Buck Rogers

Futebol não é “Ultimate Fighting”!

Recommended Posts

E lá vamos nós de novo sair em defesa do esporte… Na última quarta-feira presenciamos acontecimentos dantescos nos gramados sul-americanos. Tanto no jogo Avaí x Botafogo quanto no Argentinos Juniors x Fluminense houve quebra-pau generalizado após as partidas, fato infelizmente comum no esporte mais popular do mundo. O que mudou agora foi a mania que pessoas passaram a ter em comparar esta violência desnecessária com o MMA. Como fez o renomado jornalista Antonio Maria Filho.

Em seu blog, Maria teve a infelicíssima ideia de dizer que “futebol não é Ultimate Fighting”. Realmente ele tem razão em certo ponto. Futebol é um esporte e Ultimate Fighting Championship é um campeonato, um evento. Seria o mesmo que dizer “Basquete não é Libertadores” ou “MMA não é Champions League”. Isso a gente já sabe, não era preciso um post para explicar. Mas tudo bem, o Maria não foi o primeiro a confundir MMA com UFC e provavelmente não será o último. Mas não foi essa comparação que me irritou.

Por mais de uma vez já abri espaço no MMA Brasil para explicar a diferença entre “agressividade” e “violência”. Vou repetir aqui o que disse em outro artigo:

“Muita gente confunde agressividade com violência. Resumidamente, ‘violência caracteriza-se pela ação devassa, impaciente e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência’, enquanto uma pessoa agressiva ‘é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa, uma prova às suas capacidades mentais’. Violência é um comportamento patológico da conduta humana, enquanto agressividade é um fenômeno comum no dia-a-dia.”

Ou seja, agressividade é um comportamento natural do homem desde sua existência. Violência é uma doença. Quando há violência no MMA, como vimos com Paul Daley contra Josh Kosheck ou na confusão armada por Jason “Mayhem” Miller na luta de Jake Shields contra Dan Henderson, os causadores são imediatamente punidos. Ninguém no mundo do MMA tolera este tipo de comportamento. E isso é muito mais raro nas lutas do que no futebol, diga-se.

Já dizia o grande historiador escocês Thomas Carlyle no século XIX: “O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha“. O bispo Ambrósio de Milão falava ainda há mais tempo, no século IV: “Aquele que luta tem o que esperar. Onde há luta, há coroa“. Existe ainda um ditado popular no judaísmo hassídico que diz: “Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória“. Guilherme Pinheiro nos relembrou de uma passagem do genial dramaturgo alemão Bertold Brecht em seu artigo de estreia aqui na nossa cozinha: “(…) Há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis”.

Não importa se você é cristão, judeu ou ateu. Tampouco se nasceu em 1992, 1840 ou 345. Temos que saber diferenciar luta de briga, agressividade de violência. Enquanto o preconceito e as informações erradas continuarem, nós do MMA Brasil sempre estaremos a postos para defender a bandeira do esporte. Isso mesmo, o MMA é um esporte, assim como o futebol, o basquete ou o curling.

PS: antes de sair por aí falando bobagem, seria legal que o Antonio Maria aprendesse português. “Penalisar” é dureza…

FONTE: http://www.mma-brasil.com/futebol-nao-e-ultimate-fighting

"galera é meu 1º post aki e eu achei mt interessante esta matéria pois a mídia esportiva no Brasil é 90% futebolista e tem uma visão meia deturpada do MMA e em vez de se informarem, antes de falarem certas bobagens preferem escrever isso,e peço de ante mão, se tiver algo errado me desculpem e corrijam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre discuto quem fala que mma é violência, até mesmo por praticar uma arte-marcial e saber de toda disciplina que nós é passada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara tem 66 anos... é de uma época totalmente diferente. O problema é que ele tem o poder de um veículo de comunicação ao seu lado. O negócio é torcer pra pessoas com o mesmo poder falarem bem do esporte.

Deixa esse josé manoel quieto. Dar ibope é furada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só eu não achei nada demais na declaração?

Não vi preconceito nenhum, quando um jogador de futebol mete a mão na bola é comum dizer: "futebol não é vôlei", da mesma forma o cara tá dizendo que futebol não é UFC, e ele tá certo, vão jogar bola e deixa a luta com os praticantes de mma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só eu não achei nada demais na declaração?

Não vi preconceito nenhum, quando um jogador de futebol mete a mão na bola é comum dizer: "futebol não é vôlei", da mesma forma o cara tá dizendo que futebol não é UFC, e ele tá certo, vão jogar bola e deixa a luta com os praticantes de mma.

tamu junto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a evolução do MMA ainda teremos diversas notícias tanto boas, outras ruins, outras infelizes e por ae vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fãs de MMA, os fãs mais MIMIMI e afrescalhados de todos os esportes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam bem, quando em outros tempos alguém citava o MMA. Uma coisa é certa o MMA já tá tomando o lugar do boxe até nesse tipo de comentário. Ou quem é mais velho, já na casa dos 40 como eu que ouvia muito os comentarista dizerem "que os jogadores pareciam lutadores de boxe" quando tinha uma briga.

Então não vejo demérito, diria que é apenas um comentário infeliz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afrescalhado pq cara pálida??

Vc não é capaz de emitir sua opinião sem insultar os outros ?

Imagina se os fãs de Volei fossem ficar de mimimi quando alguém diz que volei é esporte de gay. Imagina se os fãs de ginastica fossem ficar de mimimi quando dizem que os atletas são viados, imagina se os fãs de Wrestling fossem ficar de mimimi quando zoam aquela malha que eles usam. Varios esportes são muito mais achincalhados que o MMA, e nem por isso os fãs ficam se doendo tanto. Boxe também é frequentemente relacionado com a violência e eu não vejo essa choradeira por parte deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que não dá pra reclamar. Os nossos campeões estão o tempo todo em tudo quanto é programa de televisão, nos jornais. Tivemos uma grande evolução nos ultimos anos.

Teremos UCF Rio ao vivo em canal aberto.

A declaração infeliz desse ignorante é um fato isolado.

O mais engraçado é ver que a porrada come no futebol, mas dificilmente vc vê alguém realmente arrebentado o outro de porrada. É muito leigo junto!!

Quando vi o jogo de chão do Loco Abreu, me mijei de rir!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MMA é violento. No dia que deixar de ser, se arruinará.

Ta certo que a maioria das pessoas que curtem o esporte querem dar um empurrãozinho amenizando a questão da violência e etc...Mas falar que não é violento é brincadeira. Nós que amamos o esporte achamos natural o cara abrir a cara do outro com uma cotovelada, ou adoramos quando um anderson silva da vida quebra o pau da venta de alguém. Mas que isso é violência é sim.

Experimenta por a regra do rings no UFC por exemplo. Os caras querem ver é sangue velho, principalmente os americanos que alavancam o esporte assustadoramente !!!

Eu por exemplo, morro de saudade dos pisões do finado Pride!!! Quem quizer assistir outra coisa, mude de canal ou va assistir balé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MMA é violência mesmo, e violência é como sexo, tem lugar e hora para acontecer, e pode ser ótimo.

hehehe, interessante esse ponto de vista

tb tem o seguinte...quando um não quer, dois não brigam... mma só acontece porque dois ATLETAS querem se enfrentar...

a violência é opcional... tá cheio de lutas técnicas e mesmo as que acabam em porradaria pura, não são agressivas pro corpo como é o boxe (em relação a golpes na cabeça, que não tem corte mas lesões mais profundas)

o treinamento de alta performance DE QQ ESPORTE é muito mais degradante e desgastante pro corpo humano.. MMA é fichinha perto do treino que os caras fazem pra estar ali...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora