Entre para seguir isso  
Fabri

Futebol e MMA por Marcelo Alonso

Recommended Posts

Achei interessante o ponto de vista que o Alonso colocou no editorial da PVT Mag deste mês, mesmo assim ainda prefiro que fique cada um no seu quadrado: futebol não venha atrapalhar o MMA! Já basta essas torcidas organizadas que arrumam brigas para ver qual é a melhor.

Marcelo Alonso

Futebol e MMA: mistura explosiva ?

Filho feio ninguém quer, filho bonito todo mundo quer. Este ditado popular resume bem o que vem ocorrendo com o MMA nos últimos meses. Acostumado a ser renegado a uma espécie de limbo jornalístico desde os anos 50, o esporte caiu definitivamente nas graças do povo brasileiro depois do UFC Rio 1, quando os excelentes números atingidos na transmissão ao vivo da Rede TV, levaram a Rede Globo a entrar na briga com a Record e, de ultima hora, comprar os direitos de transmissão do evento.

Bombardeado de maneira positiva em toda a programação da Globo, o filho feio acabou tendo status de galã de novela das oito, a ponto de até os clubes de futebol quererem colocar seus escudos nos lutadores, como ocorreu com Anderson (Corinthians), José Aldo (Flamengo), Paulo Thiago (Cruzeiro), Thiago Tavares (Avai) e Minotauro (internacional).

Esta associação tem merecido longos debates por parte da comunidade do MMA. Nada mais natural, afinal de contas, depois de apanhar durantes décadas por sua associação a violência, seria interessante para o MMA atrair a conhecida animosidade entre torcidas de futebol para seus eventos ?

A resposta mais óbvia seria o não, mas eu ouso discordar. Sinceramente vejo mais vantagens do que desvantagens. Além do aporte de verbas do esporte mais rico do Brasil e do mundo, através de salários para os lutadores, o futebol atrairia ainda mais o interesse da mídia esportiva, que hoje ocupa 99% de seu espaço (Jornal, revistas e TV) com o “primo rico”. Os escudos dos clubes seriam apenas mais um dos patches nos calções dos lutadores, ajudando a engordar seus salários e colaborando sobremaneira em sua preparação e indiretamente na profissionalização do esporte como um todo. A associação de Ronaldinho e Anderson é um bom exemplo de sucesso neste sentido. Hoje o Corinthians tem um CT de MMA super bem equipado e aberto ao grande público com professores de diversas disciplinas, como Ramon Lemos (Jiu-Jitsu). O clube tem ainda planos de organizar um grande evento em sua sede até o fim do ano. Se a moda for seguida por outros clubes, o esporte só tem a ganhar.

Com relação ao lado mais preocupante, as torcidas organizadas, obviamente as autoridades precisam, sim, ficar atentas, mas por mais xiita que alguns torcedores possam ser, não há como associar a imagem de Chael Sonnen ao Palmeiras ou de Chad Mendes ao Vasco, só porque estes vestiram aquelas camisas sem terem a menor idéia do que significam. E mesmo que meia dúzia de débeis mentais acreditem que Sonnen virou palmeirense roxo. Será que pagariam RS 300 num ingresso do UFC para brigar com os Corintianos a ponto de gerar uma briga generalizada ? Improvável.

Me preocupa muito mais a participação de torcidas organizadas nos eventos nacionais, como ocorreu no show de Tatá em Minas. Onde torcedores do Atlético e do Cruzeiro se digladiaram do lado de fora, deixando um morto. Mas após o fato, a mídia deixou claro que o vandalismo foi proveniente de torcidas organizadas e os culpados pagaram por seus atos.

É assim que tem que ser. É dever do Estado zelar pela segurança do público, seja num jogo de basquete, futebol ou num evento de MMA. Não podemos abrir mão de patrocínios e mídia que podem ajudar a alavancar ainda mais nosso esporte, por conta de uma minoria de vândalos que tem que ser tratados como caso de polícia.

Editado por Fabri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma rivalidade centenária no futebol nos grandes centros no Brasil,as vezes sadia,muitas vezes irracional,jamais torcerei por um atleta que represente um time rival,seja lutando MMA ou nadando,sinceramente torci para o Cielo afundar na piscina desde que ele passou a representar um time rival aqui no Rio,o cara sabe nadar e não afundou ahuhauhuauhauh mas nunca mais torci por ele,é irracional?Claro mas isso está arraigado,desde que você foi a primeira vez em um campo de futebol torcer pelo time de sua família de seu pai e tios,irmãos,enfim esta mistura para mim é nociva,por exemplo você torce para o time de voleibol do Eike Batista?Mas certamente se acontecer um duelo do Botafogo contra o Flamengo no voleibol,você certamente sabe o lugar que você vai sentar e torcer.O dinheiro do MMA nada tem haver com o dinheiro do futebol,são interesses diferentes,visibilidade distinta,a mistura para mim é só das artes marciais,misturar com futebol é um tiro no pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha preocupação são esses bandidos infiltrados nas torcidas, só isso.

As vezes acho que AGORA o Brasil não tem maturidade esportiva para isso.. mais a Copa vem aí, tudo pode mudar, pelo menos eu espero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teria sido um bom teste o Aldo colocar a camisa do Flamento em pleno UFC RIO... eu digo que ele iria tomar uma vaia homérica.

Ele disse depois que esqueceu, mas eu acho que ele tava nervoso com isso e não usou de propósito (assim como não usou na pesagem).

No mais, o achei o artigo de baixo nível... o cara botou como ponto positivo a grana pra patrocinar os atletas, mas se esquece que os atletas tops (os únicos que os clubes procuram) não tem problema com falta de patrocínio.

Editado por thomaz.andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...)

A resposta mais óbvia seria o não, mas eu ouso discordar. Sinceramente vejo mais vantagens do que desvantagens. Além do aporte de verbas do esporte mais rico do Brasil e do mundo, através de salários para os lutadores, o futebol atrairia ainda mais o interesse da mídia esportiva, que hoje ocupa 99% de seu espaço (Jornal, revistas e TV) com o “primo rico”. Os escudos dos clubes seriam apenas mais um dos patches nos calções dos lutadores, ajudando a engordar seus salários e colaborando sobremaneira em sua preparação e indiretamente na profissionalização do esporte como um todo. A associação de Ronaldinho e Anderson é um bom exemplo de sucesso neste sentido. Hoje o Corinthians tem um CT de MMA super bem equipado e aberto ao grande público com professores de diversas disciplinas, como Ramon Lemos (Jiu-Jitsu). O clube tem ainda planos de organizar um grande evento em sua sede até o fim do ano. Se a moda for seguida por outros clubes, o esporte só tem a ganhar.

Com relação ao lado mais preocupante, as torcidas organizadas, obviamente as autoridades precisam, sim, ficar atentas, mas por mais xiita que alguns torcedores possam ser, não há como associar a imagem de Chael Sonnen ao Palmeiras ou de Chad Mendes ao Vasco, só porque estes vestiram aquelas camisas sem terem a menor idéia do que significam. E mesmo que meia dúzia de débeis mentais acreditem que Sonnen virou palmeirense roxo. Será que pagariam RS 300 num ingresso do UFC para brigar com os Corintianos a ponto de gerar uma briga generalizada ? Improvável.

Na teoria tudo é muito lindo. Todos só têm a ganhar etc e tal. Mas na prática a teoria é outra. Se você acha que torcida organizada só briga quando vai ao estádio é porque não conhece a realidade. No domingo, um ônibus escoltado pela polícia, levando torcedores do Palmeiras para o jogo com o Santos em outra cidade passou em frente à sede de uma torcida do Corinthians. Adivinha o que aconteceu... Os corintianos jogaram pedras no ônibus, os palmeirenses obrigaram o motorista a parar,os policiais bloquearam a porta do ônibus tentando conter os palmeirenses que pularam as janelas. Saldo: 13 feridos e 15 na delegacia: http://veja.abril.co...rginal-do-tiete

O jogo era entre Corinthians e Palmeiras? Não. Eles estavam dentro do estádio? Não. Um Spider vs Sonnen no Pacaembu, mesmo que nenhum maluco da Gaviões ou da Mancha Verde tenha 300 contos pra assistir o evento (o que é bobagem, visto que é bem capaz do Corinthians ou do Palmeiras comprarem ingressos e distribuir pra esses valentes...), em qualquer bar, restaurante, sede de torcida, rua, pode haver um confronto que no fim das contas será prejudicial pra imagem do esporte aqui no Brasil.

Será que vale a pena estimular esse ódio? Será que todos os supostos benefícios valerão alguma coisa depois que cenas de uma briga entre torcidas for parar na internet?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

penso um pouco como vc,B3SSA

eu sei como é aquiem Natal, com dois times de torcidas bem menores se comparando a os times do RJ, SP, MG..

aqui se matam dentro de onibus, na praia, em lanchonete..

tenho muito receio com isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e digo mais... não se surpreendam se a Gaviões, Mancha Verde, receber da diretoria uma enorme carga de ingressos, como acontece nos jogos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na teoria tudo é muito lindo. Todos só têm a ganhar etc e tal. Mas na prática a teoria é outra. Se você acha que torcida organizada só briga quando vai ao estádio é porque não conhece a realidade. No domingo, um ônibus escoltado pela polícia, levando torcedores do Palmeiras para o jogo com o Santos em outra cidade passou em frente à sede de uma torcida do Corinthians. Adivinha o que aconteceu... Os corintianos jogaram pedras no ônibus, os palmeirenses obrigaram o motorista a parar,os policiais bloquearam a porta do ônibus tentando conter os palmeirenses que pularam as janelas. Saldo: 13 feridos e 15 na delegacia: http://veja.abril.co...rginal-do-tiete

O jogo era entre Corinthians e Palmeiras? Não. Eles estavam dentro do estádio? Não. Um Spider vs Sonnen no Pacaembu, mesmo que nenhum maluco da Gaviões ou da Mancha Verde tenha 300 contos pra assistir o evento (o que é bobagem, visto que é bem capaz do Corinthians ou do Palmeiras comprarem ingressos e distribuir pra esses valentes...), em qualquer bar, restaurante, sede de torcida, rua, pode haver um confronto que no fim das contas será prejudicial pra imagem do esporte aqui no Brasil.

Será que vale a pena estimular esse ódio? Será que todos os supostos benefícios valerão alguma coisa depois que cenas de uma briga entre torcidas for parar na internet?

B3SSA, concordo com tudo que voce falou. Quem acha que não vai ter confusão das organizadas é pq não conhece a triste realidade. Nunca fui de torcida organizada mas conheço várias pessoas que são, eles brigam em bares, boates, onde se encontrarem. Dependendo do seu ´´grau`` de envolvimento nas torcidas voce corre o risco de ter que brigar andando na rua ou até mesmo na praia. E sobre o Aldo fazer um teste no UFC Rio com a camisa do fla, ele fez o tste quando pegou a bandeira e escutou uma vaia que parecia o Sonnen entrando... Na mesma hora ele largou a bandeira...

Teoria de povo civilizado e correto serve la pra fora, aqui a realidade é outra.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda vejo com muitas reservas.

Por exemplo esse evento do Pacaembu, com Anderson com a camisa do Corinthians... sei lá, fico muito receoso de dar merda. Muito mesmo. Assim como fiquei muito decepcionado com a torcida quando vaiou o Anderson no UFC 134 e até mesmo o José Aldo no 142 quando pegou a bandeira do Fla.

Acho essa mistura uma merda, confesso. Preferia ver o MMA seguir seu caminho próprio, como alternativa a um esporte cada vez mais leite com pera que é o futebol. E tirando esse CT de MMA do Corinthians, todo o envolvimento futebol + MMA tem sido em favor de lutadores que bem ou mal já estão muito bem encaminhados na carreira e poderiam seguir sem os clubes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda isso. Mas acho que logo os próprios times vão criar "equipes" voltadas ao MMA.

Como exemplo : Flamengo tem natação, futebol, basket, vôlei etc, podem colocar o MMA tmb.

Não vai custar nem metade de um salário de jogador bom, ( 1 milhão /mês) e vai ter uma baita estrutura e ainda levar o nome do time para todos os cantos.

Gastando cerca de 100 mil por mês, poderiam dar suplementos ótimos para 10 atletas, os melhores profissionais, e ainda lucrar em cima disso, conseguindo mais patrocinios para o Clube.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que há dois pontos não abordados no texto:

1) a ligação com futebol fará com que a torcida deixe de ser do atleta, e sim do clube. Quanto ao argumento de que a torcida é para o Brasil, digo que não se aplica no futebol, pois quem acompanha realmente o time torce para o adversário do rival (os não santistas em SP saborearam a vitória do Barcelona). Não sei se isso é bom.

2) Esse papo de que torcida organizada é meia dúzia de desordeiros é balela. Primeiro porque não são meia dúzia, e sim centenas e centenas. Segundo porque há décadas a polícia não consegue controlar suas ações maléficas (não se esqueçam que as TO fazem filantropia também). Ninguém precisa achar que o Chael é palmeirense para torcer contra o corintiano AS.

Antes eu torcia para os atletas brasileiros. Hoje não torço para o AS em hipótese alguma. Se o evento for em SP pode estar certo que estarei no estádio torcendo para o CS.

e não sou o único.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado eddie jones

Teria sido um bom teste o Aldo colocar a camisa do Flamento em pleno UFC RIO... eu digo que ele iria tomar uma vaia homérica.Ele disse depois que esqueceu, mas eu acho que ele tava nervoso com isso e não usou de propósito (assim como não usou na pesagem).No mais, o achei o artigo de baixo nível... o cara botou como ponto positivo a grana pra patrocinar os atletas, mas se esquece que os atletas tops (os únicos que os clubes procuram) não tem problema com falta de patrocínio.

VAIA HOMÉRICA SE FOSSE A CAMISA DO TEU TIMECO 54% da população do rio é flamenguista. fato!

agora, a questão dos clubes apoiarem os atletas é uma boa, mas já que você lembrou, é verdade seria uma boa se patrocinassem também os promissores, que muitas vezes tem um certo problema no inicio de carreira

porque pega o exemplo do flamengo, só com o tal do alex silva, gasta 300 mil reais por mes

"patrocinar" um jovem atleta com uma ajuda de 5 mil reais seria moleza,

Foda isso. Mas acho que logo os próprios times vão criar "equipes" voltadas ao MMA.Como exemplo : Flamengo tem natação, futebol, basket, vôlei etc, podem colocar o MMA tmb. Não vai custar nem metade de um salário de jogador bom, ( 1 milhão /mês) e vai ter uma baita estrutura e ainda levar o nome do time para todos os cantos. Gastando cerca de 100 mil por mês, poderiam dar suplementos ótimos para 10 atletas, os melhores profissionais, e ainda lucrar em cima disso, conseguindo mais patrocinios para o Clube.

equipes não propriamente, mas um apoio maior, até mesmo acessibilidade a estrutura e profissionais do clube e maior suporte sim. até porque vai chegar num certo ponto em que vai parar pois vai bater em uma estrutura que existe no mma faz tempo.

no caso deve ser só o apoio mesmo, porque estrutura de time mesmo atrapalha até mesmo os treinos que os atletas costumam fazer em outras academias ou equipes que não é aquela dele de costume

Acho que há dois pontos não abordados no texto:1) a ligação com futebol fará com que a torcida deixe de ser do atleta, e sim do clube. Quanto ao argumento de que a torcida é para o Brasil, digo que não se aplica no futebol, pois quem acompanha realmente o time torce para o adversário do rival (os não santistas em SP saborearam a vitória do Barcelona). Não sei se isso é bom.2) Esse papo de que torcida organizada é meia dúzia de desordeiros é balela. Primeiro porque não são meia dúzia, e sim centenas e centenas. Segundo porque há décadas a polícia não consegue controlar suas ações maléficas (não se esqueçam que as TO fazem filantropia também). Ninguém precisa achar que o Chael é palmeirense para torcer contra o corintiano AS.Antes eu torcia para os atletas brasileiros. Hoje não torço para o AS em hipótese alguma. Se o evento for em SP pode estar certo que estarei no estádio torcendo para o CS.e não sou o único.

1) é como se fosse um apoio, não necessariamente é o time de mma do clube a.

2) existem pessoas e pessoas dentro da torcida organizada, é claro que o meia duzia é modo de dizer, mas também não é como você diz

eu mesmo durante muito tempo fui da raça, hoje em dia já que as coisas melhoraram nas torcidas do fla, eu fico muito na urubuzada mas ando por todas (sempre vou na jovem quando o aldo aparece por la. rs) e tem muitos grupos mesmo dentro das próprias organizadas

o que acontecia antigamente, realmente era a maioria que ia para os confrontos, mas isso mais em questão de brigas entre si, já entre torcidas rivais, pelo menos no fla era raro a raça mesmo ir, quase sempre era a jovem ou um grupinho da raça. só ia a raça mesmo se acontecia de pegarem um da mesma por ai.

já hoje em dia eu posso dizer com todas as letras que o problema dos baderneiros é de um grupinho, e tem muita gente que bota camisa de organizada, e diz que é mas na verdade não é, só usa como pretexto pra confusão

em toda a baixada "nome feioso que vem dps de baixada (rj)" eu contei trocentas lojas que vendem uniformes de organizada. é igual aquele grupo hacker anonymous, qualquer um pode chegar e dizer que é

já cansei de ver nego que usa questão de organizadas como pretexto pra briga, ou entra no meio das que os grupinhos.

bem, isso é pelo menos aqui no flamengo, na do vasco eles vem mudando também e é mais ou menos parecido, na do botafogo ainda tá cheio de baderneiros, e a do fluminense é a unica que se enquadra na descrição de quadrilha criminosa.

já dos outros estados eu não posso dizer tanto, mas lá em minas a coisa é geral, e em sampa tem um bagulho tenso entre corintias e palmeiras, a do são paulo tbem, mas ai já deu uma amenizadinha

no mais, se o problema for esse, é simples, se tem leis, cadeia, e policia, é pra punir quem descumpre as leis e por ordem

chance de baderna é zero se as coisas estiverem tudo certinho

e como já disseram, ninguém vai a um evento de mma tipo o ufc pagar 500 conto pra tampar na porrada (a não ser que você esteja escalado pra lutar no evento mas tenha perdido sua identificação (de onde eu tirei isso?))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado LucasMuayThai

Só tem problema patrocinar dois clubes nesse país: CORINTHIANS e flamengo, já que só esses dois, por contarem com medo e inveja dos seus rivais, teriam seus atletas vaiados... Minota lutou pelo Inter, Paulo Tiago pelo Cruzeiro e o Thiago Tavares pelo Avai e ninguem falou nada...

Mas quando se trata dos dois maiores dos estados mais tradicionais no futebol do país, os rivais se descontrolam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso