Entre para seguir isso  
marionetoo

Filosofar é preciso - Jiu-Jitsu Olímpico, ser ou não ser?

Recommended Posts

Para os amantes da arte-suave!

Após a confirmação do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos olímpicos de 2016, nunca se esteve tão perto de se concretizar o sonho de ver o Jiu-Jitsu como esporte olímpico.

Infelizmente, para o sonho se tornar realidade, as coisas não são tão simples e o trabalho a ser realizado não é nada fácil. Isso porque, o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que, para uma modalidade ser considerada Olímpica, o esporte deve ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes, e por mulheres em 40 países e em três continentes.

Sabe-se que existem muitos esportes na expectativa de inclusão, contudo o mais estruturado e mais bem organizado que será o escolhido. Para exemplificar tal fato, citamos o ocorrido nas Olimpíadas de Seul de 1988, onde tivemos o Tae-Kwon-Do como esporte de exibição, somente passando a ser considerado esporte Olímpico e oficializado no ano 2000, nas Olimpíadas de Sydnei.

Em um curto espaço de tempo, o Brasil conseguiu uma medalha Olímpica na modalidade anteriormente citada, nos jogos de Pequim de 2008, com a atleta Natália Falavigna, demonstrando que o trabalho quando é feito com seriedade torna-se válido e traz resultados favoráveis.

Voltando ao assunto Jiu-Jitsu, muito se ouve que este poderia ao menos tentar entrar como esporte de exibição nas Olimpíadas de 2016, assim como fez o Tae-Kwon-Do. Contudo, vale lembrar que não existe mais a possibilidade de esportes de apresentação em Olimpíadas, tal impedimento ocorreu exatamente a partir das Olimpíadas de Seul.

O Jiu-Jitsu nunca esteve tão perto dessa oportunidade, além de ser um esporte genuinamente verde e amarelo, a modalidade obtém pontos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional. Aquele é amparado por uma federação internacional que realiza campeonatos em todos os continentes, com isso, podemos afirmar que existem praticantes de Jiu-Jitsu em qualquer lugar do mundo. Em relação às regras, o modelo de competição é semelhante ao do Judô.

Além disso, não podemos esquecer da história do Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro, nem de todos os momentos eletrizantes e marcantes realizados nos famosos mundiais de Jiu-Jitsu, começando na década de 90 no ginásio do Tijuca Tênis Clube, momentos de glória que não voltam mais.

Infelizmente nem tudo são flores e da mesma forma que temos pontos positivos, também temos pontos negativos. O primeiro passo é definir qual federação internacional é a mais importante, infelizmente ainda temos muitos caciques e poucos índios, muito eu e pouco nós, muita gente querendo ganhar e fazendo pouco pelo Jiu-Jitsu.

Com isso, as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, a comunidade do Jiu-Jitsu tem que começar uma movimentação muito bem organizada para que esse assunto possa vir a se tornar uma realidade.

http://combatzoneblog.blogspot.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Silver_Surfer

Antes de convidar alguem pra nossa casa, temos primeiro que arruma-lá antes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, até 2016 o Rolles Gracie já deve ter dado a faixa preta (sem quimono) pra praticantes em mais de 100 países. Portanto, se ele não avacalhar de vez com o esporte, temos grandes chances de povoar o mundo de professores faixas pretas... rsrs ... zueira...

Mas falando sério, acho que ainda falta muito pra o jiu jitsu ser um esporte olímpico... falta organização e profisionalismo em vários aspectos.

Parece que o Senador Arthur Virgílio está fazendo um bom estudo e trabalho pra incluir o submission wrestling (grapling - tipo adcc), por constatar que diante desses critérios, seria mais viável do que o jiu-jitsu de quimono...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso