Entre para seguir isso  
Alex De Souza

Aos entendidos do forum

Recommended Posts

Faz 1 ano que fiz o curso de arbitragem com o Mansur pela Cbjj e digo.. se não praticar é brabo... tem uns detalhes muito importante nessa parte de queda.. se o cara ta de joelho ou não, de estar com uma perna levantada e um joelho no chão... várias regrinhas chatas, mas claro o curso é muito válido e o negócio é praticar nem que seja na academia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7:50 - O atleta de verde virou de quatro pra não tomar raspagem. Vantagem pro branco devia ter dado aqui.

8:00 - De verde ficou por cima...nada pros dois. De verde ficou de joelho, e se o atleta está assim "queda" não vale. Isso é uma coisa que acabei de perguntar no curso de árbitro. Se você estava pensando que foi raspagem, você não estava em nenhum momento fazendo guarda.

Espero que ajudei, o juiz tava certo. Falou.

Concordo com você Hillary.... a vantagem deveria ter sido dada quando o atleta virou de 4. No segundo movimento nã é nada pois o atleta está com o joelho no chão, além disso a posição não se caracteriza como "ataque" e sim como defesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com você Hillary.... a vantagem deveria ter sido dada quando o atleta virou de 4. No segundo movimento nã é nada pois o atleta está com o joelho no chão, além disso a posição não se caracteriza como "ataque" e sim como defesa.

st_howto_f.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Explica como voce foi "raspado," ele te raspou e ficou em pe ou ele tava fazendo guarda e tu decidiu deitar? Nao to entendendo. <_<

Então, vou tentar explicar aqui.

Meu adversario estava fazendo guarda fechada e eu fiquei em pé, nessa hora, ele abriu e puxou meus calcanhares e levantando o quadril, me tomabando pra trás. Acontece que, não sei pq (deve ser coisa de faixa branca somado ao cansaço hahaha) ele não veio pra cima pra montar, nem ganhar meia guard, entrar na minha guarda nem nada! Ele recuou e ficou em pé, acho que quis descansar. E eu fiquei sentado por uns 2 segundos ainda, achando que ele viria pra cima, mas aí aproveitei e levantei, quando vi que ele não viria. Aí quando levantei o juiz deu uma vantagem pro cara e em sequencia eu já chamei pra guarda.

Ficou mais claro agora? Se tiver alguma coisa confusa ainda, tento explicar melhor.

Então, a raaspagem só vale quando é estabilizada e o juiz tá correto, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, meu querido...sobre as raspagems. Vou tentar explicar o que eu sei.

Raspagem, como você sabe, só vale quando quem tá por baixo está fazendo algum tipo da guarda. Vou explicar todos da guarda fechada pra ser mais facil. Também quero falar que não tenho menor noção de como soletrar "desequilibrar." Até agora só falei e deixei a lingua enrolar pra fingir que sei pronunciar. :P

1) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B e fica por cima, segurando Atleta B com as costas no chão por 3 segundos. 2 pontos.*

1b) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B e fica por cima, segurando Atleta B por menos de 3 segundos e voltando pra guarda. Vantagem.

1c) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B e começa se levantar, tirando as costas do chão mas Atleta B vira por cima de novo. Vantagem.

1d) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B e os dois ficam em pé. É igual 1b e 1c. A atleta de baixo desequibrou mas não segurou uma posição por cima. Vantagem.**

1e) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B que cai de bunda/costas no chão, mas Atleta A não consegue levantar. Nada.

1f) Atleta A (por baixo) desequilbra Atleta B e fica por cima, Atleta B vira de quatro pra não botar as costas no chão. Se a Atleta A virar pra controlar as costas, até menos sem gancho, por 3 segundos. 2 pontos.***

*Se cai na meia guarda direto (isso é mais pra raspagem da meia) com pressão por cima e as costas do B no chão, ganha 2 pontos e uma vantagem.

**Se os dois levantam e Atleta A larga as pegadas, Atleta B é livre pra puxar pra guarda sem tomar pontos.

***Se não consegue virar pra controlar, é vantagem.

Ajudei? <_<

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao Hillary, Depois dessa voce merece o titulo de "professora Hillary", tirando as duvidas da galera!

Abracos,

Alex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7:50 - O atleta de verde virou de quatro pra não tomar passagem. Vantagem pro branco devia ter dado aqui.

8:00 - De verde ficou por cima...nada pros dois. De verde ficou de joelho, e se o atleta está assim "queda" não vale. Isso é uma coisa que acabei de perguntar no curso de árbitro. Se você estava pensando que foi raspagem, você não estava em nenhum momento fazendo guarda.

Espero que ajudei, o juiz tava certo. Falou.

*Editei pq botei "raspagem" no lugar do "passagem."

Também tenho esse pensamento... Pra mim o juiz marcou corretamente.

Eu em um Campeonato defendi uma baiana (pelo menos achei que tinha defendido), fazendo o sprawl, encaixando o triangulo de mão e colocando os joelhos no chão (por opção, para ajustar o triângulo de mão).

O Juiz foi e deu 2 pontos pro cara, pela queda...

Ainda bem que não fez falta, venci por 6 a 2.

Mas eu fiquei sem entender nada qdo olhei pro placar.

Nesse caso, é considerada "queda"?

Eu ACHO que cair com os dois joelhos não é considerado queda não... Mas além disso, se você encaixou o triângulo de mão, aí que não pode marcar mesmo, enquanto estiver com o golpe encaixado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Porra Hillary, o nível do seu português tá começando a me assustar...

Vc tá tá escrevendo melhor do que ns 80% do PVT. Sem exagero.

Valeu parceiro. 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, neu axava q tinha sido ponto da queda, pois, o kra tava com os joelhos no chao, ms parece que mudou de idéia e resolveu ficar de pé. Porem eu vi que o Alex nao ficou em pe em momento algum.

So q interpretando a pontuação como uma raspagem por exemplo, ai q vem a confusao, pq se vc parar pra pensar nessa de tentar a queda o alex acaba indiretamente puxando pra meia-guarda e raspando q seriam 2 pontos!

Taí uma posicao mt duvidosa e mt dificil de se interpretar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conversamos disso agora semana passada, que mandei o video pra eles.

A posição que o Calasans caiu for de chave de joelho reto que virou na defesa do Rodolfo. Se a atleta continuar força na perna vai torcer o joelho lateral. Ele tem 3 segundos.*

1) Se ele virar por cima do joelho de novo, nada acontece com ele.

2) Se ele tirar a perna da posição, nada acontece com ele.

3) Se ele ficar preso por uma atleta segurando (e dá pra ver que tá tentando tirar), o juiz para e manda o outro soltar.

4) Se ele continar na mesma posição, vai ser desclassificado.

*Não tem que ser 3 segundos antes de ser desclassificado no cruzamento do joelho normal:

1) Se o pé pra fora passar a virílha do oponente de accidente ou o oponente empurra lá, o atleta tem que tirar imediatamente.

2) Se o oponete está segurando o pé cruzado (e não usando pra empurrar pro baixo pra passar), o juiz manda ele soltar. Pode tomar punição se for óbvio.

3) Se ele continar na mesma posição, vai ser desclassificado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nesse caso é quem derruba, não quem que toma queda, que importa com os joelhos no chão. O de verde não pode começar derrubar com os joelhos dele no chão.

Entendeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentário de leigo.

1. No primeiro momento o kimono branco que estava na meia-guarda do outro, consegue sair perfeitamente (eu já daria os pontos pra ele, mas não sei as regras como a mestre Hilary) passa a guarda mas não estabiliza, o árbitro para o combate (não sei porque) e o kimono verde já na perna do kimono branco se aproveita do recomeço da luta (bem oportunista) e derruba o kimono branco.

2. No segundo momento o kimono branco tenta um golpe nas pernas do kimono verde, em vão, o kimono verde se defende e passa a guarda meio que segurando o saco do kimono branco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica que me assustou quando eu aprendi:

Falando do chave de pe, reto vale ate pra faixa branca. Segue bem as regras e voce vai ver que faixa branca usa as mesmas regras do que azul juvenile.

Proibido de 16 a 17 anos e adulto faixa branca:

* Bate estaca,

* Leg lock

* Cervical

* Chave de bíceps

* Chave de panturrilha

* Mão de Vaca

* Mata leão no pé

* Kanibasami (tesoura)

* Chave de calcanhar

Mas nao fala sobre chave do pe, que eh barrado para todos menores do que 16.

Entao, ataques na perna que valem:

Branca - chave de pe reto

Azul - chave de pe reto

Roxa - chave de pe reto

Marrom - chave de pe reto, chave de joelho, mata leao no pe (toehold)

Preta - chave de pe reto, chave de joelho, mata leao no pe (toehold)

Editado por Hillary

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma dica que me assustou quando eu aprendi:

Falando do chave de pe, reto vale ate pra faixa branca. Segue bem as regras e voce vai ver que faixa branca usa as mesmas regras do que azul juvenile.

Proibido de 16 a 17 anos e adulto faixa branca:

* Bate estaca,

* Leg lock

* Cervical

* Chave de bíceps

* Chave de panturrilha

* Mão de Vaca

* Mata leão no pé

* Kanibasami (tesoura)

* Chave de calcanhar

Mas nao fala sobre chave do pe, que eh barrado para todos menores do que 16.

Entao, ataques na perna que valem:

Branca - chave de pe reto

Azul - chave de pe reto

Roxa - chave de pe reto

Marrom - chave de pe reto, chave de joelho, mata leao no pe (toehold)

Preta - chave de pe reto, chave de joelho, mata leao no pe (toehold)

Duvida que eu tenho: chave de biceps vale pra marrom? E pra preta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que as mulheres lutam faixa azul/roxa juntos e marrom/preta juntos, as regras são igual pros faixas que lutam juntos. Chave de bíceps e panturrilha vale pro marrom e preta.

Gente, se tiver jeito, faz um curso com álvaro...realmente vale muito a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso