Recommended Posts

Protetor Bucal

OBS:Abri esse tópico com intuito de falar mas sobre os protetores bucais seus tipos e suas verdadeiras funçoes, qual o proteor ideal para "mim" e etc, se você pratica artes marciais ou faz uso de protetores bucais acho importante ler isso pois você pode estar colocando sua saúde em risco..

Para que serve o protetor Bucal?

Se você pensou primeiramente para protejer a Boca e os dentes!?

O fato de serem colocados na boca faz ser natural que os leigos

em qualquer arte marcial de contato com a boca rosto etc

achem que sua finalidade é a protecao da boca (lábios, dentes e a mucosa).

Na verdade, por muito tempo os boxeadores também tinham essa opinião.

Foi só depois que alguns treinadores mais atentos observaram que um boxeador

que perde com facilidade seu protetor também é um boxeador que é facilmente

nocauteado é que essa opinião mudou.

Mas respondendo a primeira pergunta, atualmente as maiores finalidades

dos protetores bucais modernos são ajudar a evitar lesões cerebrais,

lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical.

Bem atrás em importância, vem a proteção dos dentes, gengivas e lábio

Os dois tipos de protetores bucais: suas vantagens e desvantagens

Em termos de estrutura e do modo de serem colocados na boca, temos dois tipos de protetores bucais:

os convencionais ou tipo gum-shield

os mesmos são colocados apenas em uma das arcadas dentárias: a mais saliente, normalmente a superior.

e os protetores da junta do queixo

são presos pelas duas arcadas, sendo que se deixa uma abertura para respiração

Compare-os na figura:

dica10b.jpg

Também tem importância decisiva a técnica de fabricação do protetor e o tipo de material usado. Contudo, por enquanto, compararemos sua capacidade de proteção de acordo com o tipo de estrutura: convencional ou de junta do queixo. A figura abaixo mostra os aspectos básicos:

Obs:Preste atenção:

1º figura (sem protetor)

2ºfigura (com protetor bucal Simples)

3ºfigura(protetor bucal duplo)

dica10c.jpg

Note que, em relação à situação sem nenhum protetor bucal, o protetor convencional, ao forçar uma separação maior entre a fossa e o queixo inferior, diminui enormemente o impacto no cérebro e a lesão da junta. Por sua vez, o protetor de junta de queixo praticamente anula essas duas lesões, pois que consegue manter a separação entre queixo e fossa durante o impacto do soco.

Que tipo de protetor bucal deve adquirir?

Ao introduzirem e aperfeicoarem os protetores bucais, os pugilistas deram mais uma importante contribuição à prática esportiva em geral. Hoje os protetores bucais são usados nos mais diversos esportes, gerando uma indústria milionária. A competição de mercado fêz com que surgissem empresas fabricando protetores com alta tecnologia e usando equipamento e material sofistificados. Isso tudo fêz com que hoje tenhamos uma enorme quantidade de tipos de protetores.

Em termos mais práticos: não adianta escolhermos um protetor apenas pelo tipo estrutural. É decisivo que levemos em conta a técnica de fabricação e o material usado. Infelizmente, estima-se em mais de 90% os protetores de qualidade tão ruim que seu uso é um perigo.

Esquematizemos os diversos tipos de protetores de boca:

quanto à estrutura:

Protetores convencionais

Protetores de junta de queixo. Como vimos acima, são os melhores. Contudo é essencial que sejam de material macio e de boa qualidade de dissipação do impacto dos socos. Quando o material for duro, pode haver sério risco de cortes nas gengivas.

quanto à técnica de fabricação:

•Pre-moldados (stock mouthguards) e que vem em tamanho único ou em dois tamanhos. Nunca useo-os.

•Tipo ferve-e-morde: feitos em tamanho único e de um plástico deformável pelo calor. A personalização é feita mordendo-o depois de aquecido. O ajuste, contudo, é precário e a espessura do protetor tende a afinar exatamente nas partes onde deveria ficar mais reforçada. Apesar de serem 90% dos protetores vendidos, eles devem ser evitados a todo custo.

•Molde artesanal simples personalizado feito manualmente por dentista. Bem melhor qualidade que os tipos anteriores, mas inferiores aos seguintes.

•Personalizado feito com prensa a vácuo a partir de uma lâmina de plástico

•Personalizado multi-laminado feito com prensa a vácuo de alta pressão. São os melhores, pois que conseguem ficar tão justos nos dentes que precisamos fazer força para tirá-los. Ademais, a multilaminação consegue com que eles fiquem com cerca de 3 milímetros de espessura nos pontos onde é mais crítica a proteção. Faça tudo para ter um deles!

quanto ao material usado:

•borracha e cautchu (praticamente, coisas do passado)

•silicone (fuja deles)

•EVA (etileno acetato de vinila): trata-se de um material plástico com excelente capacidade de dissipar a força dos socos -- em vez de se limitar a transmití-la, como fazem os materiais mais baratos -- e que permite um molde perfeito, desde que usemos calor e uma prensa a vácuo. Trata-se do melhor material atualmente usado em protetores. Insista em ter esse material no seu protetor.

Agradecimentos:

ao Marco Antônio de Oliveira, o "Marcão", por dicas.

à Dra. Marcia Koelsch, cirurgiã dentista, por críticas e revisão

Referências:

Dr. B. D. Jordon: Oral and dental Injuries in Boxing. In: Dr. Barry O. Jordon: Medical Aspects of Boxing. CRC Press, Florida, 1993.

Hildebrandt JR, J. Garner-Nelson: Mouthguard Protection for Boxing. US Olympic Committee, 1990

Dr. Edward Williams: Risk Management for Concussions and Internal Head Injuries in Sports. WIPSS, 2000.

Dr. Edward Williams: Sport's Dentistry. Athlete's Jaw Disorder as it Relates to the Vital Cranial Tried. WIPSS, 1993.

-----------

Não sei se já existe um tópico sobre isso aqui caso exista pesso que deletem o meu, acho que esse é um tópico importante para galera que treina.

tem informações bastante importantes, espero que gostem.

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

forcefield.com.br é onde vi os melhores protetores até agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu atual eu fiz na Force Field como o Jerônimo falou acima é o melhor local para vocês comprarem seus protetores e tem os melhores preços além de fazer personalização do seu jeito e é feito sobre sua medida.

vale o investimento.

o meu de 5 mm de Espessura ( super resistente) SUPER mesmo sente a diferença no impacto nem passa e nem se compara com os (ferve e morde), da para respirar sem problemas da muito conforto e a durabilidade que é o melhor o meu tenho desde dezembro de 2008 uso até hoje está em boas ótimas condições ainda ..

uma outra opção é fazer com seu próprio dentista lembre se de pedir com o material indicado no tópico acima. sai bem mas barato.

o meu primeiro foi feito assim paguei menos que 120 pilas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ia fazer um la por agora, mas to esperando pq devo colocar aparelho dentario nos proximos meses. Gosto de treinos jiu jitsu e submission com protetor pq além dos motivos alegados no tópico, ensina voce a respirar melhor, vc fica com mais gás!

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de respirar melhor no treno de JJ com o protetor, alguém mais concorda?

Outro dia conversamos longamente sobre isso lá na academia... gente a favor, gente contra...

Editado por jiujitsu.lifestyle

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dos que eu ja usei os da Doctor Shock são os melhores!!!!

MUITO BOM O TÓPICO!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem jeito: ou voce respira com calma, usando mais o nariz, ou voce simplesmente nao treina usando protetor. No inicio é foda principalmente quando voce esta dando ou um tomando um blitz, precisa respirar rapido e o protetor atrapalhando... Varias vezes joguei ele longe até acostumar mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha

o q eu ouvi dizer eh q o simples protege mais dano cerebral

agora fikei na duvida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olha

o q eu ouvi dizer eh q o simples protege mais dano cerebral

agora fikei na duvida

1º figura (sem protetor)

2ºfigura (com protetor bucal Simples)

3ºfigura(protetor bucal duplo)

dica10c.jpg

Fala Pacotez!

Isso ae é mito de academia, as imagens ae provam isso.

o simples ele protege bem, mas deixa brechas que podem gerar a lesão cerebral.

Só para ter noção os protetores de HJ usados pelos atletas eles usam os mesmo materiais que são usados na blindagem de carro.

da para ter uma noção de quanto impacto o bixano absorve.

Editado por MMA-vinny

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1º figura (sem protetor)

2ºfigura (com protetor bucal Simples)

3ºfigura(protetor bucal duplo)

dica10c.jpg

Fala Pacotez!

Isso ae é mito de academia, as imagens ae provam isso.

o simples ele protege bem, mas deixa brechas que podem gerar a lesão cerebral.

Só para ter noção os protetores de HJ usados pelos atletas eles usam os mesmo materiais que são usados na blindagem de carro.

da para ter uma noção de quanto impacto o bixano absorve.

blz Vinny

vou passar a acreditar nessas imagens

obs.: n fui sarcastico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém recomenda algum protetor bucal para quem tem aparelho?

Veleus...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém recomenda algum protetor bucal para quem tem aparelho?

Veleus...

certo, e para lutar jiu-jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Protetores daqueles baratos que vendem em qualquer loja de esporte são inúteis?

Treino muay thai muito de leve e não queria investir mais de 100 pratas para trocar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

perfeita a mensagem do tópico de evitar lesões onde nem eu sonhava que poderia acontecer por usar um protetor de forma incorreta ou de qualidade baixa!

Obrigado pela contribuição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso