Entre para seguir isso  
Convidado Zizou

Federação Carioca de Luta Livre contra Luciano Andrade

Recommended Posts

Cara... sinceramente não tenho conhecimento disso, mas devia ser bom sim. Cara grande, valente, bixo, ninguém nega isso. Mas acabou ficando marcado pelas duas derrotas para o Rickson.

Infelizmente ele tambem nao se deu bem no UFC, perdendo pro Tank Abbott...UFC 17 se nao me engano, uma pena luta que podia ter vencido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma consideração e uma historia

Consideração: alguem acha realmente crivel o hugo duarte indo dar um treino na carlson, no auge da rivalidade? fala sério...

História: anos 90, RJ, uns magrinhos do JJ do Rio Grande do Sul tinham ido lutar um campeonato na cidade maravilhosa... acabam indo pra uma balada, felizes com as camisetas do campeonato... pinta um gigante da luta livre... o cara chega intimidando geral... falando merda, provocando... os magrinhos meio assustados... de repente sai do banheiro o marcelo grillo - antes dele virar lutador de MMA... o grillo (que tb é gaucho e estava junto com os magrinhos) viu a cena e ficou louco... ele deveria pesar uns 80 kgs e o cara da luta livre uns 100 kg... o grillo simplesmente colou no cara, chegou metendo pressão, intimando ali mesmo - mostrou a disposição que tempos depois faria dele um lutador de MMA... o gigante simplesmente meteu o rabo entre as pernas e saiu pianinho...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, é bom debater em alto nível. Mas então...

Sobre o item c, possivelmente alguém do judô tradicional, mas não do GJJ. Pois como falei, na época, década de 20, nem se falava disso. Os gracies chegavam ainda ao Rio e fariam barulho bem depois. E na verdade, acho que não existiam artes de solo a época, o judô já devia ser só os quedões mesmo, já podado pela Kodokan, e o GJJ engatinhava. Não tinha como ter ocorrido este contato, e o tal cara, só indicou, nem tem informações de que ensinou algo. A época era muito diferente, fica muito difícil supor as coisas.

Acho que você se confundiu em relação as épocas, na década de 20 Hélio era ainda muito novo, 12 ou 15 anos, esses caras do catch já rodavam o mundo, mas sem chances de ser um que enfrentou o Hélio aqui no Brasil. E concordo que se fosse um gringo famoso, não teria esse mistério. Agora essa parte, "E nesse "clube" que ele treinava com os amigos os caras praticavam o que como luta de solo? Provavalmente judô e GJJ, pois isso era o quase todo mundo praticava na época." é como falei anteriormente. Ainda não era fase de que todo mundo praticava essas artes citadas, e lá no "clube", gostei das aspas, rsrs, eles não praticavam nem judô e nem GJJ - este nem existia fora da família ainda, eles praticavam Luta, uma luta agarrada, sem quimono, claro, que denominaram de LLE. No começo, tenho certeza que a grosseria reinava, mas com o tempo as técnicas foram surgindo. Estes caras do "clube" começaram do nada, patriarcas da LLE.

Também aprecio o debate sadio. Peço desculpas por quotar apenas parte do seu post, mas foi apenas para facilitar a compreensão de todos e não poluir a tela com textos muito grandes, então selecionei aquilo que gostaria de comentar.

Quanto ao primeiro paragrafo, eu creio que seja isso mesmo, o Mestre Tatu deve ter sido influenciado pelos introdutores do judo, assim como os Gracie. O Grande Mestre Helio dizia, com uma simplicidade e clareza impares que o "o jiu-jitsu que existia na epoca era o judo" e ele teve de daptar esse estilo ao seu corpo franzino. Por isso eu digo que muito provavelmente a LLE e o GJJ possuem um tronco comum. Quanto ao judo, embora ja um pouco podado, ele passava longe de ser so quedoes, como Kato, Kimura, Ono e outros demonstraram tempos depois. O proprio Maeda era "porradeiro" e ha versoes que afirmam ter este vindo para o Brasil justamente para se desvencilhar desse carater esportivo que o Grande Mestre Jigoro Kano queria dar para as artes agarradas japonesas (ju-jutsu). E eu acho que o Mestre Tatu provavelmente deve ter tido ensinamentos sim, assim como eu nao acredito que o Grande Mestre Helio Gracie aprendeu sozinho, olhando o Grande Mestre Carlos Gracie praticar. Ambos, Tatu e Helio Gracie, podem ter criado duas artes marciais (e essa e minha opniao), mas creio que tiveram suas "aulinhas" sim e a partir do aprendizado e da pratica (foram portanto duas artes empiricas, ou contrario do judo que foi esquematizada pelo Grande Mestre Jigoro Kano) desenvolveram estilos proprios que acabram gerando duas artes marciais.

Em relacao ao segundo paragrafo, eu quis dizer que o Grande Mestre Helio, ao que tudo indica, chegou a enfrentar um representante do catch que esteve no Brasil, acho que o nome do cara era Fred Ebbert ou algo similar, nao que a mesma pessoa teria ensinado o Mestre Tatu. Quanto ao " clube" creio que eles, influenciados pelo "ju-jutsu" japones ou pelo judo japones e provavelmente sem ter acesso a indumentaria, passram a praticar artes agarradas e a partir dai desenvolveram a LLE. E mais plausivel do que os caras terem partido "do nada, de uma luta inata/inerante ao homem" etc. E mais plausivel, inclusive, do que os caras terem sido influenciados por lutas romanas/pancracio ou mesmo catch wrestling.

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também aprecio o debate sadio. Peço desculpas por quotar apenas parte do seu post, mas foi apenas para facilitar a compreensão de todos e não poluir a tela com textos muito grandes, então selecionei aquilo que gostaria de comentar.

Quanto ao primeiro paragrafo, eu creio que seja isso mesmo, o Mestre Tatu deve ter sido influenciado pelos introdutores do judo, assim como os Gracie. O Grande Mestre Helio dizia, com uma simplicidade e clareza impares que o "o jiu-jitsu que existia na epoca era o judo" e ele teve de daptar esse estilo ao seu corpo franzino. Por isso eu digo que muito provavelmente a LLE e o GJJ possuem um tronco comum. Quanto ao judo, embora ja um pouco podado, ele passava longe de ser so quedoes, como Kato, Kimura, Ono e outros demonstraram tempos depois. O proprio Maeda era "porradeiro" e ha versoes que afirmam ter este vindo para o Brasil justamente para se desvencilhar desse carater esportivo que o Grande Mestre Jigoro Kano queria dar para as artes agarradas japonesas (ju-jutsu). E eu acho que o Mestre Tatu provavelmente deve ter tido ensinamentos sim, assim como eu nao acredito que o Grande Mestre Helio Gracie aprendeu sozinho, olhando o Grande Mestre Carlos Gracie praticar. Ambos, Tatu e Helio Gracie, podem ter criado duas artes marciais (e essa e minha opniao), mas creio que tiveram suas "aulinhas" sim e a partir do aprendizado e da pratica (foram portanto duas artes empiricas, ou contrario do judo que foi esquematizada pelo Grande Mestre Jigoro Kano) desenvolveram estilos proprios que acabram gerando duas artes marciais.

Em relacao ao segundo paragrafo, eu quis dizer que o Grande Mestre Helio, ao que tudo indica, chegou a enfrentar um representante do catch que esteve no Brasil, acho que o nome do cara era Fred Ebbert ou algo similar, nao que a mesma pessoa teria ensinado o Mestre Tatu. Quanto ao " clube" creio que eles, influenciados pelo "ju-jutsu" japones ou pelo judo japones e provavelmente sem ter acesso a indumentaria, passram a praticar artes agarradas e a partir dai desenvolveram a LLE. E mais plausivel do que os caras terem partido "do nada, de uma luta inata/inerante ao homem" etc. E mais plausivel, inclusive, do que os caras terem sido influenciados por lutas romanas/pancracio ou mesmo catch wrestling.

Abracos

Sobre quotar apenas partes do post, tranquilo, eu entendi perfeitamente. Mas então, a sua teria sobre o início comum de ambas as artes é muito boa, mas eu ainda penso um pouco diferente. Até pelo rusticidade da LL, bem diferente do JJ que sempre foi uma arte mais suave tecnicamente, digamos assim. Penso que se o contato do Tatu foi com algum judoca, foi um contato muito curto, pois ele desenvolveu sua arte de forma bem distinta, ou seja, talvez tenha absorvido alguns poucos golpes, mas nada da cultura marcial, como os Gracie. Porém eu acredito que muitas coisas foram inatas mesmo, surgiram nos treinos e vendo as muitas lutas que ocorriam na época. Isso é perfeitamente possível, assim como acredito que o mestre Hélio possa ter aprendido a luta - primeiros passos - vendo treinos também. Ué, eu mesmo aprendo muito vendo lutas e instrucionais em vídeo. Resumindo, sua teria tem uma boa base, mas pelo estilos distintos, ainda acredito na vertente Roberto Leitão, de que a coisa foi mais inata mesmo. E a luta livre, até pelo nome, sempre foi mais inspirada em artes ocidentais, na dita luta livre americana e nas lutas olímpicas. Digo isso porque é importante lembrar, a LLE esportiva brasileira é mais um estilo do que uma arte marcial, isso segundo os próprios cabeças da arte, eles assumem a criação de um estilo totalmente próprio, a partir do Mestre Tatu, mas dizem claramente que a luta livre (deve ser a americana, e aqui entendo como o catch wrestlig e o próprio wrestling) já existia no Brasil, se não me engano, desde de 1906. Tanto que no decorrer da história vemos vários lutadores antigos serem sinalizados como atletas da luta livre, como o próprio Fred Ebert, mas esses não eram da escola do Mestre Tatu. Para entender e conhecer mais essa lado, é mais fácil estudar a história do pro-wrestling no Brasil, mas por essas e outras que ainda acredita que a semente da LLE é ocidental.

E essa observação sua sobre os judocas lutadores (Kato, Kimura e Ono) é interessante, o Jigoro Kano já estava "podando" o judô no Japão, tornando mais esportivo, em contra partida, diversos bons judocas excursionavam por aí fazendo lutas reais e shows com o pessoal do Catch - devem ter feito um intercâmbio bom nessa época. Como você bem disse, o próprio Conde Koma era "porradeiro" e fazia lutas de algo parecido com o VT. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma consideração e uma historia

Consideração: alguem acha realmente crivel o hugo duarte indo dar um treino na carlson, no auge da rivalidade? fala sério...

História: anos 90, RJ, uns magrinhos do JJ do Rio Grande do Sul tinham ido lutar um campeonato na cidade maravilhosa... acabam indo pra uma balada, felizes com as camisetas do campeonato... pinta um gigante da luta livre... o cara chega intimidando geral... falando merda, provocando... os magrinhos meio assustados... de repente sai do banheiro o marcelo grillo - antes dele virar lutador de MMA... o grillo (que tb é gaucho e estava junto com os magrinhos) viu a cena e ficou louco... ele deveria pesar uns 80 kgs e o cara da luta livre uns 100 kg... o grillo simplesmente colou no cara, chegou metendo pressão, intimando ali mesmo - mostrou a disposição que tempos depois faria dele um lutador de MMA... o gigante simplesmente meteu o rabo entre as pernas e saiu pianinho...

abs

Essa historia eu confirmo!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A história só lembra dos vencedores......

E o choro,bem o choro é livre..................

Editado por Carlos Jacaré

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A história só lembra dos vencedores......

E o choro,bem o choro é livre..................

Fala como se a LL tivesse perdido todas as lutas que fez contra o JJ, mas... A história aí, para quem quiser pesquisá-la. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala como se a LL tivesse perdido todas as lutas que fez contra o JJ, mas... A história aí, para quem quiser pesquisá-la. Abs

acho que ele não falou só das lutas, fernando. Ele falou da vitória do JJ de uma forma geral, os Gracies levaram o JJ pra America, e agora está difundido no mundo do jeito que está, febre em todas as academias....

Já a LL está aí com sua Confederação usando como arma pra chamar atenção um processo judicial contra o canal Combate pq seu comentarista fala que os lutadores estão utilizando JIU JITSU no solo, e o correto seria Luta livre por ser sem kimono.....

Faça-me o favor, 99% dos lutadores de MMA treinam JIU JITSU sem kimono pra adaptar ao MMA... Só o fato desse cara ter exposto os e-mails com o Luciano Andrade e continuar insistindo nessa imbecilidade mesmo sabendo que não vai dar em nada, é uma derrota em si.

O amigo King JJ já respondeu por mim!!!!

Sem contar os diversos ¨causos¨ contados aqui por pessoas que viveram a época!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amigo King JJ já respondeu por mim!!!!

Sem contar os diversos ¨causos¨ contados aqui por pessoas que viveram a época!!!

Cara, o pessoal da LL também tem diversos causos que não foram contados aqui, mas isso não importa! O importante é falar uma coisa, esse lance de processo contra o canal e tal, é uma coisa que se não em engano não vingou, foi uma discussão na época mesmo e ponto. O tópico aqui rendeu por conta de debates em diversas esferas interessantes, mas essa discussão com o Luciano Andrade já foi.

Agora, dando uma opinião pessoal, sabemos que o jiu-jitsu não é a única arte de grappling, portanto, muitas vezes é realmente estranho ouvir um comentarista, do maior canal especializado no país, comentar como se todos os golpes de solo fossem únicos e exclusivos do jiu-jitsu. Porém, é perfeitamente compreensível, pois o jiu-jitsu é arte mais popular e a base de solo da maioria dos atletas. Seria estranho também se o cara falasse, quando o Toquinho atacar o calcanhar de alguém, que ele está usando uma técnico comum no Sambo, por exemplo, pois a maioria dos telespectadores não sabem que arte é essa. Enfim, segue a vida e todos que vivem do esporte jiu-jitsu ou chegam ao MMA através dele, devem ser eternamente gratos a Carlos, Hélio e todos os seus filhos e netos difusores do esporte pelo mundo. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Luciano Andrade

Cara, o pessoal da LL também tem diversos causos que não foram contados aqui, mas isso não importa! O importante é falar uma coisa, esse lance de processo contra o canal e tal, é uma coisa que se não em engano não vingou, foi uma discussão na época mesmo e ponto. O tópico aqui rendeu por conta de debates em diversas esferas interessantes, mas essa discussão com o Luciano Andrade já foi.

Agora, dando uma opinião pessoal, sabemos que o jiu-jitsu não é a única arte de grappling, portanto, muitas vezes é realmente estranho ouvir um comentarista, do maior canal especializado no país, comentar como se todos os golpes de solo fossem únicos e exclusivos do jiu-jitsu. Porém, é perfeitamente compreensível, pois o jiu-jitsu é arte mais popular e a base de solo da maioria dos atletas. Seria estranho também se o cara falasse, quando o Toquinho atacar o calcanhar de alguém, que ele está usando uma técnico comum no Sambo, por exemplo, pois a maioria dos telespectadores não sabem que arte é essa. Enfim, segue a vida e todos que vivem do esporte jiu-jitsu ou chegam ao MMA através dele, devem ser eternamente gratos a Carlos, Hélio e todos os seus filhos e netos difusores do esporte pelo mundo. Abs

Não tem nada d estranho eu falar tanto d JJ, Fernando, e eu explico o pq: se o cara vem d uma escola d JJ e se diz lutador d JJ, eu falo q o cara é do JJ e q está usando a sua técnica d JJ. Se o cara vem d uma escola d LLE e se diz lutador d LLE, eu falo q o cara é da LLE e q está usando a sua técnica d LLE. Não tenho culpa se 90% dos lutadores q fazem chão treinam JJ e/ou se dizem do JJ. P/ mim, é o correto, o justo e uma forma d respeito aos pps atletas. A "contrario sensu", se meu discurso fosse diferente, eu estaria sendo incorreto, injusto e estaria desrespeitando os pps atletas e suas preferências e escolhas pessoais.

Me referindo ao q vc expressamente escreveu acima, eu não comento "como se todos os golpes de solo fossem únicos e exclusivos do jiu-jitsu". Se vc prestar + atenção nos comentários, vai constatar q faço diversas referências ao judô, como sendo uma "luta-irmã" do JJ e q muitos golpes são exatamente iguais, somente mudando d nome. Faço o mesmo c/ a LLE e, várias vezes, citei a chave d calcanhar como um golpe mais comum no sambô (e, como "a maioria dos telespectadores não sabem que arte é essa", normalmente me dou ao trabalho d explicar do q se trata) e na LLE.

Att.

Editado por Luciano Andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou faixa marrom de LL, treino a quase 10 anos e conto nos dedos os dias em que treinei LL sem a presença de pelo menos 1 preta e 1 marrom de jiu jitsu nos treinos, perdi a conta também das vezes que visitei academia de amigos do Jiu Jitsu para dar treinos sem quimono, já aprendi centenas de posições com esses amigos do Jiu Jitsu.

Para se ter ideia eu gosto de começar meus treinos com aquecimento de 20 armlocks da guarda, 20 triangulos, 20 omoplatas, 20 americanas da guarda, saida de quadril e etc etc.

Fazemos treinos exaustivos de raspagens, de passagens, de tudo que vc pode imaginar.

Quando comecei a treinar Jiu Jitsu numa grande escola, fiz treinos exatamente iguais aos que fazia na academia com a unica diferença sendo o quimono.

Eu não sei a respeito das outras escolas de LL, por que até hoje não treinei chão com nenhum cara de outra escola, apenas competi e na realidade as lutas foram decididas em quedas, mas o que posso dizer pelo que já treinei com diversos amigos de diversas escolas de Jiu jitsu é que o jogo da MINHA ESCOLA é bem parecido, ganhando em alguns aspectos e perdendo em outros.

Isso tudo se deve aos inumeros parceiros graduados no Jiu Jitsu, judô e aos anos de treino de wrestling...se deve a todo esse intercâmbio, tenho muitas histórias para contar..mas treino não se comenta e aqui no fórum seria taxado de mentiroso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Daniel da Federação está falando no Combate agora. Ele disse que o único representante do jiu-jitsu no vale tudo moderno foi o Royce, porque ele usava quimono. Disse que se o cara tirar o quimono ele trai suas origens e não estaria lutando jiu-jitsu!!!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele entregou um diploma de faixa preta honorífico da Federação de Luta Livre Submission para o Marcelo Alonso.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo!

Lyoto Machida, karo parysian e Demian Maia são lutadores de luta livre, assim como qualquer um que não vista quimono durante a luta.

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa que eu fico puto, o cara tem que colocar melhor as coisas, principalmente na TV. Se ele estiver falando de representar a arte, no confronto de estilos, é uma coisa, pois depois dos primeiros UFC's ninguém representava mais a arte mesmo. Agora, falar que os caras traem as origens? Pow, acho que hoje em dia é até proibido lutar de quimono. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso