Recommended Posts

Pessoal, o que vocês pensam sobre seguir se graduando na sua arte marcial após a faixa preta? Pra quem não é professor é importante? E pra lutador?

Acho o teste importante, mas os valores compensam? Precisa provar sua graduação pra quem além de si mesmo ou seu professor?

Falo por mim. Nao tenho certificado de preta da IBJJF, nem vou pagar pra ter. Peguei a faixa ha 3 anos e pouco, do meu mestre Walter Mattos, e tenho o certificado da FGJJ (Federacao Gaucha) assinado por ele. Para mim, o que importa e o conhecimento adquirido, e a capacidade de passar isso adiante da forma que se acredita. Por isso entendo Rickson nao ter academia.

Se eu nao precisasse de dinheiro, escolheria a quem ensinar, e de graca.

Poderia falar muito mais, mas fico por aqui no momento.

Abracos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um amigo q e faixa preta de Aikido, da aulas pq curte, e ta na correria p/ conseguir o 3 ou 4 dan, no caso dele eu diria q compensa, mas no bjj sei la, grosseiramente falando, o valor de uma faixa se define num rola (tirando os mais velhos/idosos, e aqueles q são notoriamente ruins, mas receberam a faixa por tempo de contribuição)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faixa é pra amarrar kimono.

verdade mesmo por isso que vi no ultimo valinhos open de jiu jitsu um monte de caras faixa roxa descendo para lutar na azul!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso q eu ia comentar, um salario minimo pra ser reconehcido eh facada demais....

Cara acredite no Taekwondo o exame para a faixa preta é de 1300 reais...isso é uma katana inteira entrando na barriga se no jiu é um salario eu até me dava por feliz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que vocês pensam sobre seguir se graduando na sua arte marcial após a faixa preta? Pra quem não é professor é importante? E pra lutador?

Acho o teste importante, mas os valores compensam? Precisa provar sua graduação pra quem além de si mesmo ou seu professor?

Então na verdade eu acho tudo uma palhaçada!!

1- É importante se a ideia é seguir lecionando aulas, porque ai gera um certo status você dizer que é 1º Dan ou 5º Dan por exemplo,

2- Para atleta não vejo tamanha necessidade já que preta enfrenta preta sem limite de Dan, não se distingue Dans!

3- Exatamente como você mesmo mencionou, acho importante a preta (o inicio de tudo) mas devido a valores absurdos, acho que foge do sentido marcial, pagar para ser avaliado para se testar e provar para alguém que já sabe do seu calibre que você esta apto ao próximo Dan!

4- No Bjj sou novo, e conheço por cima como é o sistema de graduação e seus valores, mas no TKD, é um abuso, para 1 Dan o exame custa 1300 reais , para 2 Dan 2600, para 3 Dan 3900 e por ai vai!!

www.fetesp.com.br

Cara na boa eu vou pegar meu 1 Dan esse ano, e ficar por ali mesmo, pois meu foco é competição, mas de boa como já disseram ai é só para amarrar na cinta mesmo, porque saber mesmo eu sei coisas que 3º Dan por ai não sabe!!!

No Thai

http://www.cmtb.com.br/page6.html

Esse colega ai cobra 90 reais nas primeiras graduações e depois sobe 30 reais a partir do grau vermelho..e ai pergunto....o Krung não é o mesmo? Alias não é a mesma matéria prima? O que justifica esse aumento a cada grau que você avança?

Foda!!

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R# 1300,00 para exame de 1º dan, que absurdo! Porque os praticantes não entram na federação e arrebentam tudo? Brasileiro quer mudar tudo com voto e dá a bunda por um arrego por fora. Por isso este país é um lixo. A grande verdade é que arte marcial sempre foi um ótimo mercado, todo mundo curte em alguma época da vida e o sonho de ser faixa preta é grande o bastante para fazer as pessoas levarem uma jeba gigantesca no rabo.

Enquanto isso vemos dojos vazios e sem equipamentos, enquanto professores com potencial compram gis novinhos e pagam graduações absurdas. O objetivo da arte marcial é esquecido totalmente.

Com a desculpa de ser humilde o cara não reclama deste tipo de coisa. No caso seria falta de humildade questionar os mestrões, deixar de seguir o "caminho" (através da graduação), quando na verdade o caminho marcial nada tem a ver com um papel que diga que graduação você é.

Mandei pra casa do caralho esse negócio de dans, eu quero mais é investir em treinamento, competição, cursos, viagens, amizades, equipamentos...

Sou 100% à favor que o profissional da arte marcial ganhe toda a grana que conseguir, mas pra quem vai esta grana? As federações exigem taxas absurdas de anuidade individuais, de academia, reconhecimento, filiação, do caralho... Depois nos campeonatos e eventos, tiram a grana toda com preços absurdos exigidos dos próprios filiados, e enquanto isso o professor morre de fome pra manter uma academia vazia.

Pobretão tem que treinar através de projeto social, muitas vezes com um professor picareta que conseguiu uma "tetinha" pra depois se eleger vereador, pois não consegue nem mesmo pagar um kimono e a prefeitura dá. E o menos pobre, se fode pra pagar regalia pra mestrão gordo lá de São Paulo, USA, Japão ou do caralho que nunca viu na vida.

Sempre achei uma bobagem treinar de kimono. Aquele trapo suja, rasga, é incomodo, ruim de lavar, e você tem que pagar uns 250 reais, sendo que poderia ser substituído por um calção e camiseta da academia (pra padronizar a turma e ser confortável, pois é este seu objetivo em teoria) de uns 50 pila.

Está tudo virado de cabeça pra baixo nas artes marciais do Brasil. Como disse Adorno: "você é o que pode pagar".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é verdade o TKD é caro mesmo, já fui praticante e aqui no estado onde moro a Federação parecia mercenária...as competições tbm são caras e não oferecem uma estrutura tao bacana como deveria...uma bela arte marcial, mais dependendo do Estado é complicado.

Editado por rmp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre competições, o amadorismo impera. Desorganização total... Não tem nem água pros competidores. Já ajudei a organizar eventos e vi que com muito menos grana se faz muito mais. A grande verdade é que a esmagadora maioria dos professores não sabem nem administrar seu próprio dojo. Só vão lá, dão aula, cobram e já era. Por isso chega um esperto com mais dans e lhe mete a chibata, exigindo seu couro.

As organizações que deviam servir os filiados, mas o que ocorre é o contrário. No Brasil o povo é muito submisso. Dinheiro não falta aqui, o que falta é educação, e cojones.

Editado por shotokanRS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz exame pra graduar aluno, quando meus alunos ganham faixa, pode estar certo de que estão prontos dentro dos critérios pessoais que adoto.

Acho que isso e o mais importante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse exame é bacana justamente por isso, pra fazer os alunos se prepararem e revisarem posições.

Mas 90% do que ele sabe já dá pra avaliar no dia a dia mesmo, na convivência com o aluno.

Para os competidores então é ainda mais fácil, da pra ver nitidamente a evolução do atleta.

Mas cada professor adota uma filosofa e critérios de avaliação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando em exames, lembro que quando comecei em 96, com o Adão "PQD" Januário na GB Macaé, ele sempre fazia esse esquema de exame, mais p/testar os movimentos corretos, e ver quem tinha nervos de aço, rs.

Era papo de branca ter que fazer umas 3 passagens, raspagens e umas 5 finalizações...

Fui lá, fiz as posições, e tava crente que iria pegar a azul (já tinha ganho 1 campeonato de branca, doce ilusão), o cara vai e me dá 3 graus, hauahuahauhaua.

Eu já tinha 1 grau na branca, fiquei com quatro; mas continuava branca, peeeensa na decepção, rs.

Mas foi bom, pois ele era muito exigente, lembro que sempre que treinávamos com os brancas da academia rival na época, nao dava nem graça, e muitas vezes pegávamos até os azuis também...bons tempos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ow, mudando um pouco o foco da discussão.

O que vcs acham dos professores de academia que cobram 80 reais... 100 reais pra trocar os alunos de faixa dentro da academia?

Eu acho isso meio sacanagem, ele não tem nenhum trabalho adicional além do custo da faixa (uns 20 reais, no máximo).

Acho que é uma forma dos professores tirarem uma graninha a mais dos alunos.

O que vcs acham?

Depende aquilo é o ganha pão do cara...

Se ele faz isso numa academia de um bairro financeiramente carente é foda!

Mas se ele dá aulas no exterior ou em alguma academia top (academia publico AAA) e faz o exame de faixa no sabado....ele tem o direito de cobrar, pelo exame e não pela graduação.

Como ele vai gastar tempo avaliando o aluno, talvez seja justo cobrar o valor de uma aula particular...

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde treino atualmente tem cartilha para : faixa branca -> Azul, Azul -> Roxa, Roxa-> Marrom o numero de posição e complexidade vão aumentando, e é aquilo que o south falou : o professor bota uma pressão em cima da parada que tem cara velho que treme no dia. :lol:

Sabe o que eu acho valido nisso? É o antes do exame! Nego vai pra academia sabado, domingo estudar fazer posição e acaba melhorando a técnica.

A preta o meu professor avalia muito mais que a técnica (o que no meu ver é certo) por isso a gente tem até pouco faixa preta lá.

Tony Stark, TKD tem esse histórico de ter exame caro né cara? Lembro que eu era bolsista onde treinava e fiquei na ponta preta mesmo pq na époa eram dois salários mínimos. O cara falava que a faixa vinha da korea e os carai pra convencer, é ruim heim mermão a parada vinha era lá da 25 de março. :lol:

Abraço galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para cada grau na preta, tem que se ter o curso de arbitragem atualizado nos últimos 12 meses (segundo consta no site da CBJJ), ou seja, pegar grau é foda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde treino atualmente tem cartilha para : faixa branca -> Azul, Azul -> Roxa, Roxa-> Marrom o numero de posição e complexidade vão aumentando, e é aquilo que o south falou : o professor bota uma pressão em cima da parada que tem cara velho que treme no dia. :lol:

Sabe o que eu acho valido nisso? É o antes do exame! Nego vai pra academia sabado, domingo estudar fazer posição e acaba melhorando a técnica.

A preta o meu professor avalia muito mais que a técnica (o que no meu ver é certo) por isso a gente tem até pouco faixa preta lá.

Tony Stark, TKD tem esse histórico de ter exame caro né cara? Lembro que eu era bolsista onde treinava e fiquei na ponta preta mesmo pq na époa eram dois salários mínimos. O cara falava que a faixa vinha da korea e os carai pra convencer, é ruim heim mermão a parada vinha era lá da 25 de março. :lol:

Abraço galera.

Cara então eu estou pouca coisa na frente de onde você parou, eu estou com a Vermelha/Preta que hoje é usada como a de candidato a preta, resumindo, antes o cara que era vermelha ponta preta ia para a preta quando realizava exame,

Hoje ele faz um pré exame para a faixa preta e recebe a vermelha/preta que quer dizer que estou apto para no final do ano pegar a sonhada ....!!

Cara o lance agora para justificar essa roubalheira é a seguinte...se você pagar a taxa de 180 e uns quebrados, você se registra faixa preta mas só disputa eventos nacionais, não é reconhecido no exterior, então ai esquece olimpíadas, mundial, e por ai vai,

Eles alegam que o preço de 1300 reais de exame de faixa é porque o seu diploma vem da Kukkiwon (quartel general do Taekwondo na Koera) e como o presidente da Kukkiwon é que assina ai fica caro mandar enviar o certificado para cá! (mó papo furado, é grana mesmo $$$ papel vergê com impressão falando que você é preta se ficar mais que 5 $$ é muito...nada justifica essa merda de 1300)

Então teve uma época que quando eu comecei a treinar TKD 1999, o exame de faixa colorida era 30 reais, hoje esta 170 reais.

a Preta era uns 500 reais, hoje 1300 reais! e por ai vai!!!

Você tem rezão a faixa que eu recebi é da marca MKL (Master Kim Line) ou seja da fabrica do presidente da FETESP (www.fetesp.com) Mestre Yeo Jun Kim!

Cara a grana toda vai para lá!

Tem mestres de TKD aqui em Campinas que só registra você quando pega a vermelha ponta preta ou preta, tentando evitar que o aluno se esfole com pagamento de taxa, mas uma andorinha só não faz verão, e ai a FETESP disse que não reconhece mais faixas de outras federações;

Uma mafia!

Detalhe eu treino Jiu com o pessoal da Alliance de Campinas, aqui existe um currículo para você fazer exame, mas até onde vi, não é cobrado! Você vai para o exame faz os movimentos que o professor pede e um abraço, se passar beleza!

Acho o mais certo! por que ai o cara só teria o custo no futuro com a faixa preta de BJJ, e diferente do TKD hoje uma conta rápida, vamos lá

Branca

Amarela

Amarela/verde

Verde

Verde/azul

Azul

Azul/vermelha

vermelha

Vermelha/preta

Meia vermelha meia preta (Grau Poom)

Total de 10 faixas até a preta! a 170 reais X 10 faixas = 1700 Reais + 1300 de exame da preta, 3000R$ ou seja Tres mil sera seu custo para chegar na preta!! Foda!

Já pratiquei outras artes e as taxas eram bem mais baixas!

Porem espero que isso um dia mude!! Para que possamos pegar nossas pretas" rsrs sem ter que pagar absurdos por isso! como você bem disse é apenas um pano da 25 de março!

Nada justifica esse preço abusivo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora