Convidado alexandrepmr

Reportagem zulu e zuluzinho

Recommended Posts

Convidado alexandrepmr

Conheça Rei Zulu e Zuluzinho, os lutadores do Maranhão

Apesar da desigualdade entre ele e seus adversários, Rei Zulu encarava a todos fazendo caretas

Por Marilia de Laroche

No quesito simpatia, eles confirmam a máxima tal pai, tal filho

Do alto de seus 1,90m, 120kg e 63 anos — 40 de lutas —, Rei Zulu já não quer bater nem apanhar. Isso porque “nessa idade a gente pode se quebrar”, diz, dando risadas. Sua luta agora é para ter direito a uma aposentadoria. Enquanto espera, vai levando a vida na casa onde nos recebeu contando piadas e casos, mostrando fotos e seu quintal — no qual antes treinava e agora cuida de quatro galinhas, um galo, um gato e um cachorro.

Nascido Casimiro Nascimento Martins, em 1947, ele foi criado em Pontal, no interior do Maranhão. Lá, aprendeu a Tarracá, luta cabocla praticada e ensinada por índios e negros da região. Como seus 17 irmãos, nunca freqüentou a escola. Cresceu forte e brincalhão. Aos

14 anos, mudou-se com a família para a Vila Ilusão, na Ilha de São Luís.

Foi no exército, aos 18, que teve oportunidade de ganhar sua primeira luta. Com os punhos cerrados e o rosto iluminado, decidiu, então, que para vencer na vida iria lutar. Literalmente. Quando deixou o quartel, ganhou o mundo, competiu em vários países. Virou ídolo no Japão. Inventou um estilo só dele, longe de anabolizantes, academias e qualquer padrão. Telequete? Claro que não: “Porrada dura”, ele faz questão de dizer. Podia vir quem viesse: Braço de Ferro, Valdeci, Rickson Gracie, Paulão. Jiu-jitsu, karatê, capoeira, judô. Desafiou todo mundo. Valia tudo.

Apesar da desigualdade de condições de treinamento entre ele e a maioria de seus adversários, Rei Zulu os encarava fazendo caretas um pouco engraçadas. E elas ficaram famosas. “Fazia caretas, porque os adversários vinham para machucar, com ódio. E eu lutava na lógica”. Deu certo: ele acumulou duzentas vitórias – a mais importante, para ele, foi sobre o italiano Sergio Batarelli, em 1984.

Rei Zulu competiu em vários países, virou ídolo no Japão, inventou um estilo só dele, longe de anabolizantes, academias e qualquer padrão

Para falar dele, impossível não mencionar o filho Wagner Martins, o Zuluzinho — 32 anos, 2m de altura, 185kg. Zuluzinho conheceu o pai aos dezesseis anos, porque até então, morava com a avó materna. Foi por assistir e tornar-se fã das lutas do pai que os dois se aproximaram. O resultado foi que o filho começou a lutar aos 20 e seu primeiro desafio foi uma espécie de acerto de contas: ao som do tema de Rock Balboa, massacrou James Adler que, no Piauí, em 1990, havia jogado Rei Zulu para fora do ringue.

Como o pai, virou lenda viva no Maranhão e fez carreira internacional. Lutando, esteve duas vezes na Rússia e cinco no Japão, onde foi três vezes campeão. Enfrentou os maiores do mundo, como Fedor, Minotauro. Acaba de voltar de Manaus, onde ganhou sem sequer ter lutado, pois seu adversário, Assuério Silva, ao ver a massa que teria de enfrentar, desistiu da luta e foi vaiado impiedosamente pelo público. “Fala, campeão, quer dizer que agora você ganha no grito?!”, pergunta Rei Zulu ao filho, dando franca gargalhada.

Se o pai se aposentou como lutador, Zuluzinho ainda tem muitos confrontos profissionais pela frente. Neste mês, treina e se prepara para uma provável luta, outra vez em Manaus.

E, quanto ao apelido, vale esclarecer: o Rei Zulu maranhense tem somente a cor e as lutas

em comum com o Rei Zulu africano. De resto, o rei sul-africano, conta a história, era arrogante, autoritário e cruel. Mas nosso Rei Zulu é um cara divertido e generoso. E Zuluzinho confirma o ditado: tal pai, tal filho

Editado por alexandrepmr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parecem ser boas pessoas mesmo.

Eu sempre achei que o Zuluzinho faria sucesso, se conseguisse diminuir seu peso.

Com uns 130 quilos, ele seria bem mais ágil e talvez se desvencilhasse da trombose.

O Rei Zulu é engraçado demais.

Ri muito de uma entrevista que o Fantástico fez com ele.

Editado por Ken-Oh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nessa luta Rei Zulu vc James Adler dei muita rizada kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado alexandrepmr

nessa luta Rei Zulu vc James Adler dei muita rizada kkkkkk

Pô bicho, o cara é lenda. Nasceu em 1947, lutou c o adler com 43 anos. Depois o zuluzinho foi lá e vingou o pai passando o carro em alto estilo...Fora q ele foi pedreira pra ng mais ng menos que o rickson...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até onde eu sei.. o zulu nunca llutou com james alder aqui no poaui ñ, muito menos o zuluzinho. o lutador q o zulu enfrentou e q jogou el das cordas foi weligton dourado esse tem até no youtube. no anos seguinte o zuluzinho vingou o pai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado alexandrepmr

até onde eu sei.. o zulu nunca llutou com james alder aqui no poaui ñ, muito menos o zuluzinho. o lutador q o zulu enfrentou e q jogou el das cordas foi weligton dourado esse tem até no youtube. no anos seguinte o zuluzinho vingou o pai.

Você pode até não saber, mas é fato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até onde eu sei.. o zulu nunca llutou com james alder aqui no poaui ñ, muito menos o zuluzinho. o lutador q o zulu enfrentou e q jogou el das cordas foi weligton dourado esse tem até no youtube. no anos seguinte o zuluzinho vingou o pai.

ZULU X JAMES foi no piauí

ZULUZINHO X JAMES foi no maranhao se nao me engano foi no ginasio do castelinho eu estva lá!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode até não saber, mas é fato... 2

nossa o zuluzinho nessa luta devia ta com a metade do peso q ele tem hoje

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado malkafly

A luta de estréia de Zuluzinho não foi com James Adler.

Zuluzinho estreou em 2000, salvo engano (ou 1999). Essa luta com Mestre James foi só em 2005 (ou 2006).

James já estava com 40 anos de idade, não fez uma preparação adequada pra luta e treinava com seus alunos.

Só pra ter ideia ele chegou a fazer sparring comigo hehehehe...

Editado por malkafly

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar tambem que a luta do Rickson teve regras especiais, onde nao valia soco, somente tapa de mao aberta, o que favoreceu o Gracie ( sem desmerecer a vitoria ).

Os gracies sempre gostaram de inventar regras para as lutas, por isso que sempre achei papo furado esse negocio de lutador que nunca perdeu.Rickson pode ser um monstro no jiu jitsu, mas invencivel duvido muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rickson tem um jiu-jítsu inigualável. Isso é um fato apodítico.

Contudo, a trocação dele sempre foi básica. Foi um dos melhores lutadores do seu tempo, mas não há como compará-lo ao nível atual do esporte.

Sempre torci que o Zulu e Zuluzinho fizessem sucesso e ganhassem dinheiro. Há pouco tempo, li que o Zuluzinho trabalhava de segurança e foi preso por porte ilegal de armas.

Se for verdade, é triste ver que ele não teve a chance de estruturar sua vida financeira no mundo das lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado alexandrepmr

Rickson tem um jiu-jítsu inigualável. Isso é um fato apodítico.

Contudo, a trocação dele sempre foi básica. Foi um dos melhores lutadores do seu tempo, mas não há como compará-lo ao nível atual do esporte.

Sempre torci que o Zulu e Zuluzinho fizessem sucesso e ganhassem dinheiro. Há pouco tempo, li que o Zuluzinho trabalhava de segurança e foi preso por porte ilegal de armas.

Se for verdade, é triste ver que ele não teve a chance de estruturar sua vida financeira no mundo das lutas.

e um monte de pé rapado meia boca enriquecendo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o maior mérito da carreira do Zuluzinho foi ter vencido o James Adler mesmo (sendo que, como foi dito, este já estava com 40 anos e aposentado como lutador, apenas dava aula, como acho que faz até hoje.

Fora isso, teve a oportunidade de lutar contra os melhores do mundo na época (Fedor e Minotauro)- já pode contar história - mas foi derrotado muito facilmente.

Quanto ao pai, acho que tem seus méritos, mas deixou a desejar no aspecto técnico (era mais força e raça) e teve muitas derrotas;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora