Entre para seguir isso  
Federal

Tomar creatina pode acusar em exames de saúde

Recommended Posts

Pessoal,

Estou tomando creatina: comecei terça (13/12) e estou tomando 20 gr. diárias, pra saturar. O fato é que muito em breve vou ser nomeado num novo cargo (passei num concurso) e soube que haverá exames de sangue, dentre eles será aferido "creatina". Aí lembrei que isso pode me complicar...será? Alguém pode me esclarecer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moderação: favor colocar ponto de interrogação no título do tópico, pois esqueci de fazê-lo.

Grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza brother?

Seguinte, o exame não seria ''creatinina'' ao invés de creatina?

No caso é pra verificar sua função renal, exames de praxe, relaxa.

Se a creatinina está alta, é porque há lesão no néfron(unidade funcional do rim). Lesão no Túbulo Contorcido Distal e/ou Proximal, Alça de Henle etc.

Só por curiosidade mesmo, você também pode dosar creatina no plasma, mas creatina geralmente os estudos pra quantificar são obtidos por biópsia muscular. Aí tem vários tipos, exemplo: Pra quantificar o glicogênio muscular, usa-se simplesmente amido, pois o mesmo cora. Ou biópsia muscular com imunohistoquímica, que são marcadores etc.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diminua os treinos ou se permita ao descanso nos dias que antecedem os exames pros valores do CPK não ficarem altos, assim você não será diagnosticado como um possível cardiopata ou outros transtornos e não terá que fazer uma nova bateria de exames, os casos são bem comuns até...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza brother?

Seguinte, o exame não seria ''creatinina'' ao invés de creatina?

No caso é pra verificar sua função renal, exames de praxe, relaxa.

Se a creatinina está alta, é porque há lesão no néfron(unidade funcional do rim). Lesão no Túbulo Contorcido Distal e/ou Proximal, Alça de Henle etc.

Só por curiosidade mesmo, você também pode dosar creatina no plasma, mas creatina geralmente os estudos pra quantificar são obtidos por biópsia muscular. Aí tem vários tipos, exemplo: Pra quantificar o glicogênio muscular, usa-se simplesmente amido, pois o mesmo cora. Ou biópsia muscular com imunohistoquímica, que são marcadores etc.

Abraço!

Fala, Cara!

Beleza?

Na verdade, não sei bem qual será o exame...rs...é algo assim: creatina ou creatinina. Porém, pelo que vc está falando, independente do nome, não há problemas, não é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diminua a dose para 5 gramas.

Esqueça a tal saturação...

Por que diz isso? Pra evitar problemas ou porque não faz efeito a tal saturação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, Cara!

Beleza?

Na verdade, não sei bem qual será o exame...rs...é algo assim: creatina ou creatinina. Porém, pelo que vc está falando, independente do nome, não há problemas, não é isso?

Você é atleta!

Relaxa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que diz isso? Pra evitar problemas ou porque não faz efeito a tal saturação?

Os dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Yin-Yang e Zagolee,

Vcs são da área de saúde?

Yin é biomédico, o zago acho que é formado em ed. fisica.

Os dois.

Funciona sim. Só que sem saturar, tu leva 28 dias pra atingir o msm aumento.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8828669

@YY A creatinina vai aumentar por causa da creatina, isso não pode causar um "falso-positivo" no exame? Ou a quantidade não é suficiente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria uma consideração sobre o uso da creatina e o esporte praticado.

Quero deixar claro que as dosagens são opções de cada um, mas a grande maioria dos estudos foram com 5 gramas...

Quando o Federal disse que participaria de um teste físico com vários tipos de exercício e perguntou se creatina ajudaria, eu disse que sim...

A creatina, independente da tal saturação, pode ser utilizada de duas maneiras (como energética e como anticatabólica), ou seja, antes ou depois dos exercícios.

Pra mim a creatina (Glicina, Arginina e Metionina) é o melhor suplemento do mercado pra treinamento de força (base de todos os meus estudos), capaz de promover ressíntese de ATP (Adenosina TriFosfato) e consequentemente aumentar os limiares de contração muscular.

Mas apenas para corridas o uso deve ser analisado, pois o uso da creatina retém água.

Com o uso os corredores terão aumento no peso corporal total que influência diretamente na performance.

A creatina por exemplo será fantástica na recuperação do Minotauro se utilizada.

Lembrando também que sua utilização com baixa ingestão hídrica poderia potencializar a formação das pedras de oxalacetato (vide Krebs).

E que a alta ingestão de qualquer aminoácido pode representar toxidade em função da grande quantidade de moléculas de Nitrogênio.

Por isso, depois dos exames feitos, uma das coisas que seu médico vai lhe recomendar se a creatinina ou uremia estiver alta será a diminuição de todo e qualquer alimento proteico, que poderia indicar uma lesão dos néfrons como explicou perfeitamente o Dr. Yin Yang.

Tem muita coisa interessante pra conversar, como a utlização de estratégias alimentares e os tipos de modalidades esportivas, estratégias específicas do treinamento, treinamento concorrentes, emagrecimento, que particularmente acho muito interessante... (fora o treinamento de força que é a minha paixão).

Editado por zagolee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba! Assuntinho complexo, hein, Zagolee...rs

Minha preocupação no momento é só uma: medo de a ingestão de creatina comprometer os níveis de creatinina nos exames médicos, já que serão feitos para fins admissionais (passei pra Auditor-Fiscal da Receita do Estado do Rio de Janeiro - um dos concursos da área fiscal mais difíceis do país!).

E aí, atrapalhará ou não?

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim.

É melhor manter os treinamentos, alimentação saudável e muita água apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que esse tópico está sendo acompanhado por quem entende do assunto vou aproveitar a deixa para tentar sanar uma dúvida que tenho sobre creatina. Por quanto tempo após a pessoa parar de tomar creatina persiste a retenção de líquido? Ok...a resposta lógica me parece ser pelo tempo em que estiver no organismo, mas isso seria aproximadamente quanto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso