Entre para seguir isso  
Scolfield

Rickson: "É o tronco de amarrar a onça e a onça de amarrar o tron

Recommended Posts

Dan Severn = 52 anos

Rickson Gracie = 51 anos

Ken Shamrock = 46 anos

Mark Coleman = 45 anos

Bas Rutten = 44 anos

- Rickson não tem problemas documentados de lesões potencialmente finalizadoras de carreira (ex: Shogun, etc) ou repetidas concussões/traumas na cabeça que gerem sequelas (ex: Minotauro, Wanderlei, etc);

- Rickson sempre foi conhecido por se manter em excelente forma física e seguir rigorosamente a "dieta Gracie";

- Não houve problema de idade com relação a luta contra o Sakuraba. O Rickson, ele mesmo, disse que não lutou contra o Sakuraba em função da morte do Rockson;

- De acordo com Hélio Gracie, pai do Rickson, o recorde de 400 lutas contempla finalizações em seminários e lutas com portas fechadas. Em tom humorísticos, Hélio diz que se fosse fazer contagem semelhante, teria mais de 1 milhão de vitórias;

- É fato bastante documentado que o Rickson perdeu em uma competição de Sambo para o Dr. Ron Tripp, dizendo, após o combate, que "não estava ciente das regras", mesmo já tendo competido inúmeras vezes;

- É amplamente divulgado, inclusive no livro da Reila Gracie, que a família, liderada pelo Carlos, sempre possuiu grande senso de Propaganda/Marketing, entendendo que, para transformar o Jiu-Jitsu, em um esporte famoso, seria necessário dar ao mesmo uma aura mitológica de invecibilidade, desta forma, se estabeleceu o modus operanti de desafios dentro das próprias regras, desculpas e domínio total das regras das Federações, sempre clamando seu quinhão, seja financeiro, seja tácito. Com o Rickson, isto não foi diferente.

Rickson Gracie certamente é o praticante mais famoso e, potencialmente, um dos mais técnicos de todos os tempos, porém seus resultados como ATLETA são permeados por uma nuvem de comentários "boca-a-boca", que como todos sabem, sempre geram ruídos.

Seu recorde oficial de MMA é de 11 - 0, contra absolutamente nenhum oponente que, sequer, postulasse, mesmo na época, o primeiro escalão do MMA/Vale-Tudo/Pancrase.

Na minha opinião, os maiores praticantes de Jiu-Jitsu são o Roger Gracie e o Marcelinho Garcia, e os maiores lutadores de MMA são o Fedor Emelianenko - melhor de todos os tempos -, seguido do Anderson Silva e do GSP, sendo que, se Deus quiser, e ele não romper o ligamento cruzado novamente, o Shogun tem potencial para superar todos.

Por fim, comparar o Rickson ao Pelé é um exagero. Atletas como o Pelé, Michael Jordan, Sugar Ray Robinson e Alexander Karelin estão em níveis que provavelmente jamais serão alcançados por mais ninguém na história da humanidade, em seus respectivos esportes.

Amo JJ, mas não sou cego ou fanático.

Otimo post Leo e concordo com 99% do que voce falou. Mas acho que o Funaki foi um adversario de respeito, o unico. Funaki na epoca era mais pesado (quase 10 kg) e tinha um alcance bem maior. Muitos contavam que seria a primeira derrota do Rickson. A unica controversia em relacao a essa luta eh que os "Toe Hold" do Funaki foram proibidos. Nao tenho certeza disso, nao consigo achar links, mas acho que foi divulgado na epoca que houve regras especiais (o que nao era incomum tratando-se de Rickson).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Claro, leigo, na época dele não existia vale tudo oficial "com súmula"...é a mesma coisa de dizer q pelé não é ninguém pq nunca venceu uma libertadores da américa... :lol:

Esse sabe tanto de mma como eu sei de física mecatrônica...

Física mecatrônica?

O cara só posta imagens de pessoas batendo palmas o tempo todo e ainda chama os outros de leigo. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Otimo post Leo e concordo com 99% do que voce falou. Mas acho que o Funaki foi um adversario de respeito, o unico. Funaki na epoca era mais pesado (quase 10 kg) e tinha um alcance bem maior. Muitos contavam que seria a primeira derrota do Rickson. A unica controversia em relacao a essa luta eh que os "Toe Hold" do Funaki foram proibidos. Nao tenho certeza disso, nao consigo achar links, mas acho que foi divulgado na epoca que houve regras especiais (o que nao era incomum tratando-se de Rickson).

Estranho o tópico ter tomado esse rumo e essa proporção hehehehehhe O mestre Lawyer se ver isso aqui tem um infarto hehehehehehehhe

De qualquer sorte creio que a única "regra especial" para a luta era o fato dela não ter limite de tempo, só isso. Todas as chaves eram permitidas.

Abraços

é muita pretensão achar que o Rickson se criaria no MMA contemporaneo com pisão,baiana e aquela movimentação dele.

assitam a luta dele com o Zulu e assitam a luta do Zulu contra o Enson Inoue(que finalizou Randy Couture) e vcs ja podem tirar um paramêtro.

Cara, sinceramente, quando o Enson lutou com o Zulu o negão tinha uns 60 anos, velhaço e com o mesmo treinamento primário dos anos 70/80. sacanagem essa comparação a, na boa.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estranho o tópico ter tomado esse rumo e essa proporção hehehehehhe O mestre Lawyer se ver isso aqui tem um infarto hehehehehehehhe

De qualquer sorte creio que a única "regra especial" para a luta era o fato dela não ter limite de tempo, só isso. Todas as chaves eram permitidas.

...

Oi RVMS, vou tomar a sua palavra como certa que todas as chaves eram permitidas. Lembro de ter lido algo sobre os "Toe Hold" serem proibidos, mas procurei por fontes e nao achei. Sobre o topico, acho que sempre questionarao quem o Rickson foi em MMA quando ele falar sobre MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Frase sensata do mestre: "É o tronco de amarrar a onça e a onça de amarrar o tronco"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Perguntar o que?

Rickson, você se escondeu atrás de bolsas incondizentes com a realidade do MMA?

- Claro meus amigos, na realidade, eu fiz um cálculo financeiro de qual é o valor intrínseco da marca Gracie e do nome Rickson Gracie, e cheguei a conclusão que competir e, eventualmente perder, diminuiria meus fluxos financeiros futuros. Então, preferi me manter na posição que estou e continuar lucrando de forma mais segura.

Rickson, você realmente ganhou 400 lutas?

- Depende. Eu costumo contar quantos alunos eu finalizava em seminários e treinos, fora as lutas de portas fechadas e brigas na praia, tanto Rio, quanto no Havaí. Para mim, isto conta como competição oficial.

Rickson, você perdeu para o Dr. Ron Tripp?

- Sim, mas conforme respondi na sua primeira pergunta, existe uma racionalidade econômica entre meus fluxos de caixa e minha "aura de invencibilidade", por isso preferi dar, na época, algumas desculpas, e nunca mais mencionar o fato.

-x-

Bricandeiras à parte, está claro que existe um ruído enorme quando se fala no nome Rickson Gracie, um ruído criado propositalmente. Pessoalmente, eu acho complicado reconhecer um atleta por seus resultados inexistentes. Talvez, se eu for em um seminário dele, eu possa reconhecé-lo como um bom professor e tal... mas atleta, difícil. O cara não compete...

O Royce competiu, o Royler competiu, por que o Rickson tem mais reconhecimento do que ambos? Eu tenho dificuldade de entender isto. Até o J.J. Machado competiu (JJ e Submission) sem dos dedos e foi vitorioso, e ninguém fala dele... mas do Rickson, é sempre este celeuma.

RESPOSTAS

A - MEDO

B - NÃO

C - SIM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso