Sharivan

O que é Jon Jones e o porquê daquele desfecho contra o Lyoto

Recommended Posts

Bom pessoal,

Sei que já há vários tópicos sobre a luta, mas este é voltado EXCLUSIVAMENTE a estes dois pontos. Ou seja, não se trata de uma pura análise da luta (embora a envolva, obviamente), o que já está sendo comentado, mas sim, duas questões que eu observei e gostaria de expor para a galera, para ver o que pensam sobre ESTAS observações que estou apresentando. Simplesmente isto.

Primeiro aspecto: O que é Jon Jones

Com todo respeito ao campeão, mas ainda sou adepto dos que veem no JJ um "pesado que luta na meio-pesados". Claro que não há como negar que ele é, muito mais do que pelo tamanho, diferenciado. Acho que a postura que ele tem, a de um garoto de 23 anos que luta com aquela confiança e ousadia, é fora do normal.

Mas também vejo um lutador que ainda não teve o seu coração testado e possivelmente nem terá (nesta categoria). Embora ainda tenha sido muito breve, o primeiro round na sua luta contra o Lyoto deixou transparecer que o JJ pode sim ser acuado e frustrado, mas isso demanda muito esforço e paciência por parte do seu adversário, sempre bem menor, pois este tem que ser mais atento e mais rápido para compensar a drástica diferença física, pois o JJ alcança de muito mais longe sem ser alcançado. Por isso, vejo uma importância muito grande do seu tamanho nos seus resultados: sua envergadura monstruosamente maior, mesmo que ante caras também grandes para a categoria, lhe dá uma vantagem assombrosa aonde muitas vezes a técnica sucumbe ante a grosseria.

Acho um pouco injusto não haver uma certa limitação, além do peso, de mais, pelo menos, de estatura para as categorias. Ora, o JJ tem quase dois metros! Sem falar na sua envergadura que passa disto. Enquanto isso, a categoria, até pouquíssimo tempo atrás, tinha uma estatura média de 1,80m! Qualquer um que luta sabe que tamanho faz sim diferença, quem dirá em esportes de altíssimo nível, aonde pequenos detalhes representam grandes consequências.

Comparações a parte, o Fedor foi rei sendo um cara tido como pequeno para a sua categoria. O Jon Jones, embora seja sim incrível, sempre vai ter este pontinho de discussão pelo seu tamanho ser desproporcional ao dos demais. Se na própria física se reconhece a importância deste aspecto, como quando analisamos o princípio da alavanca (uma alavanca maior demanda menos esforço para uma mesma tarefa), não há como deixar de relevar isto num esporte que já desde sempre levou em conta os pesos dos lutadores. Penso que hoje em dia, com o nível que alcançamos de técnica e preparação, nada mais justo que algo como "LHW - 93kg/1,75m a 1,89m" ou algo do tipo.

Segundo aspecto: O porquê da vitória do Jones

Foi uma luta que, ao menos de inicio, fugiu um pouco do que já se tornou costumeiro nas lutas que envolvem o americano: o adversário não se intimidou com a incomum postura do Jones e soube frustrar suas investidas. Era evidente o certo espanto e acuamento em que se viu o rapaz, tava na cara dele!

O Jones sempre entra muito confiante e neste UFC 140 não foi diferente. Mas, finalmente, pudemos ver um pouco do que um bom adversário que esteja treinado e que não se perca no diferenciado jogo do Jones pode fazer. Foi possível ver que a então inabalável confiança do jovem lutador balançou.

No decorrer da luta, por mais que já seja de praxe a investida em cliche mais cotoveladas por parte do JJ, senti que ele meio que achou aquele momento na luta. Senti um pouco de sorte de campeão. Depois do corte, a luta já estava acabada, qualquer um que acompanha MMA percebeu que aquele chamativo ferimento abalou o brasileiro em todos os sentidos: o Lyoto se assustou, tanto pelo resultado físico quanto pela queda da sua então funcional estratégia. Enquanto isto, o JJ apenas fechou a conta.

Sem dúvidas é impossível questionar que não se tratou de um vitória "por sorte", de forma alguma, mas ontem finalmente se viu um lutador que realmente incorporou o espírito de desafiante, se preparou pra valer e topou o campeão de igual para igual, apesar da certa brevidade da luta. Entendo que o desfecho foi mais por uma situação comum, que ordinariamente ocorre com qualquer lutador e em qualquer luta, do que por mera e plena imposição do jogo de um em desfavor de outro.

Enfim, diferentemente de lutas passadas, aonde vimos a imposição de um ritmo desde o começo e que sempre resultou em "passadas de carro", o jovem campeão Jon Jones conseguiu a vitória por um momento convencional de qualquer luta de MMA (um soco que pode entrar e balançar), aonde, graças a controvertida validade do uso de cotoveladas, arrumou um corte na cabeça do adversário, o que definiu a luta. Penso que, na inocorrência daquele corte, o desfecho não seria aquele. Não estou dizendo que o Lyoto venceria, mas sim que a luta certamente duraria bem mais, possivelmente indo para a decisão.

Conclusão

Derradeiramente pudemos ver um "pequeno e real teste" a um lutador que, embora seja de fato talentoso, tem uma vantagem física absurda em meio a categoria, o que gera uma relevância crucial para o desempenho que ele tem tido. De forma alguma ouso dizer que ele não seria o campeão se não tivesse este tamanho todo, mas tenho certeza absoluta que ele não exerceria esta mesma superioridade que tem apresentado. De todo modo, reconheço que, na atual categoria, salvo surpresas, não há mais ninguém a ser batido. Acredito que o Evans praticamente teria que jogar contra o Jones nas suas mesmas armas, mas com uma desvantagem física enorme, pois é um dos menores da categoria, sem falar que na trocação toma atraso. Ainda acho que o Lyoto pode fazer um boa luta contra o americano, mas real e justamente ele foi para o fim da fila. Então, talvez a categoria dos pesados seja o único caminho para definirmos se Jon Jones é, como muitos outros foram, mais um lutador acima da média e no seu auge, ou se é de fato "um Pelé do MMA".

Meu ponto de vista.

Editado por Sharivan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma...já falaram em proibir cotovelada, que a guilhotina aplicada pelo Jones e na verdade cervical e portanto deveria ser proibida.

Agora essa de limitação de ALTURA nas categorias??? Me desculpe cara, nada a ver isso. Muito mais justo seria a pesagem no mesmo dia do evento. Lutador cortando 12kg e que nao pode acontecer.

Quanto a vitoria do Jones isso se deu devido ao seu maior volume de jogo e ao fato de ter um excelente treinador, um corner de verdade que o instruiu corretamente a mudar a estratégia no segundo round.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bonito o que voce escreveu, mas se toda essa historia de alavanca, e altura fosse de fato detrminate, Kendall Grove seria campeão absoluto dos medios, e o Stefan Struve dos pesados.

O tamanho ajuda sim, mas o que faz dele ser o campeão é seu talento.

Não adianta, a galera vai continuar virar as madrugadas até achar uma desculpa coerente para desmerecer o americano

Editado por Trindade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jones venceu pq tem mais talento, maior volume de jogo e melhor corner.

O resto e' choro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com a parte de que ele é um "Pesado nos meio-pesados" devido a envergadura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa reflexão. Concordo bastante em algumas coisas.

Apenas não achei uma diferença muuuuuito grande de estatura diante do Machida. Foi o adversário mais próximo a seu tipo físico que ele enfrentou até agora, e novamente fechou a fatura (e olha que o Lyoto tava na sua melhor forma de todos os tempos).

Assim, fica a impressão que o JJ realmente é o cara.

Mas vai ter de pegar uns quilos a mais e subir de categoria, senão, ficarão todas as lacunas que vc levantou em aberto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma...já falaram em proibir cotovelada, que a guilhotina aplicada pelo Jones e na verdade cervical e portanto deveria ser proibida.

Agora essa de limitação de ALTURA nas categorias??? Me desculpe cara, nada a ver isso. Muito mais justo seria a pesagem no mesmo dia do evento. Lutador cortando 12kg e que nao pode acontecer.

Quanto a vitoria do Jones isso se deu devido ao seu maior volume de jogo e ao fato de ter um excelente treinador, um corner de verdade que o instruiu corretamente a mudar a estratégia no segundo round.

2

já estão reclamando até da altura.. pqp..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com a parte de que ele é um "Pesado nos meio-pesados" devido a envergadura.

Beleza,

AS e' um meio-pesado nos medios...

Dominick e' um featerweight lutando na bantamweight...

Por outro lado Frankie Edgar e' um featerweight lutando na light.... smmooke

Bateu o peso ja era, ta na categoria... qndo o Jones limpar a LHW, eu vou ser o primeiro a falar pra ele subir para a HW e luta contra o Cigano, Cain ou sei la quem... por enqnto deixa ele na LHW mesmo... ainda tem o Hendo, o Rashad...

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi bem as observações, mas pela luta que eu vi,O lyoto foi o primeiro adversário que eu realmente vi que tinha alguma chance de ganhar do Jon Jones, diferentemente do Shogun,Rampage, Bader, Etc e tal...

Acho que a altura e a envergadura são vantagens para ele, mas que não é tão determinante quando alguns acham, se fosse assim Holandes Struve venceria todos os adversários, o Jon jones é um lutador muito talentoso e temos que aceitar isso, pode até não ser o "campeão do povo", mas é um excepcional lutador, alguns tem raiva por que ele surrou um dos seus lutadores preferidos, sem querer mencionar, mas acho que sabem do que eu estou falando...

Gosto do estilo de luta dele, é muito plástico e empolgante, além de como você citou nas suas observações, ele é ousado, é isso é muito bom para o MMA.

003060.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei do artigo, O Jones é um cara que eu particulamente ODEIO! mais fazer o que temos que aceitar o cara vai demorar para ser batido, eu acredito sim que o Lyoto ou qualquer outro lutador possa fazer frente a ele seguindo uma boa estrategia de luta, mais infelizmente quanto ao alcance acho impossível se fazer algo... quanto as cotoveladas com o adversário no chão eu acho que deveria ser banida... não só por causa do Jones, acho que cotoveladas de cima para baixo são muito mais brutais que uma joelhada dada com o adversário com os 3 apoios no chão,alem do que corta muito fácil...

Sei que vai ter nego falando que se for assim vão ter que banir socos e etc... mais se para para pensar as cotoveladas são mais usadas com o propósito de corte de que com de nocautear, Jones e Florian que o diga.

Jones Tiro chapéu para você, Mais um Shogun treinado da trabalho, Um lyoto da trabalho(mostrou isso agora), O Henderson quando encurta dando aquelas pedradas da trabalho e o Rashad e Phil Davis botando para baixo da trabalho... o resto não vejo como vence-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo em ver o cara como um peso pesado, pra mim bateu o peso não tem o que reclamar, lutador tem que lutar na categoria que o favorece, Jones subir de peso pra lutar com uns 108 kg contra um Lesnar da vida que na luta vai ter muito mais que 120 kg é bobagem.

Também discordo levar pro lado "ele usa sua superioridade física" como uma espécie de demérito, o cara corta peso pra burro pra lutar em alto nível isso é mérito, essa visão tira um pouco o mérito de um cara que é muito grande e não possui os defeitos dos caras grandes ( Semmy Schilt por exemplo era facilmente quedado e esparramado ).

Acho que você ainda não deu ênfase num aspecto que define porque JJ ganhou, ele tem um chão muito afiado, não digo BJJ em si, digo domínio de posição pra fazer o que ele bem entender, e em pé o moleque é um Dhalsim negro, com uma faca em cada cotovelo.

O jeito de ganhar dele é ir pra curta, não ser quedado, e tentar acertar a têmpora dele, cada dia que passa estou convencido que é mais seguro meter um balaço na têmpora do que no queixo.

Acho que na curta o Henderson poderia fazer isso, só não pode passar do 1 Round se não o negão mata...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parei de ler na restrição de altura... Só pode ser brincadeira!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Affff... qto mimimiimimm

O cara bateu 93 kgs um dia antes da luta JÁ ERA meu amigo ele é um meio-pesado, se ele é alto e tem uma grande envergadura, BOM P/ ELE, não tem como padronizar isso !!!!!!

Num tem essa de envergadura, de tamanho e talz isso não ganha sozinho o cara tem q ter talento tmb, falam como se o Jones fosse um cheat ambulante, como se ter braços e pernas grandes fosse uma fraude dele rsrsrsrs O cara é assim, teve a sorte de ter uma estrutura dessas e saber usá-la na luta entao os outros q quebrem a cabeça p/ desvendar o mistério !!!!!

É tão díficil reconhecer q o americano é um excelente lutador ??? Parem de tentar desmerecer os feitos do cara como se ele só tivesse alcançado isso por ser grande, Jon Jones é um fenômeno e merece essa cinta !!!!

Uma hora ele pega alguém com o número dele, desde os anos 80's eu já vi vários INVENCÍVEIS caírem, tanto no boxe, qto no MMA, uns demoram mais, outros menos, mas uma hora eles caem !!!!!!!!!

Editado por mumm-ha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora