamente era pra eu ser rápido por ser nanico e leve... pois é... não sou :lol:

Até agora não achei melhor maneira de jogar, se é como guardeiro ou como passador, até porque sou muito ruim nos dois. :lol: :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em teoria, atletas magros e com pernas mais longas deveriam fazer guarda e atletas mais fortes e baixos seriam passadores, mas no BJJ não existe regra...

Roger Gracie gosta de passar

Marcelinho faz guarda

Cada um acaba desenvolvendo um jogo um tanto pessoal.

Eu gosto bastante de fazer o jogo do Marcelinho, com guarda sentada, guarda X, atacando arm drags e girando rapido para as costas.Só não tenho a genealidade dele. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos!

Como já tive a oportunidade de dizer em outros tópicos, sou praticante iniciante de jiu-jitsu, tenho 36 anos, 1,90m e 96kg.

Apesar de já ter praticado outras lutas e esportes, faziam anos que estava parado e ainda estou me condicionando, pois devido à correria, não consigo frequentar o treino como gostaria nem fazer um preparo físico adequado. Entretanto, já esperei demais para começar e resolvi ir tocando assim mesmo, até ter melhores condições de treinar.

O objetivo do tópico é saber quais golpes e estratégias são melhores para cada biotipo - digo mais - para cada idade e condicionamento.

Com isso pretendo identificar eventual posição para ficar bom nela, sem prejuízo de treinar tudo (inclusive pontos fracos).

Fraternal abraço e bons treinos.

na boa, você está começando agora. Tem que aprender o básico de tudo, entender os princípios de cada movimentação e tentar colocar tudo em prática. Esse negócio de vou ser guardeiro ou passador é uma coisa que só deveria ser desenvolvida lá na frente. Agora é hora de aprender sem preconceitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso parte de cada um , comecei sendo passador, mas sou 'alto' , me sugeriram ser guardeiro , e tive mais facilidade.

Dizem que quem tem perna grande por exemplo, pra finalizar no triângulo é fácil, só que nem sempre isso é verdade, tem casos e casos.

Isso é verdade. Eu já achei que era passador, depois comecei a fazer guarda e passei a ser melhor guardeiro. Depois voltei a ser melhor passando.

Hj eu vejo que continuo ruim nas duas coisas, então não sou nem um nem outro e continuo tentando melhorar.

Acontece algo parecido comigo, como disse, de passador fui pra guardeiro, agora tenho ' deficiência ' quando estou por cima , tanto é que estou preferindo jogar por cima durante um tempo para melhorar ;s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara conselho tem aos montes e cada um é cada um, no meu caso, na faixa branca, era um praticante unidimensional, pq sou alto e caneludo, então era muito guardeiro, com o tempo fui percebendo que meu jogo estava muito amarrado, dependendo de guarda.

Saí da zona do conforto e resolvi aprender a passar, meu jogo melhorou muuuito e me senti mais confiante tanto passando quanto fazendo guarda.

Não sou completo, mto menos um fenômeno, estou colocando apenas a experiência pra você que está começando, não caia no vício de ficar bom na guarda (ou passagem) e anular todo o outro lado; acredito que se você conseguir equilibrar guarda/passagem serás um praticante mto mais completo e com uma visão de jj por demais ampla.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu das dicas.

Hoje me sinto mais confortável jogando por cima, mas quero aprender de tudo.

O que pensei ao postar é justamente saber de cada um, com seu biotipo, o que gosta mais de fazer e como adaptar.

Por ex., tem dois roxas na minha academia que são extremante ágeis e fortes para sua categoria (70 kg), geralmente medalham em campeonato, etc. Mas um joga muito colado, o outro joga com a guarda aberta, ambos com muita movimentação.

Tem um azul, q deve beirar os 60 anos e muito mais que 100kg, forte e pesado, q joga amassando e é difícil de sair...

Meu mestre é daqueles caras atarracados, e consegue fazer triângulo sem fechar em caras grandes.... e aí vai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tbm comecei ha pouco tempo e me falaram que tenho biotipo de guardeiro mas como ja disseram ai, nao tenho nem condiçoes de falar sobre isso ainda. prefiro deixar rolar, nao fico escolhendo isso nos rolas. as vezes ate faço questao de jogar numa determinada posiçao só pra treinar o que foi passado na aula. tirando isso, com minha humilde opniao, acredito que o ideal é que isso so deva ser efetivamente direcionado a partir da roxa. e é bem capaz de quando chegar na marrom mudar de opniao, e depois na preta a mesma coisa. a evoluçao pode te fazer enxergar o JJ de diferentes formas e isso vai fazer o seu jogo mudar consequentemente.

Editado por zimma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu começei a 4 meses,faixa branca,tenho 39 anos,1.74,82 Kg,nenhuma flexibilidade e também estou tendo dificuldade de saber qual jogo é melhor.

Na minha academia a maioria do pessoal gosta de fazer guarda, o que me leva a ter que passar com mais frequência.Ou melhor, tentar passar e ser raspado e finalizado com frequência.

Ainda não consigo nem posturar direito na guarda, o pessoal direto me desequilibra e pega meu braço num armlock.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara estou na branca tenho uns 6 meses de treino, eu tenho 1,78 e 82kg.

Olha eu procuro fazer o seguinte, sempre sair da zona de conforto.

Quando sinto que estou me sentindo bem em passar guarda, dai procuro começar a chamar para a guarda e assim vai.

Isso me ajuda a mudar o jeito de ver as coisas, de me forçar a passar por dificuldades e evoluir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou faixa marrom, entre idas e vindas (parada por facu ou trabalho) treino já fazem 11 anos.

Comecei com 16 anos, maginho (68 kg), com pouca força mas com muita velocidade e muito gás, por isto sempre joguei por baixo. Com o tempo, meu corpo foi mudando, hoje tenho 86 kg e com isto tive que adaptar meu jogo. Na época tinha pernas longas para a categoria, hoje não mais, ainda assim continuo guardeiro, mas sem botar velocidade (mesmo porque o gas passa longe do que era) e sem posições "acrobáticas" (flexibilidade até em virtude do peso, não é mais a mesma).

Ser guardeiro ou passador independe se você é alto ou baixo, cada um se sente mais confortável em uma posição! Quando treino com menos graduados, tento passar para melhorar minha deficiencia, se for contra marrom / preta prefiro chamar para o meu jogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos!

Como já tive a oportunidade de dizer em outros tópicos, sou praticante iniciante de jiu-jitsu, tenho 36 anos, 1,90m e 96kg.

Apesar de já ter praticado outras lutas e esportes, faziam anos que estava parado e ainda estou me condicionando, pois devido à correria, não consigo frequentar o treino como gostaria nem fazer um preparo físico adequado. Entretanto, já esperei demais para começar e resolvi ir tocando assim mesmo, até ter melhores condições de treinar.

O objetivo do tópico é saber quais golpes e estratégias são melhores para cada biotipo - digo mais - para cada idade e condicionamento.

Com isso pretendo identificar eventual posição para ficar bom nela, sem prejuízo de treinar tudo (inclusive pontos fracos).

Fraternal abraço e bons treinos.

No começo a grande maioria acaba se sentindo bem em passar por não estar ali no aperto de ficar por baixo mas com 3~4 meses de rola vc ainda não tem um arsenal de tecnicas suficientes pra ter um rola especifico (não que eu tenha so opnião haha :ph34r: )mas você sempre tem que ir tentando praticar as passagens basicas raspagens armlocks da guarda giro no quadril pq ai quando vc se sentir bem em uma coisa tem que ir se arriscando no que acha que esta menos pior :lol: e assim vai evoluindo e equivalendo as habilidades por cima e por baixo até descobrir a que mais te agrada pq mesmo gostando de passar ou guardear tem que saber se virar nos dois ai depois e so seguir a onda do seu proprio rola é ser feliz ssrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora