regular john

Membros
  • Content Count

    113
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutra

About regular john

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA: Favor desconsiderar tudo que o membro krugans escreve. Em defesa dele, é difícil entender o que ele tenta comunicar, então pode ser que esteja na verdade querendo dizer algo ao contrário do que se lê. Mas, a princípio, tudo o que ele escreve está equivocado. Acredito que nem seja má intenção, soa mais como ignorância e desinformação. Ele parece estar se apegando a uma significação extremamente restrita da palavra "tradicional" para desenvolver um argumento que não faz sentido. É um mal dos tempos atuais. As palavras já não tem mais significado, a ditadura militar não foi ditadura, a terra é plana, as vacinas espalham doenças, as pautas sociais causam racismo e o muay thai tradicional não é muay thai tradicional.
  2. Humildemente, registro minhas condolências e meu respeito. Que descanse em paz.
  3. Então, se nós aqui no Brasil inventarmos uma variação do beisebol, com diferenças substanciais nas regras e na pontuação, poderemos chamar de "beisebol brasileiro"? E será que os americanos vão levar a sério? "Muay thai brasileiro" ou "muay thai holandês" não é muay thai. É só uma apropriação totalmente canalha do nome de um esporte, que não tem nada a ver com a bagunça e desinformação que impera por aqui. Só imagino os tailandeses ouvindo esse papo. Imagina um pessoal lá da Indonésia praticando um esporte em um campo, com dois times de 11 pessoas, chutando uma bola, só que não vale chutar com a parte externa do pé; não vale matar no peito; e bola na trave vale tanto quanto gol. E os caras chamam isso de "futebol indonésio". E não produzem nenhum jogador relevante, e quando enfrentam times de futebol, perdem feio. Nós brasileiros levaríamos a sério essa invenção? A Chute Boxe revelou grandes lutadores de vale tudo/MMA, conquistou fama no mundo inteiro, é considerada uma academia lendária pelos fãs antigos de MMA; Nunca produziu um lutador sequer razoável de muay thai. Por que raios esta academia poderia ser considerada uma academia de muay thai??
  4. A grande rivalidade do momento. Kulabdam (vermelho) vs. Muangthai (azul). Kulabdam é o vencedor do prêmio de Lutador do Ano (escolha muito controversa); Muangthai é um dos mais consagrados lutadores da atual geração. Eles lutaram a primeira vez no ano passado e o Muangthai venceu fácil. No mês passado, o nocauteador Kulabdam chegou a dar um knockdown, mas cansou no fim e a luta acabou em empate. Esta é a terceira luta, de sexta-feira passada:
  5. Sim, o "pessoal das antigas", no Brasil, não praticava muay thai. Não precisamos "reescrever a história do muay thai no Brasil", a história do muay thai no Brasil não existe. Não quer dizer que os caras eram ruins, mas eles não praticavam muay thai. Não tem nenhum problema nisso, eles não tinham acesso à informação. O problema é hoje em dia alguém querer defender que algo totalmente diferente de muay thai é muay thai, mesmo tendo acesso à todo tipo de informação. Não é necessário ser um "grande entendedor" para saber a definição de um esporte. Pelo contrário, mesmo com um conhecimento puramente superficial, qualquer um pode definir quando está assistindo boxe ou judô ou Fórmula 1 ou handebol ou seja lá o que for, mas quando se trata de muay thai, há quem chame de muay thai algo substancialmente diferente de muay thai.
  6. "Cade um define o que acha que é muay thai"? Como assim?? Por que que só o muay thai é sujeito a este mistério? Cada um pode definir o que é futebol? O que é basquete? O que é boxe? O que é jiu-jitsu?
  7. Depende do que você considera "referência". Referência como treinador: o ideal seria que um treinador tivesse alguma experiência de luta, mas isto não é definitivo. na nossa realidade, no Brasil, alguém teria que começar sendo treinador sem nenhum experiência, pois praticamente não existe muay thai no Brasil. Possivelmente, as próximas levas de treinadores terão conhecimento + experiência de luta; Referência como comunicador/personalidade: no estágio em que estamos, esta figura é até mais importante que o treinador. Eu não conheço detalhes sobre os caras citados, mas acredito que ambos têm conhecimento, contatos e condições de passar informações fundamentais para difundir o muay thai; Portanto, acredito que podem ser considerados referência no muay thai. Um tem conhecimento prático, e o outro é um empreendedor.
  8. Se cada local modificou o muay thai e na verdade pratica algo totalmente diferente, então porque chamar de muay thai? Nenhum outro esporte é tão deturpado quanto o muay thai. Se um grupo de algum lugar inventasse um jogo baseado no futebol, mas mudasse as regras e as formas de pontuação, ninguém aceitaria aquilo como futebol, mas no caso do muay thai, os inventores são considerados tanto muay thai quanto os praticantes originais. E, mais importante, se esses inventores, quando enfrentassem representantes do futebol "original", perdessem 99% das vezes, seriam ridicularizados, mas no caso do muay thai isto é ignorado, muitas vezes mesmo frente a evidências inegáveis. Já "kickboxing" é um termo muito mais abrangente, é um termo "guarda chuva", engloba diversas modalidades diferentes, então não faria sentido dizer que algo "não é kickboxing" por um detalhe ou outro. Já muay thai é algo específico - ou é muay thai, ou não é. E a qual(is) academia(s) você se refere na última frase? Ninguém precisa de legitimidade para definir o que é muay thai, é só analisar se apresenta certas características, ou não. Alguém precisa ter legitimidade para definir o que é futebol? Se você ver alguém praticando um esporte em um campo, 11 contra 11, chutando uma bola, sendo proibido usar a cabeça, e com chute na trave valendo tanto quanto gol, você vai aceitar isto como futebol? Você treina clinche diariamente, no mínimo uma meia hora por dia? Treina pegada de braço e pescoço, troca de esgrimas, quedas no clinche? No seu treino diário, você pratica mais sequência de socos ou chute e joelho? Este treino utiliza pêndulos, longas sequências de 6-7 socos? Dependendo das respostas para estas perguntas, pode-se concluir se o que você treina é muay thai ou não.
  9. As fotos são de um treino, de uma equipe. Pelo que eles falam no vídeo, em geral o pessoal usava calça e camiseta pra lutar. Você demonstrou que uma outra equipe treinava de short, o que foi bem informativo pra mim, mas não desqualifica automaticamente o que eles disseram. Também de acordo com o vídeo, o Edson foi pra Tailândia no final dos anos 1970 e teve relação próxima com alguns treinadores de lá, voltou várias vezes pra lá e manteve este intercâmbio durante décadas. A não ser que ele seja um mentiroso muito cara de pau, ele estava muito avançado em relação ao pessoal do "Boxe tailandês". Eu não tenho como saber, como falei, nem conhecia ele e fiquei chocado com as informações que ele trouxe no vídeo.
  10. Legal você trazer um contraponto, porque eu só tenho a versão dos caras do vídeo e a história deles é muito interessante. Os fatos que você traz, porém, são minúsculos, em relação à discussão como um todo. O ponto deles é que o pessoal do "Boxe tailandês" usava aquela indumentária do kickboxing americano (que é uma piada), e, aprofundando, não tinham a mínima noção do que era muay thai; se vaiaram ou não, ou se vaiaram por outro motivo, me parece um detalhe.
  11. Quem se interessa pelo assunto em questão aqui, assista este vídeo. Para mim, foi chocante. Os dois caras mais "coroas" que participam da discussão são os reais pioneiros do muay thai no Brasil, um deles foi pra Tailândia no final dos anos 1970 e foi sócio fundador da CBMT e, na época da fundação, traduziu as regras do Raja Stadium de Bangkok, para serem usadas pela CBMT, mas, por algum motivo, algum gênio resolveu mudar tudo. https://www.youtube.com/watch?v=OnnEn-GjrVI Eu achava que os primeiros brasileiros a ir pra Tailândia tinham ido nos anos 2000, portanto, estaríamos uns 15-20 anos atrasados. Mas descobri que estamos mais de 40 anos atrasados, e que tivemos a chance de ser um país pioneiro do muay thai no ocidente, mas alguns caras com poder de decisão estragaram tudo. Concluo que nunca mais isso será resolvido, tem muita gente que ainda acha que um tal "grão mestre" é autoridade do muay thai e se recusam a ver as evidências que provam o contrário. Uma pena, somos e continuaremos sendo um zero à esquerda no muay thai, assim como 99.9% dos países ocidentais, com a diferença de que tivemos toda oportunidade de tomar um caminho diferente, lá atrás.
  12. Eu acho uma palhaçada. Se fosse padronizado e todos seguissem a mesma ordem, talvez até tivesse o seu valor, para incentivar os praticantes, mas o que acontece é que cada confederação inventa a sua sequência de cores, cada academia escolhe se adota ou não ou se inventa a sua própria aquarela e muitos "mestres" simplesmente imprimem um certificado caseiro, fazem a sua cordinha e vendem por uma fortuna para os desavisados. Toda vez que eu vi alguém de fora do Brasil comentar sobre isso, os caras quase nem acreditam, nem entendem o porquê de alguém se interessar por isso. Fala muito sobre a educação do povo brasileiro o fato de as pessoas não terem motivação própria para praticar um esporte e só se interessam se tiver uma cordinha colorida pra comprar e postar no facebook que se graduou "nível azul com bolinhas vermelhas de muay thai". Eu não me admiro de os "mestres" se aproveitarem disso para fazer dinheiro vendendo um pedaço de pano colorido; o que me impressiona é que as pessoas se interessam por isso e pagam dinheiro por isso.
  13. De acordo com os rankings que eu linkei acima, feitos por especialistas, os thais dominam completamente o kickboxing. Sobre Dany Bill e Ramon Dekkers já citei várias vezes, eles perderam muito mais que ganharam contra os thais, é só ver as lutas no youtube. Socos pontuam menos no muay thai então são menos usado que chutes e joelhadas. Quando usam normalmente é um soco isolado com toda potência, não fazem muita combinação pois não encaixa contra clinche e cotovelo. O que te parece que requer mais técnica, andar pra frente absorvendo porrada e trocando soco (muay mat) e chutando baixo ou um estilo mais evasivo, tentando evitar os golpes e golpeando no "furo" do adversário?
  14. O Simon Marcus veio do muay thai, talvez seja o melhor do mundo na categoria dele (85kg), mas quando eu falava dos "melhores" do muay thai, jamais me referi a caras como ele. Ele é um nada no mundo do muay thai. Como já referi, o real talento do muay thai está entre 105-135 libras/50-65kg.
  15. O Amendoim é amigo dos caras, talvez seja um pouco suspeito? De qualquer forma, duvido que tenha dito exatamente isto; O Poatan ganhou o título do Glory contra o Simon Marcus (canadense) e defendeu contra o Yousri Belgaroui (tunisiano). Provavelmente nunca lutou nem nunca lutará contra um thai, pois não existe tailandês do tamanho dele; Souwer melhor que Buakaw é uma opinião bem inusitada. Eles lutaram três vezes, Buakaw ganhou uma por nocaute e Souwer ganhou duas em decisões muito polêmicas, ambas com extra round. A última, em 2009, foi uma das maiores roubalheiras da história dos esportes de combate. Até os comentaristas do K1 ficaram impressionados. É só ver no youtube, não tem mistério algum; E os rankings dos principais sites de kickboxing: Sittichai número um peso por peso no Combat Press. Três thais nas três primeiras posições peso por peso - http://combatpress.com/2018/02/combat-press-kickboxing-rankings-february-2018-rte/ Oito thais entre os 20 melhores até 70 kg no ranking do Liverkick (não tem ranking peso por peso neste site) - http://liverkick.com/liverkick-rankings/